Quantcast
Channel: Mademoiselle Loves Books
Viewing all articles
Browse latest Browse all 844

Resenha: Em Queda Livre - L.M. Halloran

$
0
0

A HISTÓRIA 

Amelia Sloané uma jovem que acredita estar além de qualquer reparo. Viciada em adrenalina, seu hobby favorito, além de atividades perigosas como surfar e pular de paraquedas, é quebrar pessoas. A única pessoa com a qual Mia se importa de verdade é seu irmão gêmeo Jameson. E quando ele insiste em internar Mia em uma clínica terapêutica chique no meio do deserto, ela não vê opção a não ser aceitar. Apesar de que, dessa vez, Mia jura que não causou o acidente de carro de propósito. Dessa vez.

Dr. Leo Chastaié o terapeuta de Mia, a primeira pessoa em anos que consegue ver através de suas barreiras emocionais e humor ácido. O que mais surpreende Mia, contudo, é o quanto ela se sente atraída pelo belo e inteligente doutor. E por mais que Leo seja a ética profissional em pessoa, Mia também consegue ver através dele. 

Em suas sessões diárias, Mia faz de tudo para provocar Leo, até finalmente conseguir perceber que ele também se sente atraído por ela. Um relacionamento entre eles seria a coisa mais perigosa e errada que Mia poderia fazer. E ela simplesmente não conseguirá resistir por muito tempo.


A TRAMA E A MENSAGEM DO LIVRO

Quando li a sinopse de Em Queda Livre pela primeira vez, fiquei chocada e relutante em ler a obra. Como estudo psicologia, sei que dificilmente há um contexto que justifique o envolvimento romântico entre terapeuta e paciente e imaginei que a história ia me irritar muito por seguir essa trama.

Contudo, lendo opiniões muito boas sobre a obra, decidi deixar meu preconceito de lado e dar uma chance para Em Queda Livre. E acabei gostando bastante da obra. Romances proibidos são sempre mais gostosos. E, apesar do meu ceticismo, Em Queda Livre conseguiu desenvolver uma boa história de amor entre terapeuta e cliente. 

O segredo foi justamente a autora não ter romantizado o fato de que o que os protagonistas estavam fazendo não é ético. Pelo contrário, os dois assumem as consequências de suas escolhas, entre elas o medo e a culpa de estarem abusando do poder e da vulnerabilidade um do outro. Ou seja, L.M. Halloran não nos faz achar que é justificável um terapeuta/médico se envolver com um paciente, mas mostra que isso pode acontecer e, como em todo relacionamento, esse será imperfeito, com aspectos positivos e negativos.

Além da temática de romance proibido, Em Queda Livre aborda também a questão do luto e do medo de viver, assim como a importância da confiança e do apoio de amigos e familiares para quem sofre com sua saúde mental. De fato, esse é um livro que passa uma mensagem muito boa de que não há vergonha em pedir e receber ajuda, e de que todo mundo tem os seus fantasmas e monstros interiores e que juntos podemos lutar contra elas.

A história de Em Queda Livre se desenvolve com agilidade. Os diálogos profundos nos envolvem bastante e compensam pelos acontecimentos previsíveis. O livro é pouco surpreendente, mas gostoso de ler. E não decepciona nas cenas arrebatadoras de paixão entre os mocinhos.

A NARRATIVA

L.M. Halloran nome tem uma boa escrita. Como disse, são as conversas entre os personagens que nos cativam, com reflexões interessantes sobre a vida e saúde mental. A leitura flui muito bem, com toques ainda de mistério e ação e, claro, romance.

A narrativa em primeira pessoa é sobre a perspectiva de Mia e, com o jeito ácido, intenso e afiado dela de ver a vida, a escrita é carregada de ironias, provocações muitos sentimentos. Por ser narrado por Mia, acaba que Em Queda Livre não nos revela muito do mundo interior de Leo e fiquei curiosa para saber o que se passava na cabeça do personagem.

OS PERSONAGENS 

Infelizmente, talvez justamente por estarmos presos a perspectiva de Mia, os outros personagens nos soam superficiais. Até mesmo Leo, que tem bastante conflitos pessoais ao longo da história, soa raso. Ele é o doutor bonitão, inteligente e gentil por qual qualquer uma se apaixona. Contudo, faltou a ele qualquer tipo de ambição além de seu desejo por Mia.

Ela, por outro lado, enfrenta duas questões. Uma delas, claro, é sua atração por Leo. Mas, mais do que isso, a jornada de Mia no livro é sobre autodescoberta, autoaceitação e luto. O que ela realmente quer e aprende ao longo de Em Queda Livreé ser feliz. Como casal, Mia e Leo são problemáticos, mas esse é justamente um dos problemas que move essa história. Contudo, eles não deixam de ter um relacionamento que encanta e nos deixa com gostinho por mais.

Dos personagens secundárias, todos são bem divertidos, mas também pouco desenvolvidos. Fiquei especialmente curiosa para saber mais de Jameson, o irmão fofo de Mia que merecia sua própria história.


VALE A PENA A LER?

Com personagens rasos e uma trama que não surpreende, Em Queda Livre não é uma obra perfeita. Contudo, a jornada de luto e autoaceitação da protagonista nos envolve profundamente e seu quente romance proibido nos deixa vidradas na história. O livro é gostoso e rápido de ler e ainda passa uma mensagem interessante sobre a importância do apoio e cuidado com saúde mental. Eu adorei Em Queda Livre mais do que esperava e fiquei ansiosa para ler mais obras da autora.

Título: Em Queda Livre
Título original: The Fall Before Flight
Autora: L.M. Halloran
Editora: Cherish Books Br
ISBN: B086CDQG1T
Ano: 2020
Páginas: 306
*O e-book lido foi uma cortesia da editora Cherish Books Br
Encontre o livro:SkoobGoodreads
Compre:Amazon

Viewing all articles
Browse latest Browse all 844