Além de compartilhar o meu amor pelos livros, as minhas opiniões e dicas de leituras, um dos meus propósitos com o Mademoiselle é incentivar, sempre que posso, mais e mais pessoas a praticarem o hábito de ler e a paixão pela literatura. Eu realmente acredito que os livros mudam pessoas e também sociedades inteiras, por isso fico feliz sempre que encontro uma pessoa ou um projeto que, como eu, deseja espalhar cultura, histórias e o amor pelos livros! E hoje vim justamente para falar sobre um iniciativa assim!
Criada em dezembro de 2008 e gerida, hoje, pela Trensurb (empresa de metrô de Porto Alegre), a Biblioteca Livros sobre Trilhos proporciona empréstimos gratuitos de livros a seus associados, em sua grande maioria usuários do metrô da Grande Porto Alegre e Vale dos Sinos. Em abril de 2010, a Livros sobre Trilhos recebeu o título de “Biblioteca do Ano 2009", em evento realizado pela Câmara Rio-Grandense do Livro. No mês de outubro de 2014, foi a vez da biblioteca receber o Prêmio Top Cidadania, oferecido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS).
A biblioteca conta com 6,5 mil livros dos mais diversos gêneros: literatura brasileira, autoajuda, best-seller, infanto-juvenil, artes, história, etc. Com mais de 4 mil sócios, a Livros sobre Trilhos já contabiliza mais de 50 mil empréstimos. O acervo é todo mantido através de doações, por isso é importante a contribuição e ajuda de todos para que ele possa continuar crescendo e atendendo os leitores. A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, na plataforma de embarque da Estação Mercado. E para utilizar o serviço, é necessário apenas fazer um cadastro gratuito. Os leitores são cadastrados e recebem uma carteira de identificação com código de barras para usar o serviço. A partir daí, podem retirar os livros de seu interesse sem custo algum e desfrutar do mundo da leitura.
Incrível essa iniciativa, não? O projeto é bastante inovador e torna fácil e prático o acesso aos livros para quem usa o metrô de Porto Alegre, além de incentivar os usuários do transporte a ter maior contato com a literatura e hábito de leitura! Para quem não mora em Porto Alegre, como eu, a Biblioteca Livros sobre Trilhosé um exemplo imenso de como um projeto simples, mas bem pensado e organizado, pode atingir um número imenso de pessoas e, quem sabe, até mesmo mudar as suas vidas e modo de pensar!
E se vocês curtirem a ideia e o trabalho da Biblioteca Livros sobre Trilhos tanto quanto eu, não deixem de comentar nesse post e, claro, de divulgar a iniciativa por aí e, até mesmo, a fazer algo parecido na sua cidade! Também convido a todos para conhecer a página da Biblioteca no Facebook, além de compartilharem sempre as novidades do acervo deles, a página também posta muito conteúdo divertido!