Quantcast
Channel: Mademoiselle Loves Books
Viewing all articles
Browse latest Browse all 844

Resenha: The Bride Test - Helen Hoang

$
0
0

A HISTÓRIA

Khai Diep sempre soube que era diferente e quando criança, foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista. Mas, para ele, não é sua condição que explica sua incapacidade de sentir emoções. Claro que ele se irrita quando a mãe tenta arrumar noivas para ele ou quando o tocam sem permissão. Mas após perder seu melhor amigo, Khai passou a acreditar que sentimentos mais complexos, como luto ou amor, estão bem longe da sua capacidade. E é por isso que Khai não quer se relacionar com ninguém, para evitar que se decepcionem quando ele não cair apaixonado como nos filmes.

Esme Tran assume esse nome quando recebe uma proposta que pode mudar a sua vida. Seu pai é um americano que ela nunca conheceu, assim, a garota sempre encontrou dificuldades em sua juventude nas partes mais pobres do Vietnã, no qual seus olhos claros eram vistos com desconfiança. Esme sabe que o amor existe, mas quando achou que tinha encontrado o homem certo, acabou engravidando e tendo que largar os estudos para trabalhar.

Assim, apesar de dizer para si que está indo para os Estados Unidos se casar com o filho de uma família imigrante rica, Esme no fundo está procurando muito mais. Talvez ela possa não só resolver seu passado como descobrir seu futuro no novo país. Aos poucos, Esme vai se reinventado e imaginando que tipo de vida incrível poderia construir no lugar. Contudo, o homem com o qual ela deveria se casar não está nem um pouco interessado nela. O contrário já não é verdadeiro. 

Esme descobre que Khai é um cara bonito, inteligente e divertido, mas com uma casca fria que ela não consegue quebrar. Será que Esme mais uma vez vai acabar se apaixonando por um homem que não a quer? Só que, no fundo, Khai está fascinado com a mulher que entra como um furação em sua vida. Esme bagunça toda a sua casa e a sua rotina, desafia tudo o que ele achava ser verdadeiro sobre o mundo e si mesmo. Mas Khai sabe que nunca irá amá-la... mesmo que ele não consiga mais se separar dela.


A SÉRIE

The Bride Test é o segundo livro da série The Kiss Quotient, de Helen Hoang. Contudo, cada livro pode ser lido de forma independente. No volume 1, Os Números do Amor, acompanhamos uma releitura do filme Uma Linda Mulher, em que uma mulher autista, Stella, contrata um acompanhante profissional, Michael, para ensiná-la a se relacionar melhor com o sexo oposto.

Nesse volume 2, The Bride Test, o mocinho é um primo de Michael, Khai, que também é autista e passa por um período de autodescoberta quando sua mãe arranja uma noiva estrangeira para ele, Esme, que está determinada a seduzi-lo. No volume 3, The Heart Principle, é a vez do irmão de Khai, Quan, se apaixonar. Mas Quan está obcecado por uma mulher que está noiva de outro e, Anna, a irmã dela, fará de tudo para impedir que ele estrague o compromisso, nem que para isso precise seduzi-lo.

- Leia a resenha de Os Números do Amor - vol. 1

A TRAMA

Após me apaixonar completamente por Os Números do Amor, esperei ansiosamente pelo lançamento do segundo livro, só para me decepcionar quando a editora simplesmente não lançou ou deu previsão de lançamento para a obra aqui no Brasil. Assim, decidi ler The Bride Test em inglês e em versão digital mesmo e acabei tendo horas deliciosas de diversão com o livro.

Como o anterior, a trama de The Bride Test parte de um clichê romântico (casamentos arranjados) para se tornar algo muito maior e que eu jamais esperaria. Primeiramente, apesar de mostrar as dificuldades de Khai em se relacionar com as pessoas, o fato foi abordado diferente de Os Números do Amor, sendo que o fato dele estar no Espectro Autista não é relembrado o tempo inteiro e, mesmo entendendo que grande parte das suas dificuldades vem disso, a sensação que temos é de estar lendo sobre problemas que qualquer pessoa teria. Assim, só por isso The Bride Test já se mostrou bem distinto de Os Números do Amor

Em segundo lugar, é através de Esme que temos o melhor aspecto da trama: uma história de crescimento e descobrimento de uma jovem imigrante na América. Apesar de na sinopse e no início do livro Esme nos ser apresentada como uma mulher que só quer seduzir Khai para se casar, ela logo vai percebendo que pode fazer muito mais com seu tempo no novo país e começa a trabalhar duro para alcançar um futuro melhor. É incrível ver a superação de Esme quando ela percebe que pode ter muito mais e se esforça para se educar e crescer.

