Quantcast
Channel: Mademoiselle Loves Books
Viewing all articles
Browse latest Browse all 844

Resenha: Para Ler Como Um Escritor - Francine Prose

$
0
0

A PROPOSTA DO LIVRO

Cada escritor tem seu método, mas todos geralmente concordam que, para exercer bem o ofício de escrita, antes precisamos ser bons leitores. Partindo dessa ideia, Francine Prose, romancista americana, escritora de contos, ensaísta, crítica e professora de literatura, bolou a obra Para Ler Como Um EscritorUm guia para quem gosta de livros e para quem quer escrevê-los. O livro é dividido em 11 capítulos, mas conta ainda com uma apresentação, um posfácio, uma entrevista com a autora e listas de livros internacionais e nacionais para ler imediatamente. 

O primeiro capítulo fala sobre Leitura Atenta, conceito que fundamenta o método de Prose para tornar um leitor em um bom leitor e, logo, um escritor melhor ainda. A autora argumenta que toda pessoa, conforme ganha experiência de leitura, vai se tornando cada vez mais competente nessa habilidade, a ponto de poder saltar palavras de uma frase e ainda conseguir entendê-la ou de devorar uma página rapidamente através da leitura dinâmica. Contudo, Prose defende que, por mais que isso nos torne mais eficientes na leitura, deveríamos tomar o caminho contrário caso queiramos “ler como um escritor”. 

O nome de Leitura Atenta é bem autoexplicativo. O que Para Ler Como Um Escritor defende é que, se passarmos a mais uma vez ler com completa atenção no que estamos fazendo, dedicando tempo para palavra por palavra, analisando estruturas de frases e técnicas de narrativa enquanto lemos, basicamente já estaríamos a meio caminho andado de nos tornarmos bons escritores. Proseé da opinião, com a qual concordo veementemente, de que a observação é uma das melhores maneiras de se aprender na vida e na literatura. Ler boas obras de forma atenta é uma maneira eficiente de se aprender o que é boa literatura. E, mais do que isso, entendendo como outros autores contaram suas histórias e expuseram seus personagens, podemos começar a desenvolver nosso próprio estilo de escrita seguindo os modelos já existentes, ou justamente tentando fazer o contrário deles.

Assim, após nos propor a fazer uma leitura atenta de qualquer texto que pare em nossas mãos, Prose passa para a parte mais didática de sua obra, ou seja, nos capítulos seguintes, ela se utiliza de autores e obras famosas e reconhecidas, de John Le Carré a Tchekhov, de Anna Karenina a Orgulho e Preconceito, para nos ensinar e refletir sobre a construção e escrita de palavras, frases, parágrafos, narração, personagens, diálogos, detalhes e gestos em literatura. Para cada um desses temas, a autora recorta trechos de várias obras e as analisa, mostrando como diferentes autores dividiam seus parágrafos ou descreviam gestos, por exemplo. 

Ainda há, no final, um capítulo sobre as lições literárias de Tchekhov, um dos autores favoritos de Prose, e sobre como ler pode ser uma forma de criar coragem para o ato de escrever. Já o posfácio do livro é assinado por Italo Moriconi, que se utiliza do método de leitura atenta de Prose para analisar brevemente o estilo e técnicas de escrita de autores e obras brasileiras, como Dom Casmurro.


VALE A PELA LER?

Esse ano decidi que queria estudar sobre escrita, um dos meus hobbys favoritos, e Para Ler Como Um Escritoré uma das obras já traduzidas para o português que mais vejo recomendações por aí. Assim, apesar do livro não ter alcançado todas as minhas expectativas, acabei gostando bastante. Prose tem uma narrativa objetiva e fluida, contudo, a leitura não é rápida de maneira alguma. Para Ler Como Um Escritor não é uma livro extenso, mas, por se valer de muitos exemplos, menções e trechos a autores e obras, acaba que o ritmo dela se torna mais lento com o grande número de informações.

Eu levei mais de um mês para terminar Para Ler Como Um Escritor e, honestamente, acho que foi o tempo perfeito para um livro tão rico. Conforme ia lendo e pegando as dicas da autora sobre um determinado tema, gestos, por exemplo, eu começava a observar como o autor de outro livro que eu estava lendo, de ficção, fazia para descrever com um personagem se movia e se expressava corporalmente ao longo das cenas. De fato, eu acho que vale a pena fazer essa dinâmica de teoria e prática com Para Ler Como Um Escritor, ou seja, ler um capítulo de cada vez e depois dedicar um tempo de pausa para analisar em outras obras como o tema foi desenvolvido.

Para Ler Como Um Escritoré, como promete, um guia de leitura atenta para escritores, contudo, não possui um ar didático propriamente dito. Um dos pontos mais positivos para mim é que Prose não diz ou ensina como se faz alguma coisa em escrita criativa, pelo contrário, ela dá vários exemplos, muitos deles opostos, sobre como aquilo pode ser feito através de obras conhecidas e que marcaram a literatura e a vida dela de alguma forma. Eu gostei que a autora conta alguns casos da sua história pessoal e de sua carreira como professora de literatura. Ela claramente possui uma grande experiência teórica e prática de escrita, sendo professora do tema e escritora, então não prega um certo ou errado e sim a ideia de que o escritor precisa conhecer como os demais fazem para ter uma base para desenvolver seu próprio método de contar histórias.

Diferente do que o subtítulo de Para Ler Como Um Escritor promete, não acho que esse é um livro tão interessante assim para quem só gosta de ler livros. Mas, para qualquer pessoa que sonhou pelo menos por um segundo em ser um escritor, a obra vale muito a pena ser lida. Além de poder te dar uma ideia prática sobre o processo de escrita, mostrando diferentes formas de construir diálogos ou dividir parágrafos, por exemplo, Para Ler Como Um Escritor ainda traz uma infinidade de menções e recomendações de livros grandiosos e bem escritos, que além de inspiração, podem servir de muita diversão, claro. 

A EDIÇÃO

Para Ler Como Um Escritor tem uma boa edição. A diagramação é simples, mas achei as letras muito pequenas (apesar de terem uma fonte fofa). A tradução está excelente e não encontrei qualquer erro no texto. Eu gostei que, aqui no Brasil, o livro ganhou uma apresentação e posfácio de Italo Moriconi. Eles tornaram a obra mais completa, especialmente ao mostrar como o método da autora de leitura atenta pode ser aplicado a livros brasileiros. A entrevista com a autora, no fim de Para Ler Como Um Escritor, também é bastante interessante. E além do conteúdo, o livro me conquistou pela  bela capa. As lombadas coloridas são perfeitas para uma obra que fala tanto sobre literatura.



Título: Para Ler Como Um Escritor
Subtítulo: Um guia para quem gosta de livros e para quem quer escrevê-los
Título original: Reading Like a Writer: A Guide for People Who Love Books and for Those Who Want to Write Them
Autora: Francine Prose
Editora: Zahar
ISBN: 9788537800614
Ano: 2008
Páginas: 320
Compre: Amazon

Viewing all articles
Browse latest Browse all 844