Quantcast
Channel: Mademoiselle Loves Books
Viewing all articles
Browse latest Browse all 844

Resenha: Mentira Perfeita - Carina Rissi

$
0
0

A HISTÓRIA

Entre trabalhar e cuidar da tia doente, Júlia não tem tempo, nem cabeça, para sair ou mesmo namorar. Praticamente sua mãe, tia Berenice salvou Júlia quando criança, criou-a com muito amor e carinho e, agora, Júlia sente que é a vez dela de retribuir. Contudo, as duas são obrigadas a esperar até que um coração compatível com tia Berê apareça, e, enquanto o transplante não acontece, Júlia vê sua tia ficar cada vez mais fragilizada. O tipo de pessoa que sempre segue as regras, Júlia não só não gosta como é péssima em mentir. Contudo, para agradar a tia, que teme morrer e deixar a garota muito sozinha, Júlia inventa um namorado, um cara perfeito que só estava esperando tia Berê melhorar para pedir a mão da garota.
“- Eu não estou te pedindo em casamento, só propondo um acordo. Você resolve o seu problema, e eu, o meu. Eu sei que posso ser o tipo de cara que você gosta.” Marcus, pág. 66
Era para ser uma mentirinha inocente, para levantar o astral da tia, mas que acabou orquestrando um milagre. Tia Berê melhora de repente e a esperança de ver a sobrinha se casar lhe dá um novo sopro de vida. Sem saber como desmentir a história, Júlia fica desesperada quando descobre que a tia gastou todas as suas economias para bancar o suposto casamento dela. E é aí que surge Macus. Júlia o conhece por acaso e a antipatia entre os dois é imediata. Marcus é o tipo de cara convencido e pegador, que não leva nada nem ninguém a sério. Contudo, ele está cansado de viver com o irmão e a noiva, mas a família não quer que ele vá morar sozinho, pois teme que o cadeirante não consiga se virar sozinho.


Apesar de que jamais combinariam de verdade, Marcus propõe um trato a Júlia, que resolveria o problema dos dois. Ele fingiria ser o namorado perfeito de Júlia para a tia Berê e a garota se passaria pela cuidadora de Marcus, para a família dele aceitar que ele se mude. Júlia teme que o plano não dê certo, mas sem outras opções, acaba aceitando. Apesar de que, quando estão sozinhos, só conseguem trocar provocações, tia Berê se apaixona imediatamente por Marcus e continua a planejar o casamento dos dois. 

Conforme dão continuação ao relacionamento de mentira, Marcus e Júlia começam a se conhecer melhor e atração entre eles cresce de forma assustadora. Júlia fica impressionada quando percebe que Marcus pode ser um cara atencioso, gentil e responsável quando quer, assim como Marcus fica encantado com a inteligência de Júlia e o fato de que ela não o trata diferente por ele ser cadeirante. Entretanto, ambos sabem que nenhum casal seria mais improvável e complicado do que eles e tanto Júlia quanto Marcus sabem que precisam se afastar antes que o relacionamento de mentirinha se torne real - mas será que não é tarde demais para isso?


A LEITURA

Mentira Perfeitaé um spin-off (uma obra derivada de outra) do livro Procura-se um Marido. Contudo, Mentira Perfeita pode ser lido de forma completamente independente, eu não li ou até mesmo conhecia bem a história de Procura-se um Marido e consegui entender a história desse perfeitamente. Eu já tinha ouvido falar muito bem da Carina Rissi, por isso comecei Mentira Perfeita com boas expectativas e acabei me surpreendendo bastante.

Mentira Perfeita prometia ser um chick-lit divertido e acabou sendo muito mais. Me peguei rindo sozinha desde as primeiras páginas, a escrita em primeira pessoa da autora é leve, gostosa de ler e consegue transmitir bem a personalidade dos narradores. Adorei os capítulos alternados entre a perspectiva de Júlia e de Marcus, o que permite ao leitor compreender melhor cada um dos personagens e a história como um todo. A trama de Mentira Perfeita foi muito bem bolada e recheada de surpresas. Apesar de ser extenso para obras do gênero, o livro é simplesmente viciante e devorei suas 460 páginas em um piscar de olhos. Terminei Mentira Perfeita com um sorriso no rosto e gostinho por mais.


