Quantcast
Channel: Mademoiselle Loves Books
Viewing all articles
Browse latest Browse all 844

10 livros e 1 conto inspirados em contos de fadas

$
0
0
Ilustração de Nanda Corrêa

Um dos primeiros contatos que tive com a literatura foi através de livros infantis de contos de fadas, com histórias como a de Cinderela, Rapunzel, Pequena Sereia, e, a minha favorita, Chapeuzinho Vermelho! E, mesmo já bem crescidinha, eu ainda adoro grande parte dessas histórias cheias de magia, ainda mais quando os antigos contos são renovados em adaptações e releituras modernas! E se você também curte ver personagens infantis clássicos de um jeito diferente ou novo, vai adorar esse post, sobre 10 livros e 1 conto inspirados em contos de fadas! Sem delongas, vamos conhecer as obras?

livro enquanto bela dormia releitura inspirado contos de fadas mademoiselle loves books

“Toda grande lenda, no fundo, é uma história de perda de inocência.”  - Leia a resenha completa do livro.

Enquanto Bela Dormia, da Elizabeth Blackwell, é, como o nome bem sugere, uma releitura do conto da Bela Adormecida. Uma obra única e intrigante, o livro consegue, ao mesmo tempo, trazer uma história mais realista, mas que ainda assim possui toques de magia deliciosos. Enquanto Bela Dormia se passa em um reino medieval e é narrado, curiosamente, por Elise, a dama de companhia da triste Rainha Lenore. Após as dificuldades para engravidar, a Rainha dá luz a bela Princesa Rosa, cuja vida logo é ameaçada pela tia do rei, Millicent. Amaldiçoada ainda bebê, a princesa cresce cercada de cuidados exagerados e com um desejo imenso por mais liberdade. 

Mesmo após tantos anos, Millicent ainda busca vingança e um modo de usurpar o trono, o que dará início a um período de tragédias que ameaçam destruir não só a família real, mas como todo o reino. Entretanto, nem tudo aconteceu como dizem as histórias infantis, e será Elise, e não um beijo de um príncipe, que transformará o final trágico dessa história em um final feliz. Uma narrativa sobre o triunfo do amor sobre a ambição e vingança, recheada de intrigas e segredos, luxo e disputadas pelo poder, Enquanto Bela Dormiaé um livro instigante e emocionante, além de bastante surpreendente e que está mais que recomendado.


"Quando o coração está inquieto, a cabeça dificilmente consegue se concentrar."-Leia a resenha completa do livro.

E a história da Bela Adormecida também ganhou uma versão nacional e moderna em Princesa Adormecida. Anna Rosa é uma jovem tímida criada por tios superprotetores. Quando criança, seus tios lhe contavam uma história onde ela era uma princesa perdida de um país europeu, que foi enviada para o Brasil para ficar distante e protegida de uma mulher invejosa que não aceitava o casamento dos pais da princesa. Hoje, aos dezesseis anos, Anna sabe que essa história é só um conto de fadas bobo e, apesar de estudar em um colégio interno, raramente poder sair e nunca ter namorado, a garota é feliz.

Contudo, um dia, incentivada pelas amigas, Anna resolve ser um pouquinho rebelde e sair escondida. Nessa primeira aventura, ela conhece Phil, um garoto super fofo, e pelo qual logo se apaixona. Anna acredita que esse pode ser o começo do conto de fadas da sua vida, mas algo real, não como as histórias que os seus tios contavam. Entretanto, Anna se esquece que todo conto de fadas tem um vilão e descobre que grande parte das história são baseadas em fatos reais. Apesar de ser uma história mais juvenil, Princesa Adormecida proporciona uma leitura bem rápida e gostosa, e que vai agradar os leitores menos exigentes e que gostam de releituras modernas de contos de fadas.

