Quantcast
Channel: Mademoiselle Loves Books
Viewing all articles
Browse latest Browse all 844

Resenha: Lembrança - Meg Cabot

$
0
0

A HISTÓRIA

Faz seis anos que Suzannah terminou o ensino médio e as coisas não poderiam estar mais diferentes. Seu padrasto ficou famoso com um show de reformas de casa comandado pela sua mãe; dos seus meio-irmãos, Brad se casou e teve meninas trigêmeas, Jack abriu seu próprio negócio e David está na faculdade. Jessie, ex-fantasma que assombrava seu quarto e salvou a sua vida diversas vezes é agora seu noivo e um médico pediatra recém-formado. E ela, Suzie, está terminando a faculdade de psicologia e faz estágio na sua antiga escola. 

Contudo, algumas coisas continuam igual. O padreDominic ainda pega no pé de Suzannah por causa de todos os palavrões que ela fala e a ajuda a mediar fantasmas teimosos que não querem seguir em frente. Apesar de continuar lidando com almas malcriadas, Suzannah tem outros problemas na cabeça, especialmente relacionados a Jessie, que não aceitar fazer sexo antes deles se casarem e não aceita se casar com ela antes dele ter um bom salário e meios de sustentá-la. Apesar de achar o modo machista do século dezenove de pensar de Jessie um saco, Suzie é enlouquecidamente apaixonada por ele e só quer que eles encontrem seu final feliz, algo pelo qual ela lutará com unhas e dentes, seja para convencer Jessie a subir logo para ou altar ou para manter Paul Slater longe dos dois.

Sim, mesmo depois de ser um bacaca na formatura deles, Paul afirma ainda gostar bastante de Suzannah, que, obviamente, não quer ver a cara dele nem pintada de ouro. Depois de anos sem se falarem, Paul manda um e-mail para Suzannah contando as boas novas: ele está mais rico e atrevido que nunca, e, claro, se tornou dono da antiga casa de Suzie, a mesma em que Jessie morreu e a qual ele pretende demolir. Só que, de acordo com Paul, uma maldição antiga será lançada sobre Jessie caso o lugar em que ele morreu seja destruído, tornando o fofo homem que Suzannah ama em um monstro assassino. 

Apesar de não confiar em Paul, Suzannah jamais arriscaria a vida de Jessie, mesmo quando Paul começa a chantageá-la. Ele insiste para que eles se encontrem e lhe dê uma nova chance, leia-se Paul está chantageando Suzannah para que ela faça sexo com ele em troca de sua antiga casa. Suzie jamais deixaria Paul encostar um dedo sequer nela, mas se não existir outra alternativa, será que ela conseguiria trair Jessie… para salvar de Jessie? E tudo fica ainda pior quando Suzannah vai ajudar uma aluna da escola onde trabalha e é atacada pelo fantasma agressivo de uma menina, chamada Lucia. E quando essa mesma Lucia quase mata Suzannah e ameça sua família, a mediadora mergulha de cabeça nessa história e passa a investigar a morte da garotinha, o que levará a descobertas terríveis. 


A SÉRIE

Quinze anos atrás Meg Cabot lançou o primeiro livro do que seria uma de suas séries mais amadas. Durante os seis volumes de A Mediadora, os leitores acompanharam a divertida e perigosa vida de Suzannah durante o ensino médio, enquanto a garota tentava lidar com dramas adolescentes ao mesmo tempo em lidava com fantasmas mal criados que não queriam seguir em frente. Também a acompanhamos se apaixonar por um fantasma, o maravilhoso Jessie, e o trazer de volta a vida. E, quinze anos depois, para a nossa felicidade, a autora resolver trazer esse sétimo volume, Lembrança, que nos leva a vida adulta de Suzie, que ainda é recheada de fantasmas, romance e muita confusão.

EXPECTATIVAS E LEITURA

A Mediadoraé uma das minhas séries favoritas, uma das quais me fez ser apaixonada por tramas sobrenaturais. Eu fiquei muito feliz quando soube do lançamento desse sétimo livro e surtei completamente quando ganhei o livro da editora. Contudo, antes de começar a ler, fiquei com aquele friozinho na barriga e com medo de me decepcionar. Mas assim que devorei os primeiros capítulos do livro vi que meu medo foi em vão.

Lembrança já começou extremamente divertido, com a Suzie esbanjando novamente sua personalidade forte e narrativa recheada de um sarcasmo delicioso. A escrita da Meg Cabot está idêntica à dos outros livros da série, bem-humorada e jovem, bem a cara da Suzannah. No início, confesso que fiquei confusa por não me lembrar de partes dos acontecimentos dos livros anteriores. Contudo, ao longo do desenvolvimento da trama, a autora vai relembrando sutilmente tudo o que é necessário para compreendermos esse sétimo livro.


