Quantcast
Channel: Mademoiselle Loves Books
Viewing all articles
Browse latest Browse all 844

Resenha: A Adorável Loja de Chocolates de Paris - Jenny Colgan

$
0
0

A HISTÓRIA

Anna Trent acreditava que tinha acertado na vida, até sofrer um bizarro acidente na fábrica de chocolate em que trabalhava e perder três dedos do pé. Durante a longa internação, ela acaba reencontrando Claire, sua ex-professora de francês. Mesmo debilitada pelo câncer, Claire não acredita que uma garota com tanto potencial pode acabar assim, deprimida e presa na mesma cidade em que nasceu.

Assim, Claire faz algo que jamais imaginou fazer novamente. Ela desenterra o passado e arruma um emprego para Anna em Paris. Claro que a garota não sabe fazer chocolate de verdade, mas teria que ser louca para recusar uma temporada em uma das lojas de chocolate mais famosas da capital francesa. 

É assim que Anna acaba embarcando para a França, onde passa a morar com o fascinante Sami e trabalhar com o famoso chocolatier Thierry Girard. Apesar do chefe ter toda a paciência do mundo com ela, seus outros colegas, como o sedutor Frédéric, estão céticos quanto a sua capacidade de aprender a apreciar e, mais difícil ainda, fazer chocolate artesanal de verdade.

Mas Anna está determinada a não decepcionar Claire e, mais do que isso, descobrir o que diabos se passou entre ela e Thierry quando os dois eram jovens. A curiosidade de Anna também fica aguçada quando ela conhece o mal-humorado e talentoso Laurent. O filho renegado do seu chefe parece querer manter tanta distância dela quanto da loja de chocolates. Contudo, o coração sedento por finais felizes de Anna pode fazer com que Laurent se reaproxime não só do pai...

A NARRATIVA E A TRAMA

Esse é o terceiro livro de Jenny Colgan que leio e, apesar de nenhum deles ter se tornado meu favorito da vida, já virei fã da autora escocesa. Com seu humor tipicamente britânico, a narrativa pode ser um pouco descritiva e cansativa demais em alguns pontos. Contudo, os diálogos bem humorados e situações semi-absurdas de Colgan fazem o leitor rir do início ao fim.

A Adorável Loja de Chocolates de Paris é narrado pela perspectiva de Anna, mas contém alguns trechos em terceira pessoa, especialmente os que retratam a história de Claire e Thierry no passado. Eu gosto muito que a autora sempre mostre a perspectiva de outros personagens em seus livros, mesmo que rapidamente.

A Adorável Loja de Chocolates de Paris traz uma daquelas histórias que equilibra bem pequenos exageros que nos fazem rir bastante e acontecimentos corriqueiros com os quais nos identificamos. Apesar de ter boas doses de romance, esse é um livro sobre família e autodescoberta, sobre se libertar de amarras e preconceitos e viver a vida intensamente. Nenhuma surpresa que derramei umas boas lágrimas ao longo da leitura.

Achei o começo da obra lento, mas quando Anna vai para Paris é impossível se encantar com suas deliciosas aventuras na cidade da luz. Também é incrível conhecer os bastidores de uma loja de chocolates artesanais. 

Obviamente, A Adorável Loja de Chocolates de Parisé uma obra de dar água na boca. Da metade para o final, a trama fica bastante ágil com desencontros e reencontros amorosos. Contudo, o desfecho é tão lindo e tão realista que parte o nosso coração um pouquinho, mesmo tendo sido uma resolução perfeita para a trama.


OS PROTAGONISTAS

O melhor de A Adorável Loja de Chocolates de Paris são, sem sombra de dúvida, seus personagens. Acompanhamos simultaneamente dois casais com histórias bem parecidas. No passado temos Claire e Thierry em um quente e romântico caso de verão. No presente, é a vez de Anna e Laurent passaram por uma paixão confusa e muito divertida.

Os quatros protagonistas são bastante únicos e amadurecem muito ao longo do livro. Anna, claro, como narradora, é quem mais muda. No começo, a vemos como uma jovem deprimida e sem perspectiva para o futuro, mas que, com sua antiga professora, aprende a sonhar de novo e superar suas dificuldades, inclusive a perda de três dedos nos pés. Gostei muito que a autora tenha mostrado como algo assim pode ter tanto impacto emocional em alguém e como a trajetória de aceitação de uma deficiência é difícil, mas possível.

Laurent, seu par romântico e fofo, precisa encarar seu conflito com o pai de uma vez por todas e deixar mágoas passadas para trás. Claire vive uma situação semelhante. Frágil pelo câncer, ela precisa reviver suas memórias mais felizes e arrependimentos mais profundos diante a possibilidade da morte. Mas a lição que a personagem passa não é amargurar-se pelo passado e sim se libertar dele aceitando-o como ele foi e se agarrando ao que de melhor temos agora. 

Mais do que isso, Claire nos ensina o poder de um sonho e do amor. Já o gigante e divertido Thierry aprende que há várias formas de amar e cada pessoa pode ser especial de uma maneira diferente. Quando confrontados pelas memórias, ele precisa aprender a deixar as pessoas irem e, mais do que isso, valorizar aquelas que continuam ao seu lado.

A Adorável Loja de Chocolates de Paris também traz alguns personagens secundários muito incríveis e hilários. Meu favorito foi de longe Sami, um figurinista bissexual que mais que merecia um livro só seu!

VALE MESMO A PENA LER?

A Adorável Loja de Chocolates de Paris teve um começo lento, mas logo se tornou uma história emocionante e de dar água na boca. A trama sobre autodescoberta e segundas chances na vida e no amor é deliciosa, ainda mais por causa de seu cenário incrível: uma loja de chocolates artesanais na cidade mais romântica do mundo. 

Com alguns acontecimentos exagerados, o livro nos faz gargalhar em alguns pontos, mas nos emocionar em outros, com personagens que amadurecem muito ao longo da trama. A narrativa é um pouco cansativa em alguns pontos, mas não tira o brilho do livro. A Adorável Loja de Chocolates de Paris foi uma excelente leitura, que recomendo para todos os fãs de romances fofos que nos fazem viajar e, claro, quem ama chocolate.


Título: A Adorável Loja de Chocolates de Paris
Título original: The Loveliest Chocolate Shop in Paris
Autora: Jenny Colgan
Editora: Arqueiro 
ISBN: B0885HNLBW
Ano: 2020
Páginas: 343
Compre:Amazon 
Encontre o livro:Skoob - Goodreads
*O exemplar lido foi uma cortesia da editora Arqueiro

Da mesma autora:

Viewing all articles
Browse latest Browse all 844