Quantcast
Channel: Mademoiselle Loves Books
Viewing all articles
Browse latest Browse all 844

Resenha: Ônix - Jennifer L. Armentrout

$
0
0

ATENÇÃO: contém spoilers do livro anterior, "Obsidiana"

A HISTÓRIA

Mudar para uma cidade nova ficou ainda mais difícil quando Katy descobriu que os seus colegas e vizinhos, Dee e Daemon, são alienígenas. Pior foi ser atacada por outra espécie inimiga deles, os Arum, e acabar ficando conectada a Daemon.

Ele quebrou várias leis de seu povo para salvar a vida de Katy e ela é muito grata. Mas isso não significa que Daemon possa usar a bizarra conexão alienígena que há entre eles agora para apagar como ele a tratou no passado.

Katy ainda está magoada pelo início conturbado do relacionamento dos dois e não acredita quando Daemon revela que está começando a gostar dela. Ele ainda é irritante e convencido, mas trata Katy como se ela fosse a única e melhor garota do universo. E sim, ela fica tentada a cair nos braços desse fofo Daemon, mas e se tudo não passar de uma artimanha dele para magoá-la de novo?

Mas mais que dramas amorosos, Katy precisa lidar com as mudanças estranhas que começam a ocorrer com ela. E quando um garoto novo chega prometendo ser a solução para seus problemas, e o objeto de ciúmes de Daemon, Katy precisa fazer uma escolha e guardar segredos sombrios. 

E com os Arum e o Departamento de Defesa praticamente colados em seu pescoço, Katy percebe que talvez nunca volte a ter uma vida normal. E que ela nem quer uma, se isso significa ficar longe de certo alienígena irritante e apaixonante.


A SÉRIE LUX

Ônix é o segundo volume da série Lux, saga da norte-americana Jennifer L. Armentrout. A série traz o romance conturbado e apaixonante entre uma humana e um alienígena de uma espécie chama Luxen, e conta com 5 livros e 2 contos. Os volumes NÃO são independentes, ou seja, não dá para ler o volume 2, 3, 4 e 5 sem ter lido o 1 e anteriores.

Shadows, o conto 0.5, é um prequel, ou seja, se passa antes de Obsidiana e Ônix e conta a história do romance proibido de Dawson, irmão de Daemon e Dee, com uma menina chamada Bethany. Oblivion, o conto 1.5, traz a mesma história que Obsidiana pelos olhos de Daemon, com bônus também de Ônix (livro 2) e Opala (livro 3).

Existem ainda outras obras que se passam no mesmo universo. Obsession é um spin-off único e um romance adulto. Nesse livro, um alienígena da raça Arum é obrigado a vigiar e proteger uma humana, por quem acaba se sentindo atraído. 

A saga Lux também deu origem a outra série, a trilogia Estrelas Negras. A série de ficção cientifica começa com A Estrela Mais Escura e se passa em um pós-guerra de humanos contra Luxen, no qual uma adolescente humana se envolve com a resistência alienígena.

Conheça os outros volumes da série Lux:


A NARRATIVA 

Ônix começa pouco depois do final de Obsidiana, com Katy nem um pouco feliz de estar conectada a Daemon. Mais uma vez temos a narrativa em primeira pessoa sob o ponto de vista dela. A escrita continua jovem e engraçada, com um ritmo rápido e instigante. Com diálogos cheios de farpas e cenas que vão de lutas a sedução, Ônix tem uma aura de romance proibido, mistérios sombrios e batalhas perigosas. 

O tom da narrativa é de tensão, tanto em relação ao relacionamento dos protagonistas como dos segredos que o mundo dos alienígenas carregam. Assim, as páginas voam e deixam o leitor eletrizado do início ao fim, além de com um gostinho por mais no final surpreendente.

A TRAMA

O que mais me cativou em Ônix foi a diversidade de acontecimentos e cenas na história. As reviravoltas da trama são, em grande parte, previsíveis, mas ainda assim emocionantes de ler. Gosto demais como a autora consegue equilibrar os dramas de ensino médio e namoro da mocinha com tramas mais amplas, relacionadas a vida, cultura e batalhas das duas raças alienígenas da saga.

