Quantcast
Channel: Mademoiselle Loves Books
Viewing all articles
Browse latest Browse all 844

7 lugares que todo amante de livros deve visitar antes de morrer

$
0
0

Uma das coisas que mais me fascina na literatura é a capacidade de viajar através das páginas! Tem coisa mais gostosa que pegar um livro e ser transportado para um lugar, às vezes até mesmo uma época, diferente?! Eu amo viajar e visitar lugares novos, andar por ruas estranhas, sentir cheiros inusitados, ver gente com uma cultura diferente da minha... E eu consigo fazer isso através dos livros, claro, mas fico ainda mais feliz quando faço pessoalmente!

Uma das coisas que amo fazer quando estou em algum lugar diferente é visitar museus, parques, praças, lugares históricos, etc. Eu sempre tento achar lugares bacanas para visitar que combinem com meus gostos, seja um museu de arte, como o MASP em São Paulo, ou um bairro alternativo, como o Camden Town em Londres. E para quem também gosta de viajar, mas não consegue ir para lugar nenhum sem um livro na bagagem, separei alguns destinos que você precisa conhecer antes de morrer! 


Museu da Língua Portuguesa
Vítima de um incêndio devastador em Dezembro de 2015, o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, é um dos mais fascinantes que já visitei. Além da arquitetura exterior belíssima, os recursos de interatividade e tecnologia incríveis do lugar expõem o acervo de forma inovadora e inusitada. A visitação é feita de cima para baixo e o visitante tem contanto com exposições interativas que abordam desde o surgimento da língua portuguesa até as variantes e a riqueza do idioma, que sofreu diversas influências de diferentes culturas e línguas, assim como a origem e significados de palavras. Mostras temporárias também expõe os trabalhos de grandes escritores brasileiros. Guimarães Rosa, Clarice Lispector e Gilberto Freyre já foram homenageados por lá. 


Felizmente, grande parte do acervo do Museu da Língua Portuguesaé em formato digital e não foi perdido no incêndio de 2015. Mas, as chamas destruíram completamente as instalações e, ainda não há previsão para reabertura do lugar. Contudo, as obras já começaram e, durante esse período, o Museu da Língua Portuguesa continuará desenvolvendo suas atividades em outros espaços, fazendo jus à proposta que lhe deu origem: seu acervo é língua viva, falada por todos os povos de lusófanos, nos seus mais variados sotaques e evoluções. Estão sendo planejadas exposições itinerantes pelo interior, fortalecimento da plataforma educativa online e outras ações para o público da capital.


Memorial Minas Gerais Vale
Outros mineiros se manifestem! Claro que eu não podia deixar o nosso estado de fora! Mesmo em uma viagem rápida para Belo Horizonte, vale muito a pena visitar a Praça da Liberdade e seu Circuito Cultural. A praça por si só é muito bonita, e os antigos prédios públicos que a rodeiam foram transformados em espaços interativos que buscam espelhar a diversidade: acervos históricos, artísticos e temáticos; centros culturais interativos; biblioteca e espaços para oficinas, cursos e ateliês abertos; além de planetário, cafeterias, restaurantes e lojas.

A sala Carlos Drummond de Andrade do Memorial Minas Gerais Vale está repleta de manequins confeccionados por Ronaldo Fraga. Nos ternos estão bordados alguns trechos de autoria de Drummond.

Contudo, de todo o Circuito Culturalincrível, quero destacar o Memorial Minas Gerais Vale, que foi a minha visita preferida por lá! Instalado no antigo prédio da Secretaria de Estado da Fazenda, um lugar simplesmente maravilhoso (eu tenho um caso de amor com o hall de entrada e as escadarias divinas),  no Memorial, os elementos que constituem a identidade mineira são apresentados de maneira interativa nos 31 espaços de exposição e convivência, sendo inclusive contados a partir da história do próprio prédio. Além disso, nele encontram-se obras de artistas-símbolos de Minas Gerais, como os sertões de Guimarães Rosa, os temas que inspiraram Drummond, a "não arte" de Lygia Clark e o trabalho de Sebastião Salgado. Vale muito a pena visitar.


Real Gabinete Português de Leitura
Apenas olhe a foto aí em cima. Esse é o Salão do Real Gabinete Português de Leitura, que fica no centro do Rio de Janeiro. Se você não tem vontade de visitar um lugar desses (e de morar eternamente lá), nem deveria estar lendo isso aqui. Sério gente, fiquei chocada quando descobri esse paraíso na Terra enquanto fazia minhas pesquisas para esse post e arrependida de não ter visitado o lugar quando fui para o Rio. Sabiam que, em 2014, a biblioteca foi listada em 4ª posição dentre as 20 mais lindas bibliotecas do mundo segundo a revista Time?


