O LIVRO
Escrito por Kevin Ashton, um pesquisador e empreendedor britânico, conhecido especialmente por inventar a expressão “internet das coisas”, o livro A História Secreta da Criatividade propõe desconstruir o que chama de “mito do gênio” e demonstrar que toda e qualquer pessoa é capaz de criar uma grande invenção ou fazer uma descoberta importante. O autor aponta como a cultura popular propaga a ideia de que só pessoas realmente especiais e grandiosas, com intelecto e qualidades superiores, os gênios, são capazes de ter ideias que mudam o mundo, contato, Ashton defende uma teoria contrária: de que todas as pessoas são naturalmente criativas e capazes de ter e desenvolver boas e revolucionárias ideias.
E após desmistificar o mito do gênio, o autor aborda outras questões sobre o processo criativo. A História Secreta da Criatividade critica o ideal de uma grande inspiração repentina para um grande ideia ou obra, e prefere apontar como uma observação minuciosa no dia a dia é responsável por grande partes das invenções e descobertas que chamamos de geniais. Ashton também fala sobre como são pessoas comuns, mas observadoras e, o mais importante, perseverantes, que entram para a história com suas ideias criativas. O autor ainda aborda as adversidades do processo criativo, mostrando modos de lidar com as críticas externas e as dúvidas internas.
A História Secreta da Criatividade é basicamente um passo a passo sobre o surgimento e o desenvolvimento de uma grande ideia criativa. E, para desenvolver suas teorias sobre como grandes invenções e descobertas acontecem, o autor conta as histórias de um número variado de pessoas e suas ideias importantes: como a do menino escravo que descobriu como cultivar flores de baunilha; a do médico que descobriu que bactérias viviam no estômago humano; a da biofísica que descobriu como os vírus funcionam; a equipe que criou o primeiro avião a jato da história; o surgimento da Coca-cola, não só como produto, mas como empresa multinacional; a forma como Woody Allen escreveu suas grandes obras; como os criadores de South Park produziram um episódio da série em seis dias; e muito mais. A História Secreta da Criatividade traz um grande número de histórias inspiradoras e surpreendentes de como pessoas comuns, através de grande esforço e trabalho duro, conseguem dar linha ao seu lado criativo e ter ideias que mudam o mundo.
A LEITURA
Eu estava bastante curiosa para ler A História Secreta da Criatividade, já que sempre fui uma pessoa muito criativa, mas que nunca consegue desenvolver seus projetos até o fim. E, apesar de ter começado a leitura com grande animação, logo o livro se tornou arrastado, pois a abordagem do autor é bem diferente do que eu imaginava. A sinopse dá a entender que cada capítulo tratará da história de uma única pessoa criativa, entretanto, as histórias de diferentes pessoas se misturam no mesmo capítulo, que, em vez de abordar a invenção ou descoberta de uma pessoa, acaba falando de um aspecto do processo criativo como um todo.
Mas, mesmo tendo uma abordagem mais ao estilo autoajuda, ou seja, uma abordagem que guia o leitor pela teoria do autor de como algo (no caso, uma grande invenção ou descoberta) deve ser feito, acabei gostando muito de A História Secreta da Criatividade. A leitura do livro foi mais lenta do que eu esperava, especialmente porque o autor, mesmo tendo uma boa narrativa, às vezes se perdia dando mais fatos e exemplos do que necessário para nos convencer. Contudo, no final, a obra acaba cumprindo o que promete e nos apresenta a histórias variadas e interessantes de pessoas criativas ao mesmo tempo em que argumenta sobre como a criatividade funciona e como nós, pessoas como quaisquer outras, podemos aprender a ter e desenvolver boas ideias.
Apesar de não ser voltado para gente que, como eu, quer usar a criatividade para criar e escrever boas histórias, ou para aspirantes a artistas em geral, A História Secreta da Criatividade consegue ser uma leitura inspiradora, especialmente por trazer a história e o modo de criar de alguns escritores, roteiristas e até mesmo pintores.
Apesar de não ser voltado para gente que, como eu, quer usar a criatividade para criar e escrever boas histórias, ou para aspirantes a artistas em geral, A História Secreta da Criatividade consegue ser uma leitura inspiradora, especialmente por trazer a história e o modo de criar de alguns escritores, roteiristas e até mesmo pintores.
A EDIÇÃO
A edição de A História Secreta da Criatividadeé simples, o que é perfeito para a obra, já que o conteúdo por si só tem muita informação e uma diagramação cheia de detalhes poderia distrair o leitor. O interior das páginas é simples, mas com um tamanho bom de fonte e páginas amareladas que deixam a leitura mais confortável para os olhos. A tradução está excelente e o texto sem qualquer tipo de erro. Eu adoro a colorida capa de A História Secreta da Criatividade, que consegue ser ao mesmo tempo simples, mas chamativa – o que combina perfeitamente com uma obra sobre criatividade.
CONCLUSÕES FINAIS
A História Secreta da Criatividade ousa ser um guia sobre como soltar a sua criatividade e desenvolver suas ideias, mas não chega a tanto. Contudo, a leitura, mesmo que demorada e cansativa pelo grande número de informações que traz, acaba sendo inspiradora e interessante. Pessoas que, como eu, gostam de conhecer a história e o método de grandes criadores, vão gostar bastante do livro. A obra também traz um debate interessante sobre se o exercício da criatividade pode ser feito apenas por grandes gênios, ou, como o autor argumenta, por pessoas comuns. A História Secreta da Criatividade cumpre o que promete, e acaba sendo um bom livro para passar o tempo para quem gosta de ler sobre criatividade em geral.
QUOTE FAVORITO
“A única coisa que um escritor que sofre de bloqueio não consegue é escrever uma coisa que ele considere boa. Essa condição não é bloqueio de escritor, é bloqueio de “escrever algo que eu ache bom”. A cura é evidente: escreva uma coisa que você ache ruim.” Pág. 177
Título: A História Secreta da Criatividade
Subtítulo: Descubra como nascem as ideias que podem mudar o mundo
Título original: How to Fly A Horse - The Secret History of Creation
Autor: Kevin Ashton
Editora: Sextante
ISBN: 9788543103969
Ano: 2016
Páginas: 288