Quantcast
Channel: Mademoiselle Loves Books
Viewing all articles
Browse latest Browse all 844

Resenha: Deslumbrante - Madeline Hunter

$
0
0

A HISTÓRIA

A vida de Audrianna Kelmsleigh nunca mais foi a mesma depois da morte de seu pai. Envolvido em um escândalo sobre barris de pólvora ruim que custaram a vida de soldados ingleses na guerra, Horatio Kelmsleigh não conseguiu aguentar ver sua família e seu nome na ruína, e tirou a própria vida. Mas, além de perder o pai, Audrianna ainda teve que lidar com o desprezo do seu ex-noivo, dos seus amigos e familiares mais distantes, que viraram as costas e fecharam suas portas para Audrianna, sua mãe e irmã. Assim, para fugir do escândalo e aliviar as despesas sobre a mãe, Audrianna vai morar no interior com sua prima Daphne, uma viúva que abriga jovens solteiras, em troca de ajuda em seu pequeno negócio de flores, chamado de Flores Preciosas.

Contudo, depois de mais de um ano de tristeza, Audrianna finalmente vê uma chance de limpar o nome de seu pai. Um artigo em um jornal, de alguém chamado Dominó, afirma ter informações sobre o escândalo dos barris de pólvora e, contra toda a sensatez, Audrianna vai (sozinha) ao encontro do homem, disposta a comprar qualquer informação que prove a inocência de seu pai. Contudo, o encontro é estragado pelo aparecimento de Lorde Sebastian Sommerhayes, o irmão de um marquês ferido na guerra, e o responsável pelas investigações do escândalo em que o pai de Audrianna está envolvido.


Sem saber que Audrianna é a filha do homem que investiga, Sebastian tenta arrancar informações da moça utilizando-se de seu charme, o que o leva a beijá-la. Contudo, o beijo acaba atrapalhando tudo e, quando Dominó aparece no local de encontro, a confusão se instala e Sebastian acaba sendo baleado. A partir daí, as vidas de Audrianna e Sebastian se entrelaçam de vez e eles começam, juntos, mas por motivos diferentes, a caçar o tal Dominó, e descobrir quem o homem é de verdade. Mesmo tendo intenções diferentes, a busca pela verdade acaba aproximando bastante Audrianna e Sebastian e, nenhum dos dois esperava gostar tanto de estarem lado a lado de seu maior inimigo.

Audrianna se surpreende ao ver que Sebastian, reconhecidamente um libertino do pior tipo, deixou a vida de farra para trás para auxiliar o seu irmão, incapacitado por um ferimento de guerra. Já Sebastian fica encantado com essa moça um pouco inconsequente, mas muito inteligente e que não desiste por nada. Assim, um desejo avassalador surge entre eles e transformam sua caça pelo Dominó em uma disputa de vontades e paixões, que provoca fofocas escandalosas e fazem surgir a tona muitos segredos, que podem não só arruinar suas reputações, como seus corações. Audrianna e Sebastian passam a gostar cada vez mais um do outro, mas será que eles terão um futuro juntos quando finalmente descobrirem a verdade sobre a pólvora estragada e o pai de Audrianna?


A SÉRIE

Deslumbranteé o primeiro dos quatro volumes da série As Flores Mais Raras, de Madeline Hunter. A saga conta a história de quatro casais diferentes, mas ligados pela amizade das quatro mulheres, que moravam na mesma casa no interior da Inglaterra, onde cultivavam e vendiam flores. 

O primeiro livro, Deslumbrante, conta a história de Audrianna, que, em busca de provas para inocentar seu pai, acaba se apaixonando pelo homem que o condenou. Já no segundo volume, Provocante, descobrimos que uma das garotas da Flores Preciosas, Lizzie, é na verdade, Verity Thompson, a noiva desaparecida do amigo do marido de Audrianna. Obrigada a conviver com seu noivo arrogante, Verity jamais esperava se apaixonar de verdade por ele. No terceiro livro, não publicado no Brasil, mas titulado Pecadora, em Portugal, Celia precisa lidar com a morte de sua mãe, uma conhecida e endivida cortesã, e com o belo e determinado homem que quer descobrir os segredos que a mãe de Celia guardava. Também não publicado no Brasil, o quarto e último livro da série, Perigosa, conta a história de Daphne, a dona do Flores Preciosas, que vê seu negócio ser colocado em risco quando sua casa passa a ser de um arrogante e apaixonante Lorde.


A LEITURA: TRADUÇÃO, TRAMA E PERSONAGENS DO LIVRO

Eu estava bem animada para ler Deslumbrante. Madeline Hunter não é uma das minhas autoras favoritas de romance de época, mas eu gostei bastante dos livros de outra saga sua, chamada Os Rothwell. Contudo, desde o começo da leitura, que foi mais arrastada do que eu esperava, acabei me decepcionando bastante com o primeiro livro da saga As Flores Mais Raras.

