Estamos na metade de 2016, o que já nos deixa animados pelo fim do ano e nostálgicos pelos meses que já passaram. No início desse ano, como sempre, fiz a meta de ler 100 livros em 2016. E até que estou indo bem, já devorei 52 obras até o momento, metade da meta já foi na metade do ano. Contudo, outro plano que tinha feito era ler mais clássicos e gêneros variados, assim como continuações de séries que eu gosto e os livros que comprei na última Bienal de SP e, bom, não consegui cumprir essas tanto quanto gostaria.
Mas, prefiro não desanimar, porque ainda temos seis meses de 2016 pela frente e muito tempo para cumprir as leituras. Entretanto, dessa vez, quero ser mais específica e para cumprir algumas das metas acima, estabeleci 7 livros que eu preciso ler antes de me despedir de 2016! São obras de gêneros e autores variados, mas leituras que, tenho certeza, marcarão o meu ano! Também são livros que eu já tenho na minha estante, em sua maioria, assim, não ter um exemplar da obra não será desculpa para não lê-la! Sem mais delongas, vamos conhecer os livros escolhidos?
1 - O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares
Aposto que muitos de vocês também estão loucos para ler esse, ou já leram! O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares, primeiro livro de uma trilogia de mesmo nome, de Ransom Riggs, fez um sucesso tamanho que sua adaptação para o cinema estreia ainda esse ano (pelo menos no exterior, boatos que só chega em terras brasileiras em 2017)! Confesso que minha vontade de ler o livro veio por causa do filme, mas, já li as primeiras páginas da obra e fiquei bastante intrigada. A história parece ser incrível e muito cativante, uma mistura interessante de suspense com fantasia. Com certeza O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares merece ser lido e quero terminá-lo logo nos próximos dias, pois o filme vai ser bem melhor, para mim, se eu já conhecer a obra!
Sinopse da obra: Eleito uma das 100 obras mais importantes da literatura jovem de todos os tempos. Tudo está à espera para ser descoberto em "O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares", um romance que tenta misturar ficção e fotografia. A história começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo - por mais impossível que possa parecer - ainda podem estar vivas.
2 e 3 - Fragmentada e Despedaçada
4 - Dama da Meia-Noite
- Princesa Mecânica - Série As Peças Infernais - Vol. 3
- O Códex dos Caçadores de Sombras - Cassandra Clare & Joshua Lewis
- As Crônicas de Bane - Cassandra Clare, Maureen Johnson e Sarah Rees Brennan
- Cidade dos Ossos - Os Instrumentos Mortais - Vol. 1
- Cidade das Cinzas - Os Instrumentos Mortais - Vol. 2
- Cidade de Vidro - Os Instrumentos Mortais - Vol. 3
No início de 2014, eu li e amei a distopia Reiniciados, primeiro volume da Trilogia Reiniciados da Teri Terry. Uma leitura única, surpreendente e emocionante, o livro me deixou louca pela continuação. Reiniciados consegue trazer todas as características de uma distopia - o governo opressor e uma revolução rebelde em desenvolvimento -, ao mesmo tempo em que nos apresenta a história de uma garota cercada de muitos mistérios e desafios. Eu gostei tanto do livro que comprei os dois volumes seguintes, Fragmentada e Despedaçada mais tarde naquele ano, na Bienal de São Paulo. Mas, vocês sabem como é, boa como sou em procrastinar, aqui estou, dois anos depois, sem pegar nos livros. Contudo, quero muito lê-los ainda essa ano, afinal já tenho a Trilogia completa e sei que vou gostar bastante do desfecho da saga.
Sinopse da série: As lembranças de Kyla foram apagadas, sua personalidade foi varrida e suas memórias estão perdidas para sempre. Ela foi reiniciada. Kyla pode ter sido uma criminosa e está ganhando uma segunda chance, só que agora ela terá que obedecer as regras. Mas ecos do passado sussurram em sua mente. Alguém está mentindo para ela, e nada é o que parece ser. Em quem Kyla poderá confiar em sua busca pela verdade?
