Quantcast
Channel: Mademoiselle Loves Books
Viewing all articles
Browse latest Browse all 844

7 manias literárias que tenho

$
0
0

Todo mundo tem suas manias, isso é fato. Às vezes apenas aprendemos a fazer algo de um jeito e nos acostumamos a fazer sempre igual, ou então passamos a nos comportar de determinada maneira por motivos aleatórios ou específicos. E amantes de livros não são diferentes. Todos os leitores têm suas manias, rituais e esquisitices quanto se trata de livros. A maioria de nós têm o hábito de cheirar livros e de andar por uma livraria apontando as obras que já leu, por exemplo, como falei naquele post super divertido sobre os 12 sintomas para diagnosticar um amante de livros

Como também comentei aqui no blog, existem diferentes tipos de leitores, e, logo, diferentes tipos de manias "literárias". Alguns amantes de livros são mais melindrosos e levam seus rituais muito a sério - nada de pegar nos livros dele sem permissão ou com as mãos sujas, eles adoram proteger suas obras com capas e nunca conseguem parar no meio de um capítulo. Outros são mais tranquilos, mas não suportam gente que dobra as pontas das páginas e gostam de ter a série completinha na estante antes de começar a lê-la.

Apesar de todo leitor sempre ter muito em comum com os outros, cada pessoa é diferente e acaba desenvolvendo seus próprios costumes, sejam eles super comuns ou super estranhos. E hoje vim falar justamente sobre 7 manias literárias que euzinha tenho! Será que vocês vão se identificar também? É só lendo o post para saber:

1- Ler o verso e as orelhas antes de começar o livro

Quando vou começar um livro, a primeira coisa que faço, depois de observar todos os detalhes da capa e cheirar as páginas, claro, é ler o verso, onde a sinopse está, na maioria das edições, e as orelhas do exemplar. Eu simplesmente não consigo mergulhar na história sem fazer isso. Normalmente, o verso e as orelhas vêm com informações sobre a trama, o livro e o autor e eu gosto de saber tudo isso logo de cara. Não sei a origem dessa mania, mas cumpri-la me deixa mais animada e relaxada para começar o livro propriamente dito.

2- Ler os agradecimentos do início ao fim

Se eu não consigo deixar de ler o verso e as orelhas do livro, quem dirá os agradecimentos. Eu sei que muita gente ignora essa parte e com razão, afinal, não conhecemos o autor, quem dirá as pessoas a quem ele agradece. Contudo, mesmo não mudando nada na minha vida, eu amor ler os agradecimentos dos livros, independente se ele tem uma linha ou uma página. Como eu gosto de escrever também e sonho em, um dia, publicar um livro, eu acho incrível saber como é o processo de escrita dos escritores e, normalmente, nos agradecimentos, eles acabam falando um pouco sobre, por exemplo, como tal pessoa ajudou a resolver tal problema ou dúvida durante a construção da história. Para mim, os agradecimentos são partes essenciais da leitura de um livro, eles tornam a experiência mais completa.

3- Anotar a origem do livro e a data

Desde que criei o blog, o número de livros que eu tenho cresceu de forma assustadora. Hoje em dia, entre livros que ganhei de editoras e autores, obras que ganhei em sorteios ou de outras pessoas, juntamente com os livros que eu comprei, tenho mais de 480 exemplares. Entretanto, quando eu estava ali entre os 150 e 200 livros, percebi que não me lembrava mais de onde tinha vindo tal livro e há quanto tempo eu o tinha, por isso passei a anotar essas coisas. Assim que um livro novo cai nas minhas mãos, pego um lápis ou uma caneta e escrevo, normalmente na última página, a origem do livro (cortesia da editora/autor, comprinhas, presente de tal pessoa) e data. É uma mania muito útil.


4- Alisar as lombadas dos livros na estante

Eu não consigo me manter distante de uma estante! Eu adoro sentir o cheiro dos livros, o material das edições, a textura das folhas... Sempre que estou perto de estante, preciso tocar as obras (apenas se a minha mão estiver limpa, claro), alisar as lombadas e até mesmo pegar um e cheirar as páginas. É uma mania estranha, talvez, mas nada melhora o meu humor instantaneamente do que estar perto de livros e poder tocá-los. 

5- Usar sempre os mesmos marcadores

Essa é uma mania que pode irritar algumas pessoas (minha mãe mesmo não suporta). Eu coleciono marcadores, então os mais bonitos e legais ficam bem guardadinhos. Mas, como detesto dobrar as páginas para marcar a minha leitura, eu acabo usando o que encontro por perto, seja um pedaço de papel qualquer ou um marcador velho. Os marcadores que eu realmente uso são os mais sem graça possíveis, já que os bacanas ficam guardados com o resto da coleção. Assim, eu acabo usando sempre os mesmos marcadores, até que eu os perca ou que eles estraguem por completo. Sim, eu acho horrível quando vejo os marcadores amassados e desgastados que eu uso dentro de um livro, mas antes usar esses do que os meus de coleção!

6- Ficar imaginando cenas e finais alternativos

Eu sou uma pessoa naturalmente criativa e os livros, claro, contribuem ainda mais para a minha capacidade de imaginação! Entretanto, algumas obras conseguem me cativar tanto que deixam a minha imaginação a mil. Mesmo quando não estou lendo o livro, fico pensando nos personagens e imaginando o desenrolar da história, pensando em cenas que eu gostaria que acontecessem e como eu queria que elas acontecessem, quais seriam as falas dos protagonistas e coisas assim. Tenho a mesma mania quando o final do livro não é exatamente o que eu queria ou esperava, passo horas, mesmo depois de terminar a obra, imaginando um desfecho diferente. Bom, pode ser uma mania meio esquisitinha, mas vocês concordam que ela é ótima para desenvolver a imaginação, não? ;D

7- Esconder o rosto atrás do livro quando não quero que me interrompam

Essa aposto que vocês também têm! Pode ser uma mania mal-educada, mas é uma bem útil! Quando estou lendo em algum lugar público e não quero conversar com as pessoas, ou quando não quero ser interrompida, coloco o livro na frente do rosto e não há nada que me faça tirá-lo do lugar. Sim, é muito feio fazer algo assim, entretanto, a tática funciona, porque fica extremamente óbvio, até para a pessoa mais despercebida do universo, que você está lendo e não quer companhia. 


Bom queridos, e esse foi o post de hoje! Espero que tenham gostado, pois eu até que me diverti lembrando de todas as minhas manias literárias! O que acharam? Vocês também têm alguma dessas manias? E quais são os seus rituais, costumes e esquisitices de leitura? Não deixem de comentar!

Viewing all articles
Browse latest Browse all 844