Quantcast
Channel: Mademoiselle Loves Books
Viewing all articles
Browse latest Browse all 844

Resenha: Um Cavalheiro a Bordo - Julia Quinn

$
0
0

A HISTÓRIA

Poppy Bridgerton já nasceu com sede por aventuras. Ou talvez tenha sido o fato de só ter irmãos homens que a deixou ousada e com um gostinho pelo perigo. Tanto que, enquanto visita sua amiga grávida no litoral, Poppy inventa uma pequena loucura para escapar do tédio: ela resolve explorar uma caverna que encontrou por acaso em suas caminhadas pela praia. Mas é verdade quando dizem que a curiosidade matou o gato. No caso de Poppy, a morte não é certa ainda, mas seu sequestro pode ser uma indicação que seu futuro agora é incerto.

Andrew Rokesbyé o capitão de um navio contrabandista com um segredo: na verdade, ele trabalha secretamente transportando documentos valiosos em nome de Sua Majestade. E é por isso que, quando fica sabendo que uma certa jovenzinha intrometida invadiu um de seus esconderijos, ele é obrigado a levá-la junto em sua viagem para Portugal. Afinal, aquela caverna não era só usada para contrabandos, e se mais alguém souber de sua existência, a vida de muitos agentes secretos pode ser colocada em risco.

Poppy, entretanto, não sabe de nada disso. Mas ela logo percebe que o capitão do navio não é qualquer um. Ele fala e age como um aristocrata e obviamente está escondendo muito mais do que isso. Contudo, confinada a cabine dele, Poppy acaba aprendendo muito mais sobre Andrew, como o fato de que ele é gentil, cresceu em uma família amorosa e ama jogos e quebra-cabeças. Poppy acaba também revelando muito de si, assim como seu medo de que sua reputação será arruinada graças a seu sumiço repentino.

Andrew é um cavalheiro e, mais do que isso, muito próximo a família Bridgerton. Ele fará o que puder para proteger Poppy, mas como garantir a segurança dela sem comprometer sua missão? O mais difícil, contudo, será resistir a se envolver com ela. Passar semanas dividindo uma cabine com a mulher colocará o coração do capitão em risco, que sabe que não deveria, mas que fica cada vez mais tendado a se entregar a paixão. Já Poppy sabe que está vivendo a maior aventura de sua vida e, já que está arriscando tudo por isso, ela decide vivê-la intensamente, mesmo que isso signifique se entregar para um homem que nunca poderá ter.


A SÉRIE

Um Cavalheiro a Bordoé o terceiro dos quatro volumes da série Os Rokesbys da Julia Quinn, que mais uma vez traz uma família aristocrática fora dos padrões que promete encantar os leitores. Os Rokesbys são vizinhos e amigos íntimos dos Bridgertons, mas não os que conhecemos em obras anteriores. Situada no final dos anos de 1700, no primeiro livro da saga o patriarca da linhagem Bridgerton que conhecemos está na escola ainda. Mas, duas mulheres da família se tornaram protagonistas nas aventuras dos Rokesbys. 

No livro 1, Uma Dama Fora dos Padrões, Billie Bridgerton jamais imaginava, mas acaba se apaixonando pelo herdeiro Rokesby, o visconde George. O livro 2, Um Marido de Faz de Conta, se passa nos Estados Unidos e traz o casamento de mentirinha de Edward Rokesby e Cecilia Harcourt que acaba se transformando em um amor muito real. No livro 3, Um Cavalheiro a Bordo, Poppy Bridgerton é uma mulher curiosa que acaba capturada por contrabandistas e seduzida pelo capitão do navio pirata, Andrew Rokesby. O livro 4 ainda não foi lançado, tanto que ainda não há informações sobre o título e a sinopse da obra.


A LEITURA

Eu estava bastante ansiosa para ler Um Cavalheiro a Bordo por ter amado os outros volumes da série e o Andrew. E o livro não me decepcionou. A obra já começa bastante divertida com o plano mirabolante de Poppy para explorar a caverna na praia, seguido por seu sequestro e pela viagem até Portugal. A trama de Um Cavalheiro a Bordoé bastante inusitada não só para uma obra da Julia Quinn quanto para o gênero de romances de época.

