Quantcast
Channel: Mademoiselle Loves Books
Viewing all articles
Browse latest Browse all 844

Resenha: Pequenas Grandes Mentiras - Liane Moriarty

$
0
0

Na pequena cidade a beira-mar de Pirriwee há apenas uma escola de jardim de infância, assim, famílias dos mais variados tipos são obrigadas a conviver em nome da educação dos seus filhos. É o primeiro ano na escola para os filhos de Jane, Madeline e Celeste, três mulheres e mães completamente diferentes cujas histórias acabam se cruzando. 
“Alguém realmente conhecia o próprio filho? Filhos eram pequenos estranhos, sempre mudando, desaparecendo e se reapresentando aos pais.” Pág. 59 
Madeline e Celeste já são amigas há bastante tempo, e apesar de Celeste ser naturalmente maravilhosa e bastante rica, Madeline nunca sentiu inveja do seu casamento aparentemente perfeito, já que os dois gêmeos pestinhas e um marido que vive viajando não é o ideal para ela. Madeline está contente com seu emprego de meio período, seu segundo marido amoroso e tranquilo e seus três filhos. Entretanto, ter que lidar com o ex-marido e sua nova esposa está levando-a ao limite, especialmente porque sua filha mais velha parece preferir o pai e a madrasta a mãe.


Madeline tem uma forte veia dramática e sua personalidade agitada e expansiva logo cativou Jane, uma mãe solteira que acabou de chegar a cidade. Jane é jovem. quieta e dona de um passado que prefere não revelar. Certa de que pode fazer algo bom por Jane, Madeline resolve proteger a garota, que logo demonstra precisar de seu apoio, já que o filho dela começa a ser acusado de praticar bullying

Assim, Madeline, por causa de Jane, acaba se envolvendo em uma disputa entre mães. As crianças estão caladas pelo medo e pela lealdade e não revelam quem são os reais causadores e as vítimas de bullying. Desesperados para proteger seus filhos, os pais acabam iniciando um jogo perigoso de acusações que acabará em morte. Entretanto, não foi o bullying causador dessa tragédia e sim segredos e mentiras antigas que, por causa da tensão, acabaram sendo revelados. E agora alguém está morto e a pergunta paira no ar: será que foi um acidente ou assassinato? 


Eu estava bastante ansiosa para ler Pequenas Grandes Mentiras. Mesmo não sabendo muito sobre a trama, aceitei participar do Book Tour do livro e fico muito, muito feliz que eu tenha aproveitado essa oportunidade.
“Detetive Adrian Quinlan: Vou ser bem claro: isso não é um circo. É uma investigação de assassinato”. Pág. 15
A obra já me cativou nas primeiras páginas graças a narrativa em terceira pessoa divertida e um pouco ácida da autora. Moriarty carregou seu livro com uma ironia gostosa e crítica que auxilia bastante na hora de expor os defeitos dos personagens. Em Pequenas Grandes Mentiras, ninguém é perfeito e ninguém sai ileso do olhar atento e onisciente do narrador. Entre todas as intrigas, tensões e segredos do livro, a autora aborda o melhor e o pior dos seres humanos.


A trama já se inicia com o grande mistério do livro: a morte de um dos pais. Entretanto, a autora volta no tempo para nos mostrar o que levou aquela fatídica noite e assim testemunhamos como pequenas coisas levaram, direta e indiretamente, a morte (acidente ou assassinato?) de um dos personagens. O leitor fica o livro inteiro se perguntando qual deles teve o destino fatal e, ao longo da trama, a autora nos guia de tal forma que é impossível não se surpreender com o desfecho. 

Algo que simplesmente amei foram os comentários no final, às vezes no início, de cada capítulo. As falas (depoimentos) de alguns personagens secundários, além de revelar bastante sobre eles, também dá ao leitor diferentes perspectivas dos mesmos acontecimentos, uma prova de que nem sempre as coisas são como aparentam ser, o que é, talvez, a grande “lição” do livro.

Com seus personagens extremamente bem-criados e bem explorados (todos esbanjam personalidades fortes próprias e papel na trama), Pequenas Grandes Mentiras aborda cenários e dificuldades cotidianas, mas temas universais. O livro nos faz refletir como muitas vezes mentimos para os outros e para nós mesmos e nos deixamos ficar em situações que nos machucam profundamente.


A obra também fala sobre temas delicados e muito relevantes, como bullying, violência doméstica, preconceito, traição e maternidade, e sentimentos comuns a todos nós: mágoa, inveja, ciúmes, ódio, amor, tristeza, alegria, e etc. Mas Pequenas Grandes Mentiras também fala e mostra coisas boas, como amizade, união familiar e perdão. Durante a trama, nos apegamos aos personagens, torcemos por eles e ficamos tristes na hora de nos despedir.

Pequenas Grandes Mentirasé uma obra envolvente e instigante, que consegue prender e cativar o leitor, além de diverti-lo e fazê-lo refletir. Uma leitura rápida e gostosa, eu amei o livro e fiquei bastante curiosa por mais obras da autora. Agradeço imensamente a Paula (organizadora do Book Tour) do blog Não leia e a editora Intrínseca (que cedeu o livro) pela oportunidade de conhecer essa obra maravilhosa.

Título: Pequenas Grandes Mentiras
Título original: Big Little Lies
Autora: Liane Moriarty
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580576795
Ano: 2015
Páginas: 400



Viewing all articles
Browse latest Browse all 844