Foto do blog Angelica Martins

“- Traga-me o coração dela – disse com suavidade a rainha antes de fechar rapidamente o medalhão. – Ou você vai trazê-lo para mim, ou eu mesma vou arrancá-lo.” - Leia a resenha completa de Veneno

A Saga Encantadas, de Sarah Pinborough, possui três volumes e traz contos de fadas para adultos. Os livros são sangrentos, sensuais e sarcásticos; não espere finais felizes e personagens apaixonantes. Aqui, os papéis de vilões e heróis se misturam e ninguém é completamente bonzinho ou inocente. Eu já li e me apaixonei pelo primeiro livro, Veneno, que, mesmo sendo fiel a história da Branca de Neve, consegue nos surpreender bastante. A obra consegue mostrar os dois lados, tanto da Branca de Neve, uma princesa rebelde, ousada e mimada, quanto de sua madrasta, a bela e invejosa Lilith, que foi obrigada a se casar para não ser queimada na fogueira por ser uma bruxa. Diferente do primeiro livro da lista, Venenoé recheado de elementos fantásticos que deixam a história ainda mais envolvente e impactante. O segundo e o terceiro livro trazem releituras, respectivamente, das histórias de Cinderela e Bela Adormecida. 

Foto do blog Across the Dream

“- Saiba – gritou – que pelo mais belo sangue isso foi feito e somente pelo mais belo sangue pode ser desfeito.” - Leia a resenha completa do livro

Ainda falando de obras inspiradas na garota envenenada pela maça, Branca de Neve e O Caçadoré uma adaptação de um filme de mesmo nome (que até ganhou uma sequência esse ano). A obra é fiel a original, mas tenta apresentar uma trama mais completa e complexa. Nessa versão, Branca de Neve é prisioneira da madrasta há mais de dez anos e consegue fugir no mesmo dia em que a Rainha decide matá-la. Em uma fuga perigosa pela Floresta Sombria, Branca de Neve acaba recebendo auxílio do homem que deveria arrancar seu coração.

Com o Caçador, Branca de Neve tenta escapar do irmão da Rainha e seu exército, mas, em vez de esperar que um príncipe venha salvá-la, a princesa acaba se tornando uma guerreira. Por ser um livro derivado de um filme, Branca de Neve e O Caçador é uma obra curtinha e um pouco rasa, mas que ainda assim vale a pena ser lida. É interessante comparar as diferenças entre a história original e essa, assim como ver a mocinha da história lutando pela sua liberdade.

Foto do blog Prefácio

“Não seria fácil encontrá-la. Nunca era fácil achar alguém que não queria ser encontrado, e ela deixara mais do que claro que queria manter a identidade em segredo. As pistas que Benedict tinha eram, na melhor das hipóteses, insignificantes. Alguns comentários aleatórios sobre a coluna de Lady Whistledown e... Ele olhou para a luva que ainda segurava na mão direita.” -Leia a resenha completa do livro.

Um Perfeito Cavalheiroé o terceiro livro da maravilhosa série de romances de época Família Bridgerton. Contudo, diferente dos outros volumes, Um Perfeito Cavalheiroé uma releitura do famoso conto da Cinderela. Nessa versão, Sophie Beckett é filha ilegítima de um conde que, mesmo não sendo carinhoso com ela, sempre atendeu suas necessidades. Contudo, com a morte do pai, Sophie sofre nas mãos da madrasta e de suas meias-irmãs e se torna empregada delas. Um dia, os empregados da casa resolvem bancar as fadas madrinhas e ajudam a garota a realizar seu sonho de ir a um baile de máscaras. Assim que chega no baile, Sophie chama atenção de Benedict Bridgerton e os dois se apaixonam imediatamente.

Contudo, à meia-noite, Sophie vai embora de repente, deixando para trás apenas uma luva, umas das pistas que Benedict usa para procurá-la durante os meses seguintes. O caminho dos dois se cruza novamente e Benedict salva Sophie de seu novo patrão horrível, já que a madrasta a expulsara de casa. Mesmo sem reconhecer Sophie como a mulher do baile pelo qual ele se apaixonara, Benedict se sente extremamente atraído pela moça, assim como ela por ele. Mas será que essa história terá um final feliz? Apesar de ser uma releitura, Um Perfeito Cavalheiro consegue ser bastante surpreendente, além de muito divertido. A obra vale a pena ser lida!

