Ler é uma das melhores coisas que existe nessa vida, sem sombra de dúvida, mas ser um apaixonado por livros tem lá suas desvantagens... E no post de hoje vim falar sobre algumas delas, mais especificamente 7 situações ou coisas que tiram qualquer leitor do sério! Vamos lá?
1 - Ter sua leitura interrompida
Óbvio, mas verdadeiro! Existe coisa pior do que você estar lá, todo lindo e feliz, mergulhado na sua leitura e aí surge um infeliz para conversar com você ou te pedir para fazer alguma coisa?! Particularmente, acredito que deveria existir uma lei proibindo as pessoas de interromperem outra enquanto ela está lendo! Para nós, leitores e amantes de livros, atrapalhar a nossa leitura é conquistar imediatamente o nosso desafeto. Sério, não façam isso. É rude, irritante e feio. E pode provocar a nossa fúria, como disse lá no post 12 sintomas para diagnosticar um amante de livros (ou diagnosticar-se)
2 - Vendedores de livraria que não sabem nada sobre livros
Apesar da internet, na maioria das vezes, oferecer livros por preços mais baratos, todo amante de livros sempre irá adorar visitar uma livraria. Estar cercado por livros é um dos maiores prazeres que um leitor possui e uma simples ida a livraria é, na verdade, um mergulho e uma aventura em meio a excitante tarefa de encontrar novas e boas leituras. Se você gosta de livros tanto quanto eu, entende do que estou falando.
Ir a uma livraria é uma experiência única e incrível, sempre, e nada estraga mais esse belo momento do que um atendente ou vendedor que não sabe nada sobre livros ou sobre o lugar em que trabalha. Nada me irrita mais do que pedir alguma dica de leitura ou perguntar onde encontro tais obras e o vendedor simplesmente me olhar com cara de paisagem ou tentar jogar para cima de mim o primeiro livro que vê. Eu realmente não consigo compreender e levar a sério uma livraria cujos os próprios funcionários não gostam ou sabem algo sobre livros, mas infelizmente é o que mais vejo por aí...
A tristeza e o ódio são tão grandes que até já fiz um post sobre as 10 piores adaptações de livros para o cinema que nenhum leitor deve ver. Nada me deixa mais furiosa, e todos os fãs de livros vão concordar comigo, do que ver uma adaptação (seja para o cinema ou televisão) ruim, que não faz jus ao livro ou que estraga completamente a obra. E, na maioria das vezes, é o que acontece. Eles mudam a história, colocam atores despreparados ou que não combinam com os personagens, tiram e acrescentam personagens a seu bel-prazer e o resultado é sofrível. E acaba sobrando para nós leitores sofrer e chorar pelo livro mal adaptado...
4 - Ouvir "Nossa, você só lê. Por que não faz outra coisa?"
Goste de livros ou não, jamais seja o tipo de pessoa que fala coisas como a da frase acima. Mas o que mais existe nesse mundo é gente para dar pitaco e se incomodar com a vida dos outros. E se você ama livros e vive com a cara dentro de algum, já deve ter ouvido essa e muitas outras... E de todas as besteiras relacionadas ao hábito de ler (que tem gente que acha que é coisa de louco ou de outro mundo, Deus sabe porque...), ouvir se "faço outra coisa além de ler"é a que mais me irrita.
Sim. eu leio dezenas e mais dezenas de livros, mas isso não quer dizer que não faço mais nada da vida. Leitores (pasmem) são pessoas normais, que estudam e trabalham, que saem com os amigos e namoram, que assistem filmes e lavam a louça suja, como todo mundo. A única diferença é que ainda encontramos tempo para ler e falar sobre livros, algo que amamos. Em vez de ouvir baboseiras como "você lê demais", deveríamos ouvir elogios sobre a nossa capacidade incrível de sempre encontrar tempo para ler em meio as outras atividades diárias, isso sim...
5 - Não ter nada para ler
Não ter nada para ler se esquipara ao apocalipse zumbi em termos de cenários catastróficos para um leitor. É vital para a nossa existência sempre ter um livro por perto, especialmente um que ainda não lemos. Eu não sei vocês, mas eu sofro de abstinência de leitura, sem brincadeira. Em tempos passados e terríveis da minha vida, já fiquei ocupada demais com a escola e coisas afins e acabei fiquei sem tempo para ler, o que rapidamente foi me levando a loucura.
Sério, quando passo mais do que dois ou três dias sem me dedicar a livro algum, começo a ficar ansiosa e estressada, sem paciência para nada e a ponto de explodir. Parece exagero para quem não é apaixonado por livros, mas os outros leitores me entendem, com certeza! Precisamos estar sempre com uma obra em mãos e não ter nada para ler é uma verdadeira catástrofe. Então, fica a dica, se você quer deixar um leitor sempre feliz da vida, basta presenteá-lo constantemente com livros e, assim, garantir que nunca o verá irritado por não ter nada para ler!
6 - Pessoas que dobram as páginasExistem coisas que, naturalmente, causam agonia profunda para um ser humano. Seja quando raspam o fundo de uma panela com um garfo, ou quando unhas arranham um quadro negro, ou quando um leitor vê alguém dobrando as páginas para marcar a leitura sendo que inventaram, há mil anos atrás, algo lindo chamado marcador. Eu entendo que nem sempre temos um marcador por perto (outra coisa que detesto), mas usem uma folha de papel, uma fita de cetim, uma régua, seu celular ou até mesmo a sua mão ou a sua cara, mas pelo amor de Deus, não dobrem as páginas! Isso estraga o livro completamente e faz com que todo bom leitor tenha vontade de morrer (ou de te matar) quando vê alguém fazendo isso!
7 - Pessoas que pegam seu livro emprestado, mas que não leem a obra (e nem devolvem)
Eu já fui mais apegada com os meus livros, mas um dia parei para pensar e percebi que, se eu fosse um livro, gostaria muito mais de ficar estragadinho de tanto ser lido do que permanecer intacto o resto da vida na estante. Claro que eu não saio por aí emprestando meus livros para qualquer um, mas se eu sei que a pessoa gosta de ler e que vai cuidar do meu livro, não me importo de emprestar a obra. Mas nada me deixa mais irritada do que pessoas que, por impulso, pedem o seu livro emprestado e ficam com ele por semanas, mas que mal passam da primeira página. Se você está com o livro de outra pessoa, o mínimo que pode fazer é ler logo ou devolver sem ler mesmo, não fica enrolando e segurando o livro com você sendo que não pretende lê-lo, isso é péssimo...
*Post indicado pelo grupo Blogs Up para o mês de Abril*
E agora quero saber, vocês odeiam essas 7 coisas e situações tanto quanto eu? Deixem sua opinião nos comentários, aí embaixo, e, claro, me digam o que mais tiram vocês e todos os outros leitores do sério!