Um dos lançamentos mais aguardados do ano, o primeiro volume da nova série, Os Artifícios das Trevas, da Cassandra Clare, fez a felicidade dos fãs. Mesmo sem ter terminado Os Instrumentos Mortais, e sem qualquer pretensão de o fazer, para ser sincera (não suporto mais o mimimi da Clary e do Jace), estou curiosa para ler a nova obra. Afinal, Dama da Meia-Noite traz uma nova história, em um novo local e mais ou menos novos personagens (já que, pelo menos os protagonistas, se não me engano, aparecem em Instrumentos Mortais). Além da capa linda, o livro parece trazer uma boa história, a qual estou ansiosa para ler, afinal, a autora está bem mais madura como escritora agora, como já demonstrou na Trilogia As Peças Infernais. Eu espero que a Cassandra tenha moderado nos mimimis adolescentes em Os Artifícios das Trevas, mas só lendo para saber, não é mesmo? Por isso quero devorar esse livro antes do fim de 2016!
Sinopse da obra: Em um mundo secreto onde guerreiros meio-anjo juraram lutar contra demônios, parabatai é uma palavra sagrada. O parabatai é o seu parceiro na batalha. O parabatai é seu melhor amigo. Parabatai pode ser tudo para o outro, mas eles nunca podem se apaixonar. Emma Carstairs é uma Caçadora de Sombras, uma em uma longa linhagem de Caçadores de Sombras encarregados de protegerem o mundo de demônios. Com seu parabatai, Julian Blackthorn, ela patrulha as ruas de uma Los Angeles escondida onde os vampiros fazem festa na Sunset Strip, e fadas estão à beira de uma guerra aberta com os Caçadores de Sombras. Quando corpos de seres humanos e fadas começam a aparecer mortos da mesma forma que os pais de Emma foram assassinados anos atrás, uma aliança é formada. Esta é a chance de Emma de vingança e a possibilidade de Julian ter de volta seu meio-irmão fada, Mark, que foi sequestrado há cinco anos. Tudo que Emma, Mark e Julian tem a fazer é resolver os assassinatos dentro de duas semanas antes que o assassino coloque eles na mira.
Leia as resenhas de outros livros da autora:
- Príncipe Mecânico - Série As Peças Infernais - Vol. 2- Princesa Mecânica - Série As Peças Infernais - Vol. 3
- O Códex dos Caçadores de Sombras - Cassandra Clare & Joshua Lewis
- As Crônicas de Bane - Cassandra Clare, Maureen Johnson e Sarah Rees Brennan
- Cidade dos Ossos - Os Instrumentos Mortais - Vol. 1
- Cidade das Cinzas - Os Instrumentos Mortais - Vol. 2
- Cidade de Vidro - Os Instrumentos Mortais - Vol. 3
- Cidade dos Anjos Caídos - Os Instrumentos Mortais - Vol. 4
5 - Qualquer Outro Lugar
Foto maravilhosa do Sai da Minha Lente
5 - Qualquer Outro Lugar
Infelizmente, eu ainda não tenho o livro na estante, mas já comprei e estou esperando chegar! Como comentei no post sobre 10 livros e 1 conto inspirados em contos de fadas, eu adoro releituras de obras famosas. E eu amo a Trilogia Splintered, de A. G. Howard, que não é exatamente uma releitura de Alice no País das Maravilhas, mas faz muitas referências ao clássico, já que a protagonista é neta da Alice. Os dois primeiros livros da trilogia são incríveis, emocionante e viciantes. A trama da saga é extremamente rica, recheada de romance, provocações, seres e lugares lindos, mas também sombrios. E estou louca, obviamente, para ler o terceiro e último volume: Qualquer Outro Lugar, que promete ser tão fascinante quanto os anteriores.
Sinopse da Trilogia: Alyssa Gardner ouve os pensamentos das plantas e animais. Por enquanto, ela consegue esconder as alucinações, mas já conhece o seu destino: terminará num sanatório como sua mãe. A insanidade faz parte da família desde que a sua tataravó, Alice Liddell, falava a Lewis Carroll sobre os seus estranhos sonhos, inspirando-o a escrever o clássico Alice no País das Maravilhas. Mas talvez ela não seja louca. E talvez as histórias de Carroll não sejam tão fantasiosas quanto possam parecer. Para quebrar a maldição da loucura na família, Alyssa precisa entrar na toca do coelho e consertar alguns erros cometidos no País das Maravilhas, um lugar repleto de seres estranhos com intenções não reveladas. Alyssa leva consigo o seu amigo da vida real – o superprotetor Jeb –, mas, assim que a jornada começa, ela se vê dividida entre a sensatez deste e a magia perigosa e encantadora de Morfeu, o seu guia no País das Maravilhas. Ninguém é o que parece no País das Maravilhas. Nem mesmo Alyssa...