Esse livro, na verdade, não é inspirado em contos de fadas e sim uma coletânea de 12 contos da cultura celta, versões um pouco diferentes, mas ainda assim bem interessantes, da maioria das histórias que já conhecemos. Os meus contos favoritos foram "Justa, Morena e Trêmula", a versão celta de Cinderela e, "Árvore de ouro e Árvore de Prata", a versão de Branca de Neve. O mais bacana de Princesas e Damas Encantadasé comparar a versão celta das histórias com as versões que conhecemos e perceber, na maioria das vezes, que a versão celta é bem melhor! As heroínas celtas são mais corajosas e independentes, enfrentam seus próprios inimigos, que, por sinal, são bem mais cruéis e impiedosos que nas versões mais modernas! O livro e curtinho e rápido de ler, além de bem intrigante - leia a resenha completa da obra aqui.


"A hora do dia não deveria importar, pois é a dose que faz o veneno, mas isso também é tradição." - Leia a resenha completa do livro.

O que eu mais amo em releituras e obras inspiradas em contos de fadas é que elas proporcionam uma nova visão de uma história e personagens conhecidos. Assim, não são só as princesas que ganham versões modernas e audaciosas, mas também os nossos vilões mais queridos. A Editora Galera Record lançou, em 2013, um projeto que reuniu escritoras internacionais e nacionais em uma única obra de contos, O Livro das Princesas. E o sucesso foi tanto que, no ano seguinte, eles juntaram mais escritores e fizeram O Livro dos Vilões, que eu li e amei! Dos quatro contos, dois são baseados na história da Bela Adormecida, um na da Branca de Neve e outro no da Chapeuzinho Vermelho, que foi justamente o meu conto favorito da obra! Todas as histórias são incríveis, cativantes e criativas e trazem o ponto de vista dos vilões, que mostram todas as suas artimanhas e maldade sem perder a elegância e o charme.


“Então essa é a minha história, eu sei que Cinderela contaria de forma diferente. Ela sempre foi uma rainha do drama que gosta de ser a heroína em seus próprios contos. Mas tudo o que falei foi verdade, acredite no que você quiser." - Leia a resenha completa do conto.

Um conto curtinho, para ser lido de uma vez só, Cinderella is Evil traz uma história rápida e intrigante, narrada pela meia-irmã da Cinderela. A protagonista, Anna, sofre nas mãos da mãe, que a pressiona para encontrar logo um marido, e morre de inveja das irmãs, especialmente de Cinderela, que, além de muito bonita, não é pressionada a se casar. Para Anna, Cinderela é apenas uma rainha do drama que cismou que é maltratada e odiada pelas outras mulheres. Assim, com a chegada de um grande baile real, a vida de Cinderela promete mudar de vez, mas ela não será a única a encontrar um final feliz. A história de Cinderella is Evil não é muito profunda e traz vários clichês, mas é cativante e interessante por mostrar um outro lado de um famoso conto.


“- Um espelho quebrado corta mais do que a pele. Ele corta sua identidade.” - Leia a resenha completa do livro.

A história de Alice no País das Maravilhas se tornou tão conhecida e amada como qualquer outra dos clássicos contos de fadas e serviu de inspiração para muitas outras obras que merecem estar nessa lista. A Trilogia Splintered, cujo terceiro volume foi lançado recentemente e pelo qual estou louca para ler, traz obras intensas e viciantes, que nos levam a uma viagem insana e deliciosa pelo País das Maravilhas. No primeiro livro da saga, O Lado Mais Sombrio, conhecemos Alyssa Gardner, uma jovem descendente da garota que inspirou as histórias de Carroll e que está acostumada não só com as piadinhas quanto a sua origem, mas também com os delírios e a loucura que, aparentemente, vem junto dos genes da família.