E Lembrança é um excelente livro. A trama demorou um pouco para pegar o ritmo certo, mas o início mais lento foi compensado pelo resto do livro completamente emocionante. Com muitos acontecimentos inesperados, surpresas chocantes, momentos tensos, mas também apaixonantes, Lembrança é uma montanha-russa de emoções. Uma obra que consegue nos envolver e mexer com os nossos sentimentos. Como todos os livros da série, Cabot consegue desenvolver bem os problemas pessoais da Suzie (a relutância do noivo em fazer sexo antes do casamento, as chantagens emocionais e sexuais do antigo namorado, entre outros) ao mesmo tempo em que também nos envolve na história dos fantasmas que ela ajuda. E, a história da pequena Lucia, definitivamente foi a mais profunda e tocante da série Mediadora.

Apesar de conseguir manter a qualidade e o tom dos livros anteriores da série, Lembrança se destacou por trazer a protagonista um pouco mais madura e temas mais sérios, sem perder o lado leve e divertido da saga. Além de falar diversas vezes, com bom humor e ponto de vista crítico, sobre feminismo, a autora ainda conseguiu abordar questões como abuso infantil, transtorno pós-traumático, chantagem emocional e assédio sexual. Também gostei que Cabot tenha dado espaço, como sempre, para as dificuldades da vida de um mediador (pessoas que veem e conseguem falar com os mortos), um ponto da série que sempre consegue trazer metáforas incríveis sobre aceitar as diferenças de cada pessoa.


OS PERSONAGENS

Como sempre, me apaixonei novamente com a Suzie logo de cara. Ela é uma das minhas personagens mais queridas da literatura. Eu amo como a Suzannah consegue fugir de vários esteriótipos e ser sua própria pessoa, uma garota/mulher que resolve os seus próprios problemas, mas que sempre está mais que disposta a ajudar os outros (sejam vivos ou mortos). Eu amei ver o quão madura a Suzie está em Lembrança, é incrível ver que um personagem querido cresceu, mas ainda conserva a mesma personalidade que nos fez amá-lo em primeiro lugar. E mais um motivo para eu ter amado a Suzannah em Lembrança? Ela estudou psicologia, como eu! rs

Também foi maravilhoso reencontrar com o fofo, protetor e divertido Jessie. Ele está ainda mais apaixonante em Lembrança, como um médico dedicado a ajudar crianças. Entretanto, esse sétimo livro me cativou ainda mais ao mostrar um Jessie mais completo e humano, com lados e sentimentos tanto bons quanto ruins. Ver as inseguranças e medos de Jessie o tornou ainda mais apaixonante. E falando de outro personagem bem sedutor, temos o incrível Paul sendo um completo babaca nesse livro. Sim, ele agiu da forma mais idiota e imoral possível, mas é muito errado da minha parte ainda adorar o personagem? Eu não sei porque, o Paul sempre faz as coisas mais erradas possíveis, mas eu gosto muito do personagem, que é sempre divertido, inteligente e honesto quanto ao o que quer e quem quer. Reencontrar com a Suzannah, o Jessie Paul foi tão maravilhoso quanto rever todos os outros personagens! Eu amo todos e já estou com muitas saudades!


A EDIÇÃO

A editora fez um excelente trabalho com o livro, a edição segue o mesmo modelo da última edição dos outros livros da série. A tradução está perfeita e sem erros. A diagramação é simples, mas o tamanho e tipo da fonte estão bons, e as páginas cor de creme ajudam a deixar a leitura mais rápida. A capa é maravilhosa e combina perfeitamente com a história! Afinal, o tema “casamento” é muito presente durante o livro e as flores negras são lindas e deixam claro o tom sobrenatural da trama!

CONCLUSÕES FINAIS

Eu sou a primeira pessoa que critica séries que nunca terminam, mas eu não poderia estar mais louca por mais livros da Mediadora! Eu amei Lembrança, a obra é deliciosamente divertida e emocionante. Esse sétimo livro consegue nos deixar tensos, com lágrimas nos olhos e coração na mão, mas também com uma vontade louca de rir e de abraçar os personagens - eu já estou com imensa saudades de todos eles. Uma obra cativante e gostosa do início ao fim, Lembrança foi um excelente "final estendido" para a série A Mediadora e vai deixar os fãs felizes por reencontrar histórias e personagens que tanto amamos! 

Estou com vontade de reler Lembrança (e toda a série) agora mesmo, assim como de pegar um voo e bater à porta da Meg Cabot e implorar por mais histórias da saga! E para quem nunca leu a série A Mediadora, faça um favor a si mesmo e comece a ler a saga agora mesmo! Eu garanto que você vai amar! São histórias sobrenaturais adolescentes? São sim. Mas também são histórias que nos emocionam, divertirem e ainda passam mensagens legais! Vale muito a pena!

Título: Lembrança
Título original: Remembrance
Série: A Mediadora
Volume: 7
Autora: Meg Cabot
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501071569
Ano: 2016
Páginas: 422
*Esse livro foi uma cortesia da Editora

Leia as resenhas de mais livros da Meg Cabot:

Viewing all articles
Browse latest Browse all 844