CRÍTICAS E PERSONAGENS DA OBRA

Contudo, o que mais me cativou em Mentira Perfeita foi que, além de um romance fofo e divertido, a obra consegue nos fazer pensar e criticar algumas coisas. Rissi me surpreendeu com seus personagens ricos e complexos, bem “gente como a gente”, que tem defeitos e qualidades como qualquer pessoa. Contudo, ela inovou ao trazer um mocinho com deficiência, mas que não deixa de ser charmoso e apaixonante. E a autora foi além e ainda nos fez refletir, através de Marcus, sobre como é o mundo de uma pessoa com deficiência, quais suas dificuldades diárias e qual é sua relação consigo mesmo e com mundo. 

Achei incrível como Rissi, sem perder o lado leve da obra, conseguiu nos mostrar questões como o preconceito que pessoas com deficiência sofrem, assim como a dificuldade para serem aceitas e para se aceitarem. Também achei bacana a autora abordar as questões familiares dos personagens, principalmente no caso de Júlia, que não tem uma relação com a mãe biológica e que possui um núcleo familiar incomum, o que poucas vezes é representado, infelizmente, na literatura. E Rissi ainda faz mais e traz uma rápida, mas profunda, reflexão sobre assédio e culpabilização da vítima. E, só por causa de reflexões e críticas tão marcantes que Mentira Perfeita já merece ser lido!

Como disse, os personagens da obra, tanto principais quanto secundários são marcantes e bem desenvolvidos! Eu amei a Júlia, com sua dedicação imensa pela tia/mãe Berê, e me identifiquei bastante com a personagem. O Marcus também é um fofo, apesar de bem irritante (e divertido) no início do livro, ele acaba sendo um mocinho muito apaixonante. Mentira Perfeita ainda conta com outras figuras inesquecíveis como a carinhosa e meio maluquinha tia Berenice, o honesto Dênis (o melhor amigo da Júlia, que seria incrível ver em um livro só dele) e, claro, o irmãos de Marcus, Max e sua noiva Alicia, protagonistas de Procura-se um Marido. Nem preciso dizer que adorei todos eles!


A EDIÇÃO

A edição de Mentira Perfeita está excelente. A diagramação é simples, mas boa. Não encontrei nenhum erro durante a leitura e gostei do tamanho e tipo de fonte escolhidos. As páginas amareladas deixaram a leitura ainda mais rápida e confortável. Eu adoro a capa de Mentira Perfeita, amei o tom de azul escolhido, assim como a modelo e o vestido de noiva, que combinam muito com a obra. Contudo, apesar de gostar muito da capa, ela me soa um pouco triste e gostaria de uma que combinasse mais com o tom fofo e divertido da obra.


CONCLUSÕES FINAIS

Um chick-lit surpreendente e viciante, que foge dos clichês e traz uma história apaixonante e hilária, Mentira Perfeita ainda consegue ser uma obra crítica e nos fazer refletir. Eu não esperava gostar tanto do livro e terminei a leitura apaixonada e sedenta por mais. Eu amei Mentira Perfeita, ri do início ao fim e fiquei louca para ler não só Procura-se um Marido, obra da qual essa é derivada, como todos os outros livros da autora. Carina Rissi merece muitos elogios e se mostrou, para mim, uma escritora inteligente e talentosa. Recomendo Mentira Perfeira para todos, especialmente os apaixonados por romances.

QUOTES FAVORITOS

“Tia Berê não podia estar indo embora. A mulher que me criara e educara não podia partir ainda. Precisávamos de mais tempo. Tempo. Não existe bem mais precioso que isso.” Júlia, pág. 9

“- Ele é… o cara mais lindo que eu já vi. Gosta das mesmas coisas que eu… - Fui buscando na memória todas as características dos heróis dos livros e filmes que tia Berenice mais amava. Por fim, acabei descrevendo um homem tão perfeito que foi um milagre ela ter acreditado que ele realmente existia.” Júlia, pág. 13

“Não se sonha com aquilo que se tem, mas com o que se deseja. Talvez por isso eu tivesse sonhado com Júlia.” Marcus, pág. 135
Título: Mentira Perfeita
Autora: Carina Rissi
Editora: Verus
ISBN: 9788576864585
Ano: 2016
Páginas: 462
* Esse livro foi uma cortesia da Editora Verus
Compre:
Amazon - Submarino - Americanas

Viewing all articles
Browse latest Browse all 844