Quantcast
Channel: Mademoiselle Loves Books
Viewing all articles
Browse latest Browse all 844

Resenha: A Casa de Vidro - Anna Fagundes Martino

$
0
0

A HISTÓRIA

Eleanor cresceu em uma tranquila casa de campo no interior da Inglaterra do século XIX. Apesar de ter uma vida luxuosa, ela se sentia presa a um mundo de regras sociais rígidas demais para uma jovem tão curiosa. E é justamente por sua sede por conhecimento que Eleanor não pode deixar passar um estranho fato que acontece em seus jardins. Desde que Sebastian, um misterioso, estranho e belo homem, se tornou jardineiro do lugar, as flores e plantas mais magnificas crescem do dia para a noite, quase que com um passe de mágica.

“Sim, somente flores: como as que ela via em sonhos, como as que ela imaginava que adornavam seus cabelos quando ela era criança em seus bailes com fadas.”

Assim, mesmo sabendo que deveria se manter longe dele, Eleanor fica cada vez mais atraída por Sebastian, o que pode acabar sendo sua ruína. Já idosa, todas essas memórias voltam a Eleanor quando Stella surge em sua estufa abandonada. Fazia décadas que nada crescia naquela casa de vidro, mas a presença de Stella provoca tanta vida quanto a de Sebastian muitos anos antes. Contudo, essa história, assim como a verdadeira natureza de Stella, é um segredo que Eleanor ainda não sabe se seu filho, Mark, está preparado para compartilhar.  

A SÉRIE

A Casa de Vidro faz parte da coleção As Estações. Até o momento, a saga ganhou mais duas noveletas (história maior que uma crônica e menor que um conto), uma chamada Um Berço de Heras, que introduz novos personagens ao mesmo tempo em que continua a história de Stella e Mark, e outra nomeada de Os Filhos do Pôr-do-sol.


VALE A PENA LER?

A Casa de Vidroé uma história rápida e cativante sobre uma relação inusitada que desafia as regras rígidas da Inglaterra Vitoriana e das divisões entre o mundo dos humanos e de criaturas mágicas com o poder de criar vida. Com um cenário interessante, uma estufa de vidro florida, e toques de magia e mistério, a leitura da noveleta é gostosa. Mas, justamente por se tratar de uma narrativa curta, algumas perguntas (a origem desse seres mágicos, por exemplo) ficam sem resposta.

Também senti falta de uma revisão mais completa no texto, que apresenta algumas frases estranhas e erros (como palavras repetidas e vírgulas desnecessárias). Entretanto, a narrativa da autora é boa, com toques bem-vindos de lirismo. Por ser tão curtinha e gostosa, e estar disponível em versão digital apenas, mas gratuitamente na Amazon, a leitura de A Casa de Vidro vale muito a pena. Fiquei curiosa para ler mais obras da autora, assim como a continuação, Um Berço de Heras.

QUOTES FAVORITOS

“A menina um dia tinha dito que queria um castelo só para si, como os das princesas: o dono da casa lhe deu aquela construção de vidro. Não era bem o que ela imaginava, mas logo ocupou o lugar à sua maneira: fazia festas imaginárias e chás da tarde com suas bonecas debaixo das cúpulas transparentes, enchendo os cabelos com as flores que cresciam no terreno aquecido e brincando com fadas que só seus olhos poderiam ver.”

“— Vocês têm uma obsessão por isso de normal— ele disse, a voz muito baixa.— Não faz sentido. Não entendo. O que seria isso? E quem decide?
— Bem, certamente não sou eu — Eleanor admitiu.
— Se não é você quem decide, por que então se preocupa tanto? São só flores.”

“Deveria ter ficado longe, sabia: aquele delírio era perigoso e aquele homem tinha língua envenenada. Mas a curiosidade era ainda mais forte do que o medo; aquilo que sentia formigando debaixo dos punhos, debaixo das têmporas e das costelas, não sossegava enquanto não o via”


Título: A Casa de Vidro
Série: As Estações
Volume: 1
Autora: Anna Fagundes Martino
Editora: Dame Blanche
ISBN: 9788592997007
Ano: 2016
Páginas: 81
Compre:Amazon

Viewing all articles
Browse latest Browse all 844