Idealizado por comerciantes portugueses, O Gabinete reúne o mais valioso acervo de autores lusitanos fora de Portugal - são quase 400 mil títulos, além de uma arquitetura incrível.  Entre as obras mais raras da biblioteca podemos citar a edição "prínceps" de " Os Lusíadas", de 1572, que pertenceu à "Companhia de Jesus"; as "Ordenações de Dom Manuel" por Jacob Cromberger, editadas em 1521; os "Capitolos de Cortes e Leys que sobre alguns delles fizeram", editados em 1539; "A verdadeira informaçam das terras do Preste Joam, segundo vio e escreveo ho padre Francisco Alvarez", de 1540. Possui ainda manuscritos autógrafos do "Amor de Perdição", de Camilo Castelo Branco e o "Dicionário da Língua Tupy, de Gonçalves Dias, além de centenas de cartas de escritores. Não preciso de mais argumentos, não é mesmo? Temos que visitar o Real Gabinete Português de Leitura para ontem!


Clementinum, a biblioteca mais bonita do mundo
Olha para as fotos acima. Se o paraíso não for parecido com esse lugar, nem quero ir para lá. Parece cenário de filme antigo, mas é real e fica em Praga. O site Bored Panda elegeu o Clementinum como a biblioteca mais bonita do mundo e, bom, alguém pode discordar? O Clementinum abriga cerca de 20 mil livros e foi por muito tempo considerado como o terceiro maior colégio jesuíta do mundo. O teto é repleto de afrescos do pintor Jan Hiebl. Antigo colégio jesuíta símbolo da reconquista católica, o Clementinum de Praga é um amplo conjunto barroco localizado no coração da Cidade Velha. Ao redor de suas 4 torres encontramos: a biblioteca nacional, duas igrejas e três capelas, salas de exposições e de concertos, uma torre astronômica.


Museu de Sherlock Holmes
O Dr. Watson recebe os visitantes e lhes apresenta a residência. Com exceção do detetive mais famoso da literatura, está tudo lá: o violino, o cachimbo, a poltrona, a lareira, os livros, os tubos de ensaio e todo o universo residencial de um personagem que fez da lógica sua maior arma. É como se, por alguns instantes, a razão se perdesse, e a história ganhasse vida. Seja bem-vindo ao mundo de Sherlock Holmes, em típica casa vitoriana na Baker Street, no icônico endereço (221b), em Londres.



O Museu de Sherlock Holmes se destina especificamente a fãs e leitores das aventuras do detetive. Muitos dos objetos da casa fazem referência a determinadas histórias e o programa é irresistível  tanto para fãs do célebre personagem de Sir Arthur Conan Doyle, como para os amantes de arquitetura/decoração daquela época. Me arrependo de não ter visitado o museu quando estava na cidade...


Galeria do Iluminismo, Museu Britânico
Uma vez em Londres, é um crime não visitar o Museu Britânico. Você com certeza já leu algum livro (ou viu um filme) que tem o lugar como cenário. Sabe a foto do meu perfil aqui do lado, na coluna lateral do blog? Ela foi tirada lá! Mais especificamente na belíssima Galeria do Iluminismo (The Enlightenment Gallery), anteriormente conhecida como Biblioteca do Rei e construída entre 1823 e 1827. 


A Galeria é belíssima e o meu lugar favorito de todo o museu! Ela possui esculturas lindas e antigas, além de muitos outros objetos históricos e um monte de livros. Só a Galeria do Iluminismo já vale a visita ao museu, qualquer amante de livros vai passar horas se deliciando e admirando as estantes cheias de obras antigas e raras! O Museu também abriga uma belíssima Sala de Leitura, que, após reformas, abrigou exposições especiais entre 2007 e 2013. Atualmente, acredito que a sala esteja fechada para visitantes e discute-se seu uso para o futuro.


Mundo Mágico de Harry Potter
Quem também é fã de Harry Potter levanta a mão e deixa um comentário no post! Para quem quer ter uma experiência mágica e interagir com o mundo do Harry Potter, o passeio ideal é pelos parques da Universal em Orlando. As atrações ficam divididas entre o parque Islands of Adventure (que reproduz Hogsmeade) e o parque Universal Studios, onde fica o Beco Diagonal. Você pode ir de um parque a outro pegando um trem que reproduz a ida da estação King’s Cross para Hogwarts. As lojas e restaurantes foram todos projetados como descritos nos livros da saga. Então, você pode ir até a Dedosmel e comprar sapos de chocolate e feijõezinhos de todos os sabores ou ir até o Olivaras e procurar uma varinha mágica.


O visitante pode curtir as atrações como o “Dragon Challenge” que é uma montanha-russa gêmea com alta velocidade e muitas emoções ou até mesmo a montanha russa denominada “Vôo do Hipogrifo”, que representa o animal descrito nos livros do Harry Potter. O Harry Potter and the Forbidden Journeyé o melhor brinquedo de todos! Considerado um dos melhores brinquedos de Orlando e o melhor do Parque Islands of Adventure. Uma réplica do Castelo de Hogwarts abriga uma viagem na qual Harry Potter enfrenta vários perigos e obstáculos. O passeio é feito através de um simulador super real. No caminho da entrada, você visita alguns lugares do castelo do Harry Potter, como a sala de Defesa Contra as Artes das Trevas, o Salão Comunal da Grifinória e o escritório do Professor Dumbledore.


Incrível, não? Só eu que fiquei louca para fazer minhas malas agora mesmo e ir visitar esses lugares? Vocês já visitaram algum desses destinos maravilhosos? Comentem aí embaixo outros lugares bacanas para quem ama livros!

Viewing all articles
Browse latest Browse all 844

Trending Articles