6 - Razão e Sensibilidade
Apesar de só ter lido uma obra dela até hoje, eu gosto e admiro Jane Austen profundamente. Por isso, depois de reler e me apaixonar novamente por Orgulho e Preconceito, estou determinada a conhecer mais de suas obras (o que também ajuda na minha meta de ler mais clássicos ;D). E a minha próxima leitura dela é Razão e Sensibilidade, o primeiro romance que Austen escreveu. Espero encontrar, como na história de Darcy e Lizzie, uma obra recheada de ironia e crítica em meio a uma trama fofa e divertida sobre os costumes da época e as paixonites dos personagens.
Sinopse do livro: Razão e Sensibilidade conta a história de duas irmãs com personalidades muito diferentes: Elinor é razão, Marianne é sensibilidade, e Jane Austen usa ambas para mostrar os perigos de ser franco demais numa sociedade essencialmente hipócrita, onde há muito mais mérito em esconder do que em mostrar. Após a morte de Henry Dashwood, sua esposa e filhas - a sensata Elinor, a romântica Marianne e a jovem Margaret - veem-se subitamente empobrecidas e obrigadas a trocar sua confortável mansão por um pequeno chalé em Barton Park. Enquanto Elinor é controlada e cautelosa, Marianne demonstra abertamente seus sentimentos, recusando-se a adotar a conduta hipócrita que é esperada dela. Apesar de sua prudência, Elinor torna-se cada vez mais apegada a um homem inacessível. Marianne, por sua vez, descobre que seu temperamento afetuoso não é suficiente para garantir sua felicidade. As irmãs enfrentam grandes desafios em suas vidas amorosas e são forçadas a encontrar o equilíbrio entre razão e emoção antes de conquistarem o verdadeiro amor.
Foto maravilhosa do Instagram @cronicas_de_eloise
7 - A Caminho do Altar
E uma das minhas séries mais queridas, que me fez apaixonar por livros de romance de época, chega ao fim. A saga da Família Bridgerton, de Julia Quinn, teve seu oitavo livro lançado esse mês e mal posso esperar para que ele chegue em minhas mãos! Sempre divertidos e apaixonantes, os livros dessa série trouxeram romances incríveis e inesquecíveis, assim como personagens maravilhosos! Tenho certeza que vou adorar A Caminho do Altar, e só não estou mais triste com o fim da saga porque sei que a Arqueiro vai lançar mais livros da autora, ou seja, vem mais personagens fofos e romances divertidos por aí. Mas enquanto eles não chegam, vou me deliciar, ainda nesse 2016, com o último livro dos Bridgertons.
Sinopse do livro: Ao contrário da maioria de seus amigos, Gregory Bridgerton sempre acreditou no amor. Não podia ser diferente: seus pais se adoravam e seus sete irmãos se casaram apaixonados. Por isso, o jovem tem certeza de que também encontrará a mulher que foi feita para ele e que a reconhecerá assim que a vir. E é exatamente isso que acontece. O problema é que Hermione Watson está encantada por outro homem e não lhe dá a menor atenção. Para sorte de Gregory, porém, Lucinda Abernathy considera o pretendente da melhor amiga um péssimo partido e se oferece para ajudar o romântico Bridgerton a conquistá-la. Mas tudo começa a mudar quando quem se apaixona por ele é Lucy, que já foi prometida pelo tio a um homem que mal conhece. Agora, será que Gregory perceberá a tempo que ela, com seu humor inteligente e seu sorriso luminoso, é a mulher ideal para ele? A caminho do altar, oitavo livro da série Os Bridgertons, é uma história sobre encontros, desencontros e esperança no amor. De forma leve e revigorante, Julia Quinn nos mostra que tudo o que imaginamos sobre paixão à primeira vista é verdade – só precisamos saber onde buscá-la.
Leia as resenhas e conheça os outros livros da série:
Clássicos, continuações de série, distopias, romance... Esse 2016 ainda promete muita leitura boa para mim! Bom amores, e esses são os 7 livros que quero ler antes do fim do ano! O que acharam? Já leram ou ficaram com vontade de ler alguma obra? Me contem também, aí nos comentários, quais livros vocês precisam devorar antes de se despedir de 2016!