
A HISTÓRIA
As jovens Talbot foram apelidadas de Irmãs Perigosas por bons motivos. Os boatos dizem que o pai das garotas ganhou seu título em um jogo de cartas, por isso, nem a grande fortuna que família possui é o suficiente para fazer os Talbot serem bem-aceitos pela sociedade aristocrática. Sophie Talboté caçula e mais quieta das garotas da família. Diferente das irmãs, ela pouco se importa com a aprovação dos nobres, contudo, sofre por ver sua família ser ridicularizada pelos bem-nascidos. E também diferente das irmãs, Sophie não mantém casos de amor escandalosos, talvez por ser considerada a Talbot menos bonita e mais desinteressante.
“E foi naquele momento que Sophie não conseguiu mais suportar aquele mundo de regras, hierarquia e desdém. Aquele mundo no qual ela não tinha nascido. O mundo que ela não escolheu. O mundo que ela odiava. Ela foi atrás do cunhado, sem querer outra coisa que não vingar a irmã.”
Outro baile tedioso e mais uma vez Sophie vê sua família ser humilhada. Todos dizem que a irmã mais velha de Sophie enganou seu atual marido, um duque, para que ele se casasse com ela. Por isso, quando a garota flagra o cunhado traindo a irmã, ela não consegue se controlar e o empurra para dentro de um lago. Contudo, quem acaba sendo reprimida pelo ato é ela, que cansada de toda a hipocrisia e show de máscaras da sociedade, resolve arrumar seu próprio jeito de fugir do baile. E é nesse momento que ela encontra o canalha real, que é mais conhecido por seu apelido: Rei.
Rei é um jovem marquês, um futuro duque e um sedutor de mulheres. Confusões o seguem para todo lugar e é fugindo do baile, após, supostamente, desonrar mais uma jovem dama, que ele encontra Sophie. Rei conhece a reputação das irmãs Talbot de colocar homens em situações comprometedoras e como tudo o que ele menos quer é se casar, ele nega o pedido de Sophie de levá-la até em casa. A garota, que não é do tipo que aceita não como resposta, resolver encontrar então seus próprios meios de ir embora. Sophie paga um dos cavalariços de Rei e acaba embarcando escondida na carruagem dele.
Contudo, logo Sophie descobre que a carruagem de Rei está indo para o interior da Inglaterra e que ele mesmo não está dentro do veículo. Sem saber o que fazer, Sophie mantém o seu disfarce de jovem empregado. Quando a carruagem, Sophie e Rei acabam no mesmo destino, o homem se surpreende com a ousadia de Sophie, mas novamente se nega a ajudá-la. Contudo, a garota não se dá por vencida e bola um novo plano: voltar para cidade onde nasceu e abrir uma livraria lá. Rei convenceu a si mesmo e a todos de que é um grande canalha, mas não consegue esquecer de Sophie e resolve lhe dar uma carona até a tal cidade. Contudo, será que duas pessoas tão teimosas e que aparentemente se odeiam conseguirão sobreviver juntos em uma carruagem apertada, por dias? Sem se apaixonarem?
A SÉRIE
Cilada para um Marquês é o primeiro livro da nova série, chamada Escândalos e Canalhas, da Sarah Maclean. Até o momento, apenas dois volumes da saga foram lançados, o segundo conta a história de Warnick, o amigo escocês de Rei, tão nobre e canalha quanto ele.
Conheça mais livros da Sarah MacLean:
Conheça mais livros da Sarah MacLean:
EXPECTATIVAS E LEITURA
Sarah Macleané minha autora de romances de época favorita. Eu amo suas histórias divertidas e personagens de personalidade forte. A leitura de Cilada para um Marquês surgiu como um convite da editora Gutenberg, que me chamou para escrever um quote sobre o livro para a orelha da obra. Claro que aceitei o convite imediatamente e com muita honra! Comecei Cilada para um Marquês bastante animada e imediatamente me vi cativada a obra.
A narrativa de Maclean, em terceira pessoa, é sempre muito bem-humorada e fluída, recheada de bastante ironia. A trama de Cilada para um Marquês é surpreendente do início ao fim, e além de romance, a obra traz muita aventura e ação também– com direito a perseguição, disfarces e até mesmos tiros! Mas, para os fãs do gênero, Cilada para um Marquês traz muitos momentos fofos, românticos e apaixonantes– e alguns sensuais também! A leitura se desenrola de forma rápida e muito gostosa, provocando os sentimentos mais diversos no leitor. Eu ri, me surpreendi e suspirei do início ao fim.
AS CRÍTICAS DO LIVRO
Como todos os livros da Sarah Maclean, Cilada para um Marquês proporciona, além de um romance fofo e divertido, um retrato interessante da época e críticas relevantes. A autora mostra bem como, no século dezenove, na Inglaterra, as regras sociais da aristocracia eram rígidas e todos que não se encaixavam eram julgados e pouco aceitos. E como a situação era ainda mais desesperadora para as mulheres. As garotas nunca eram bonitas, talentosas, inteligentes, bem-vestidas ou educadas o suficiente e eram excluídas e humilhadas caso demostrassem qualquer sinal de autonomia ou opinião própria, como faziam as irmãs Talbot, maldosamente apelidadas de Irmãs Perigosas.