Eu amei essa mistura de viagem marítima com sequestro e espionagem. O meio do livro é um pouco parado, mas os últimos capítulos são de tirar o fôlego. A história de Um Cavalheiro a Bordoé recheada com muito bom humor, diálogos rápidos e inteligentes, assim como pitadas de ação e mistério. Os cenários também são inusitados: um navio contrabandista e Lisboa do século 18. Eu particularmente amei ver um pouquinho da Portugal da época e fiquei louca para ler outros livros que se passassem no país.

A narrativa de Quinn está, como sempre, excelente. Eu gosto que a autora só nos dá detalhes necessários para a trama, não perdendo tempo com descrições extensas ou pensamentos sem fim dos personagens. Quinn prefere focar mais nas ações e diálogos dos seus mocinhos, o que deixa a história ágil e muito cativante. Como é comum a suas obras, Um Cavalheiro a Bordo entrega embates verbais incríveis entre o casal, que são bastante sarcásticos e competitivos. Nenhuma surpresa que li o livro em apenas dois dias.

O único ponto negativo que vi em Um Cavalheiro a Bordo, que nem é tão negativo assim, foi que o romance em si demora para se concretizar. Há um "climinha" entre os mocinhos desde o início, mas eles demoram uma eternidade para sequer trocar um beijo. Essa sedução mais lenta, confesso, me entediou um pouquinho, mas pode agradar quem não gosta de histórias de amor apressadas.


OS PERSONAGENS

Um Cavalheiro a Bordo traz protagonistas típicos da Julia Quinn, mas que conseguem soar únicos e nos cativar. Como disse, que já tinha amado o Andrew no primeiro livro da série e continuei o adorando nesse livro. Ele é um cavalheiro gentil, um homem divertido e inteligente que gosta de desafios e jogos de quebra-cabeça.

Em Um Cavalheiro a Bordo, Andrew está questionando suas escolhas como agente secreto quando encontra uma nova aventura que ele nunca experimentou: se apaixonar. O personagem, contudo, como a própria Poppy e demais protagonistas da Quinn, é bem perfeitinho e não muda muito durante a leitura... O que é uma pena para quem, como eu, gosta de ver os protagonistas amadurecem durante a história.

Como Andrew, Poppy ama aventuras e é uma mulher inteligente e curiosa, que deseja saber sobre como tudo funciona. Nesse ponto eu gostaria que ela fosse um pouco mais ousada e não tentasse esconder sua sede por conhecimento. Mas é justamente por isso que ela forma um casal perfeito com Andrew, que se contagia com a curiosidade de Poppy e a incentiva a ser quem é. Eles são muito fofos juntos e formam uma dupla cheia de energia pronta para se meter nas maiores loucuras. 

A EDIÇÃO

Um Cavalheiro a Bordo segue a boa edição dos outros volumes da série. A tradução está excelente e não percebi erro algum no texto. A diagramação é simples (clássica de todos os romances de época da Arqueiro), mas com um bom tamanho de fonte e páginas amareladas. A capa de Um Cavalheiro a Bordoé bonita e combina perfeitamente com a trama que envolve uma caverna secreta na praia e o capitão de um navio contrabandista e agente secreto.

CONCLUSÕES FINAIS

Um Cavalheiro a Bordo foi tudo o que eu esperava. A história do romance de época é hilária do início ao fim e tem bons toques de ação, com direito a sequestro, espionagem e viagem em um navio contrabandista. A leitura é muito rápida e gostosa, e o casal protagonista, apesar de muito perfeitinho, é cativante e marcante. Infelizmente o romance demora acontecer, mas o livro tem boas cenas de paixão mais para o finalzinho... Agora é contar os dias para o lançamento do próximo volume da saga dos Rokesbys!


Título: Um Cavalheiro a Bordo
Título original: The Other Miss Bridgerton
Série: Os Rokesbys 
Volume: 3
Autora: Julia Quinn
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580419993
Ano: 2019
Páginas: 288
Compre: Amazon

Conheça os outros livros da Julia Quinn:

Viewing all articles
Browse latest Browse all 844