Conheça os livros da série Os Rothwell:

O primeiro problema que tive com Deslumbrante é mais culpa da edição do que a obra em si. A tradução está simplesmente horrível, sendo que, em vários pontos, o texto é extremamente confuso e sem ritmo. Há frases que não fazem sentido, mas, o que mais me irritou, foram os diálogos, que soaram muito estranhos e desconfortáveis de ler. Em vários momentos, por exemplo, as falas dos personagens estavam em segunda pessoa (o que já é bastante estranho hoje em dia), mas, alguns parágrafos abaixo, as falas estavam em terceira pessoa, para, mais tarde, mudar para a segunda de novo.

Com um texto difícil e desconfortável de ler por conta da tradução, que não reflete em nada a escrita da autora (já que já li outros livros da Madeline Hunter e sua narrativa é boa), acabai não me apegando também aos personagens e a trama. As histórias da autora sempre são recheadas de intrigas, escândalos e disputas, que lembram bem as novelas mexicanas, com exageros completamente irreais, mas que não chegam a incomodar e que conferem muita ação e um pouco de mistério até a trama. Contudo, em Deslumbrante, todo esse aparato para dar ação e mais movimento ao livro acabou se tornando bobo. As investigações sobre o pai de Audrianna são o pontapé da história, mas, acabam esquecidas na metade do livro, quando tudo passa a girar em torno do romance dos protagonistas. 


Contudo, depois de quase cem páginas praticamente esquecidas, toda a questão sobre a inocência do pai de Audrianna volta a tona, como se nunca tivesse sido deixada de lado, o que soou bem estranho. A resolução desse conflito em si foi bem bolada, a autora conseguiu cria todo um esquema criminoso elaborado e inteligente, como daqueles de filmes de espionagem, mas que soou bem real e teria sido soado instigante e emocionante se ele não tivesse sido deixado de lado em parte da história. Madeline Hunter não soube misturar bem essa trama paralela sobre as investigações do pai de Audrianna com a trama principal, o romance dela com o Sebastian, o que tirou um pouco do ritmo e emoção da história. Contudo, se por um lado gostei da trama paralela cheia de investigações e mistérios, o romance de Deslumbrante acabou me decepcionando. 

Audrianna me cativou, no início, por sua coragem em buscar a verdade e inocentar seu pai. Contudo, a moça forte do início da história acaba se perdendo em uma apaixonada bobalhona e submissa. Sebastian é fofo, com sua dedicação em assumir o papel do irmão ferido e sua busca pela verdade, contudo, com a Audrianna ele é um completo chato. Sebastian fica o tempo todo cercando a mulher, forçando beijos e tentando controlar o que ela faz – o que além de irritante, não é nada bonito e divertido de se ler sobre. O romance entre eles não é saudável ou mesmo divertido, além de ter se desenrolado rápido demais – e, assim, foi bem difícil acabar gostando da obra.


A EDIÇÃO

Como já disse, a edição deixou muito a desejar em questão de tradução. O texto é confuso, com frase sem nexo e erros de discordância absurdos, como diálogos que começam em segunda pessoa e depois trocam para a terceira, e vice-versa. Não tenho qualquer reclamação quanto a diagramação, o tamanho e tipo de fonte das letras estão bons, e as páginas amareladas são sempre uma benção. A capa de Deslumbrante não é das mais chamativas, mas é bonita e combina com a pitada de sexualidade que a obra tem. A adaptação do título também ficou boa, Deslumbrante ficou tão intrigante quanto uma tradução mais literal do título original, “Ravishing in Red”, algo como Encantadora/Arrebatadora em Vermelho.

CONCLUSÕES FINAIS

É com livros como Deslumbrante em que percebemos como a tradução pode mudar complemente uma obra. No caso, a adaptação do texto para o português ficou terrível, cometendo erros absurdos e deixando o livro confuso e chato de ler. A narrativa da autora perdeu seu brilho com a tradução mal-executada, que se somou a um romance chato entre os protagonistas, uma mocinha que muda completamente quando se apaixona e uma história que, apesar de boas pitadas de mistério e ação, acabou, no geral, sendo uma leitura ruim. Infelizmente, não gostei em nada de Deslumbrante, apesar de que não só o livro, como a série, tinha bastante potencial para serem bons romances de época. Talvez eu dê uma chance ao segundo volume da saga Flores Mais Raras, mas pegaria o próximo livro sem qualquer expectativa.

Título: Deslumbrante
Título original: Ravishing in Red
Série: As Flores Mais Raras
Volume: 1
Autora: Madeline Hunter 
Editora: Quinta Essência
ISBN: 9788580449020
Ano: 2013
Páginas: 392
Compre:Amazon - Submarino

Viewing all articles
Browse latest Browse all 844