Outros livros já abordaram como as famílias usavam o casamento para ganhar títulos e ascender socialmente, mas Cilada para um Marquês me surpreendeu ao mostrar que havia pessoas que compravam o seu status e que, mesmo assim, eram malvistas por trabalhar abertamente – algo abominável e indigno dos nobres na época. Isso me fez perceber, de forma até irônica, como as coisas mudam. Mesmo uma pessoa que já nasceu riquíssima, nos dias de hoje, é julgada, de forma negativa, por não trabalhar, o que revela outro extremo contrário do daquela época. No século dezenove, trabalhar era algo vergonhoso, hoje, não trabalhar é sinônimo de preguiça e, logo, vergonhoso. Não é fascinante como os valores sociais mudam ao longo do tempo?
OS PERSONAGENS
Como sempre, além da narrativa divertida e trama surpreendente, Maclean presenteia o leitor com personagens incríveis e apaixonantes. Eu adorei a Sophie desde o início, me identifiquei bastante com seu amor pelos livros e sua rejeição a hipocrisia de certas pessoas. Também fiquei admirada pela ousadia da garota. Além de ter pensamentos à frente de seu tempo, Sophie não se limita a sonhar e desejar ser mais livre e corre atrás de sua própria liberdade. Apesar da teimosia a ter levado a algumas escolhas erradas ao longo do livro, a protagonista esbanja uma coragem invejável e fiquei feliz com uma mocinha que faz as coisas acontecerem.
"Mas para Sophie eram mágicas. Os livros eram aventuras encadernadas em couro, com páginas e mais páginas de mundos distantes, pessoas e ensinamentos notáveis; felicidade simples e honesta.
Eu também amei o Rei desde o início. Diferente de outros mocinhos, ele é um verdadeiro canalha – tanto que nega ajuda a Sophie repetidas vezes. Rei é audacioso, sedutor e inteligente, além de bastante honesto e muito divertido. Como um casal, Sophie e Rei são perfeitos um para o outro. Os dois têm personalidade forte, teimosa e um pouco excêntrica, zero paciência para falsidades e uma habilidade incrível de se meter nas mais terríveis e maravilhosas aventuras. Eu amei o desenvolvimento do casal e terminei o livro já com saudade dos dois.
Cilada para um Marquês acaba não dando muito espaço para os personagens secundários, mas eu também gostei da maioria deles – mesmo eles aparecendo pouco. Warnick, o amigo de Rei, é simplesmente maravilhoso e hilário (e escocês), então estou louca pelo próximo volume da série só para ter mais dele. Apesar de ter achado horrível o modo como a própria família de Sophie trata a garota, eu gostei bastante de todos os Talbot e quero muito que as irmãs apareçam mais no resto da série.
A EDIÇÃO
Como li Cilada para um Marquês em PDF, em uma versão não totalmente revisada, não posso comentar muito sobre a edição. Eu não curti muito a capa, mas ela é melhor que a primeira versão que a editora divulgou nas redes sociais. Contudo, um livro tão maravilhoso como Cilada para um Marquês merecia uma capa mais bonita, eu ficaria mais contente até mesmo com a capa da versão original.
Primeira versão da capa divulgada pela Gutenberg e capa original.
CONCLUSÕES FINAIS
Com uma trama rápida e recheada de emoções, Cilada para um Marquês foi uma leitura deliciosa e viciante. O livro é divertido e fofo do início ao fim e todo amante de romances de época, com certeza, vai amar esse livro também. Eu estou ansiosa pelo próximo livro da série e por mais obras da Sarah Maclean, a autora mais uma vez se mostrou uma excelente contadora de histórias. Cilada para um Marquês é surpreendente, engraçado, romântico e até mesmo crítico – está mil vezes recomendado!
QUOTES FAVORITOS
“Irmãs Perigosas era o segundo apelido. O rótulo era carregado por suas três irmãs mais velhas e solteiras, cada uma delas envolvida em um caso de amor extravagante, com pretendentes igualmente extravagantes – esses casos ficavam nos limites do escandaloso e permaneciam em risco constante de não se concretizarem.”
“Ele era tudo o que diziam ser. Escandaloso. Perverso. Um canalha total. Tudo o que a Sociedade rejeitava – ao mesmo tempo que louvava. Como seu próprio cunhado, e muitos outros homens e mulheres da aristocracia britânica. Um belo exemplo do que havia de pior naquele mundo em que ele tinha nascido. Para o qual ela tinha sido arrastada. Sophie o odiou no mesmo instante.”
Título: Cilada para um Marquês
Título original: The Rogue Not Taken
Série: Escândalos e Canalhas
Volume: 1
Autora: Sarah Maclean
Editora: Gutenberg
ISBN: 9788582354018
Ano: 2016
Páginas: 320
Compre: Amazon