Com a mãe em um hospício, Alyssa faz de tudo para esconder o fato de que também escuta vozes e se convenceu de que elas não passam de alucinação. Contudo, quando presencia uma tentativa de assassinato, onde sua mãe quase foi morta pelo próprio cabelo, que parecia encantado, Alyssa começa a encarar a verdade. Para salvar a sua mãe e a si mesma, a garota acaba entrando na Toca do Coelho em um caminho sem volta para o País das Maravilhas. Contudo, Alyssa leva junto, sem querer, um amigo de infância pelo qual ela é apaixonada, o que causará ainda mais confusões, especialmente com Morfeu, o encantador e enigmático habitante do País das Maravilhas que pode tanto ser aliado quanto inimigo da garota. O Lado Mais Sombrio, assim como a continuação Atrás do Espelho, são obras incríveis e que recomendo para todos!


'' - Não posso culpá-la por acreditar no que acredita. Você cresceu ouvindo só um lado da história e, a julgar pela minha antiga vida, sei exatamente o poder que uma propaganda tem.''- Leia a resenha completa do livro.

Inspirada também no clássico de Carroll, Alice no País das Armadilhas não é exatamente uma releitura, apesar de trazer muitos elementos da história original. Nessa distopia, que é o primeiro livro de um série de sete volumes, Alice é uma jovem que vive nos arredores da antiga Nova Déli, agora uma área devastada e infestada por Mordedores, zumbis irracionais e sedentos por carne humana. Uma combatente ágil e assassina de excelência, Alice, um dia, persegue um Mordedor que usava orelhas de coelhos e o segue por um buraco no chão para descobrir um suposto esconderijo dos zumbis. 

Debaixo da terra, ela encontra muito mais do que o porto seguro dos Mordedores, mas também a Rainha deles. Metade zumbi, metade humana, a Rainha conta para Alice como o mundo acabou sofrendo um apocalipse zumbi e revela que é a garota, Alice, a única que pode salvá-los. Ao perceber que os zumbis não são totalmente monstros mortos-vivos e que ela pode ajudar a criar uma nova realidade onde Mordedores e Humanos vivem em paz, Alice precisa decidir se abandonará suas velhas crenças e aceitará o papel de salvadora que querem lhe dar. Um livro intenso, cativante e crítico, é incrível ver como Alice no País das Armadilhas se aproveitou de elementos da obra de Carroll para criar uma trama nova e única. O livro está mais que recomendado.


“Pensei no que esse lugar faz com as pessoas. Com tornado ou sem tornado, eu não era Dorothy, e uma tempestadezinha estúpida não ia mudar coisa alguma para mim.” - Leia a resenha completa do livro.

A mágica Terra de Ozé tão famosa quanto qualquer um dos mundos dos contos de fadas e também gerou seu número de releituras. Contudo, esse livro traz uma nova história, que se passa bem depois da primeira vez Dorothy pisou em Oz. Amy Gumm é uma jovem pária, sem amigos e que odeia o lugar onde mora. Frustrada, tudo o que a garota queria era fugir da sua vida miserável e, magicamente, seu desejo acaba sendo realizado, mas não do modo como ela esperava. Um tornado acaba levando Amy para Oz, lugar que está bem diferente das histórias.

Governado pela Princesa Dorothy, uma monarca cruel e mimada, Oz se tornou uma terra devastada e distorcida. Os bons ficaram maus e os maus... bem, talvez tenham ficado piores ainda, ou bons, é impossível saber. Amy precisa descobrir em quem confiar, por lhe foi dado a missão de tornar Oz um lugar bom novamente e, para isso, ela precisa matar Dorothy. Eu li Dorothy Must Die em inglês, algum tempo atrás, e por isso estou muito feliz que a obra finalmente chegou ao Brasil como o nome de Dorothy Tem Que Morrer. O livro é muito cativante, além de bastante inusitado e surpreendente. A obra é genial e traz uma versão perversa do mundo e dos personagens de Oz em uma história deliciosa. Mil vezes recomendado, claro!


Bom amores, e esse foi o post de hoje, com 10 livros e 1 conto inspirados em contos de fadas! Vocês gostaram? Já leram alguma das obras citadas? Conhecem outros livros inspirados nos famosos contos da carochinha? Não deixem de comentar aí embaixo!

Viewing all articles
Browse latest Browse all 844