Helen Hoang tem uma habilidade incrível para misturar temáticas sérias com momentos divertidos e apaixonantes. Apesar de abordar as dificuldades de ser uma pessoa que não se encaixa nos padrões, seja por Khai, que é autista, ou Esme, que é imigrante e filha de uma vietnamita com um americano, The Bride Test ainda é um romance fofo, divertido e sensual. Acompanhamos nosso casal protagonista dividindo uma casa, indo a três casamentos e um funeral durante um verão hilário e apaixonante. O livro me fez gargalhar do início ao fim, assim como me emocionar conforme os mocinhos iam se redescobrindo, para me presentear com um final doce e bem-humorado típico de filme, mas que foge dos clichês.

A NARRATIVA

Foi muito interessante conhecer a escrita da Helen Hoang em sua língua original. Como na versão traduzida para o português, ela tem uma narrativa rápida e afiada, além de bem-humorada. Sem se preocupar em ser extremamente detalhista, a autora entrega diálogos ligeiros e hilários, assim como um pouquinho do que se passa na cabeça e no coração dos mocinhos. Foi muito interessante ver uma versão mais complexa de Khai, que aparece rapidamente no primeiro livro, e ver, especialmente, que, apesar de ser autista, ele é completamente diferente da Stella. 

Senti que a narrativa, mesmo sendo em terceira pessoa, foca um pouco mais em Khai e essa foi uma interessante e boa escolha. A narrativa tem uma linguagem mais “masculina”, por assim dizer, não nos poupando de xingamentos, por exemplo, ou observações sobre o aspecto sensual do relacionamento de Esme e Khai. Contudo, já aviso que The Bride Test tem muito menos sexo e cenas explícitas do que Os Números do Amor, o que é totalmente coerente com a trama. Enquanto Stella e Michael se aproximam justamente porque ela não sabia lidar com sexo, a história de Esme e Khai se volta mais especialmente para as dificuldades sociais e relacionais, em um sentido mental e emocional, de ambos.

OS PERSONAGENS

Foi bom rever alguns dos nossos personagens mais queridos de Os Números do Amor, como Quan e Michael, mas The Bride Test dá foco completo aos seus protagonistas, o que é compreensível, pois eles possuem personalidade para dar e vender.

Khai, mostrado rapidamente como um homem frio e centrado no livro anterior, ganha facetas multicoloridas nesse volume. Ele é mesmo uma pessoa que leva uma rotina rígida (como a maioria dos indivíduos no Espectro Autista) e se joga completamente no trabalho, mas está longe de ser frio. Apesar de não acreditar no amor, Khai faz de tudo para não decepcionar as pessoas que gosta e quer o melhor para todos ao seu redor. Inteligente e fofo, é muito bom vê-lo crescer ao longo do livro e entender que ele é sim diferente e nem sempre vai se encaixar, mas que pode pertencer a um só lugar e pessoa e é capaz de sentir emoções.

Esme é uma mocinha que sente demais, especialmente por sua família, para quem quer dar um futuro melhor. Contudo, achei bacana que, mesmo não estando no espectro, como Khai ela tem dificuldades de se encaixar e se relacionar com outras pessoas. Inteligente e esforçada, ela começa a ver valor em si mesma e não só lutar pelo que quer, como descobrir novos sonhos. É cativante ver Esme se empoderar ao longo de The Bride Test, não se prendendo a toda a ideia de que só conseguirá ter um futuro se seduzir Khai. Na verdade, ela nunca fez isso muito bem. No fundo, como Khai, ela só queria se conectar com alguém, amar e ser amada. E quando os dois se permitem a isso, formam um dos casais mais lindos e apaixonantes de romances que já vi. 

CONCLUSÕES FINAIS

Eu poderia passar mais uns bons dias falando sobre como The Bride Testé incrível. Para resumir, o livro é uma comédia romântica que parte de um clichê delicioso (casamentos arranjados) para se tornar um romance arrebatador sobre se redescobrir e se deixar ser amado. Com um homem autista e uma mulher imigrante como protagonistas, a obra nos ensina que está tudo bem ser diferente e que você não precisa se encaixar para conquistar seus sonhos e ser feliz. Com casamentos, funerais, passeios de moto, buscas por pais perdidos, idas ao hospital e muito mais, The Bride Testé um romance hilário, que nos faz rir do início ao fim, mas também torcer pelos personagens e até quase chorar de emoção. Enfim, a leitura foi melhor do que eu imaginava e não posso recomendá-la o suficiente para todos.

Título: The Bride Test 
Série: The Kiss Quotient
Volume: 2
Autora: Helen Hoang
Editora: Berkley
ASIN: B07CWDWZ1P
Ano: 2019
Páginas: 320
Compre:Amazon

Viewing all articles
Browse latest Browse all 844