Mas apesar de ter muitos mistérios, a trama de Ônix não enrola e a cada poucos capítulos nos deparamos com uma revelação chocante que vira ainda mais de cabeça para baixo a vida da protagonista. Contudo, enquanto aprende sobre aliens, poderes, política, Katy ainda vive um romance intenso e uma disputa de vontades fofa e hilária com Daemon.

Ônix nos faz tanto rir, e suspirar, como ficar na beiradinha do cadeira, querendo saber o que vai vir a seguir. O final, novamente, mesmo que esperado, é de tirar o folêgo e me deixou bastante ansiosa para devorar os próximos volumes da série.


OS PERSONAGENS 

O mais surpreendente de Ônix é, talvez, a jornada dos seus protagonistas. Vemos uma Katy ainda mais forte, que não vai se deixar cair na lábia do Daemon só porque ele decidiu que agora é bonzinho. Gostei que ela não perdoou facilmente o comportamento passado dele, mas esse conflito não precisava ter se estendido por tanto tempo.

Nesse livro Katy dá um mergulho sem volta no mundo alien dos Luxen e começa a perceber que está tudo bem sua vida, assim como ela, não ser mais normal. É interessante que, agora, ela comece a ter escolha e poder dentro do mundo de Daemon, o que equilibra mais a relação dos dois.

Se em Obsidiana Daemon é aquele canalha que todas odiamos amar, ele está um verdadeiro príncipe do cavalo branco em Ônix. Ou seja, ainda irritante e possesivo, mas uma fofura impossível de resistir. É muito bom ver um lado mais humano e gentil de Daemon, mas a autora foi sábia em mostrar mudanças nele sem tirar sua personalidade provocadora que é parte do seu charme.

O relacionamento de Katy e Daemon é uma verdadeira montanha-russa nesse livro, mas passa por momentos necessários, como Katy questionando se Daemon realmente gosta dela e se pode superar como ele a tratou no passado. Outro ponto importante é o próprio Daemon tentando encontrar o equilíbrio entre ser protetor (e sufocante) e ser parceiro de Katy.

Mais uma vez fiquei feliz com a participação de Dee, ela sempre acrescenta leveza e humor a história, mesmo que tenha ganhado nuances mais sérias em Ônix. Também temos alguns personagens novos que, infelizmente, dá pra saber logo na cara de que lado estão, mas que movimentam bastante a trama.


A EDIÇÃO 

A edição de Ônix está tão boa quanto a primeira. A tradução ficou excelente e não vi erro algum no texto. O tipo e tamanho de fonte são agradáveis e a diagramação simples é como a do primeiro livro. Por mais que os modelos da capa não lembrem a Katy e Daemon (nem em descrição física e muito menos em idade), eu gosto do ar sombrio e romântico que as imagens têm. E, em Ônix, o título do livro é bastante brilhante, um toque merecido para uma obra tão sensacional.

CONCLUSÕES FINAIS

Apesar de seus desdobramentos serem previsíveis, Ônix é uma história que me prendeu do início ao fim. A narrativa ágil e com diálogos divertidos dá o tom jovem e instigante necessário para a obra, que mistura bem romance adolescente, ação sobrenatural e mistérios sombrios. Os personagens ainda amadurecem ao longo da trama, Katy se tornando ainda mais forte e Daemon mais cativante, isso tudo sem perder sua personalidade. Eu adorei Ônix e estou cada vez mais apaixonada pela série! Recomendo sem hesitar!


Título: Ônix
Título original: Onyx
Série: Saga Lux
Volume: 2
Autora: Jennifer L. Armentrout
Editora: Valentina
ISBN: 9788565859899
Ano: 2016
Páginas: 416
*O exemplar lido foi uma cortesia da Editora Valentina
Compre: Amazon
Encontre o livro:Skoob - Goodreads

Conheça mais obras da autora:

Viewing all articles
Browse latest Browse all 844