Quantcast
Channel: Mademoiselle Loves Books
Viewing all articles
Browse latest Browse all 844

Resenha: Dez Formas De Fazer Um Coração Se Derreter - Sarah MacLean

$
0
0

A HISTÓRIA

Isabel Townsend sabe que é uma Lady apenas de nome. Seu pai fora um conde, mas um homem sem escrúpulos ou modos, que chegou a apostar a própria filha em suas jogatinas. Mas, mesmo agora que o velho conde se foi, Isabel não consegue encontrar a paz. Além de ser a responsável pela criação do jovem conde, seu irmão mais novo, a garota ainda precisa encontrar meios para continuar sustentando e protegendo a sua casa, onde ela abriga mulheres nas mais diversas situações, desde moças fugindo de casamentos abusivos até jovens tentando sair do mundo da prostituição.

Algumas meninas sugerem que Isabel se case com algum aristocrata rico, que possa sustentá-las e protegê-las, mas a garota sabe que ninguém jamais desejaria se ver preso a uma lady sem modos e uma casa cheia de mulheres de passado duvidoso. Assim, resta a Isabel vender seu único bem dispensável para a sobrevivência: sua amada coleção de estátuas de mármore gregas. Preocupada em não conseguir vender e conseguir dinheiro a tempo, Isabel acaba esbarrando com seu salvador, um especialista em antiguidades que a tira do caminho de alguns cavalos sem controle.


Lorde Nicholas St. Johné inteligente e bonito, seu único defeito é não resistir a mulheres que estão em perigo. Entretanto, desde que quase morreu após ser traído por uma mulher que amava, Nick evita ter mais do que um relacionamento superficial com qualquer pessoa do sexo feminino, salvo sua irmã e sua cunhada. E as mulheres, especialmente da aristocracia, não costumavam olhá-lo duas vezes, afinal, podiam perder todo o seu tempo tentando seduzir o irmão gêmeo de Nick, Gabriel, que ficara com o título de marquês. Contudo, desde que o irmão se casou e uma revista feminina boba elegeu Nicholas um dos melhores partidos da cidade, ele não teve mais paz. 

Assim, para fugir das moças solteiras e suas mães casamenteiras desesperadas, Nick aceita deixar Londres e se enveredar, com seu amigo Rock, pelo interior da Inglaterra em busca da irmã de um Lord. E é na procura pela mocinha fugida que ele acaba na cidadezinha onde Isabel mora e salva a moça de cavalos descontrolados. Apenas um único olhar e Nick sabe que a garota precisa dele. Isabel, reconhecendo Nick como um dos melhores especialistas em antiguidades do país, o pede ajuda para vender a sua coleção, algo que ele aceita imediatamente. 

Contudo, o que Isabel não sabe é que Nick é também um excelente caçador e ele consegue não só descobrir o paradeiro de qualquer pessoa, como todos os segredos que ela guarda. E logo o lorde nota que há algo de errado com Isabel, uma moça demasiadamente inteligente, corajosa e misteriosa, que está longe de ser a mocinha frágil que ele imaginara. Isabel não precisa de um herói, mas Nick quer seu salvador e desvendar todos os seus segredos, mas será que ele conseguirá fazer isso sem se apaixonar pela garota, ou, pior, sem despertar a repulsa nela por ele estar se metendo onde não deve?


A SÉRIE

Dez Formas De Fazer Um Coração Se Derreteré o segundo livro da série Os Números do Amor de Sarah MacLean, que possui um total de três volumes. Apesar de se interligarem e terem personagens em comum, cada livro é independente e pode ser lido separadamente. Nove Regras a Ignorar Antes de Se Apaixonar conta a história de amor de Gabriel St. John, o marquês de Ralston, Dez Formas De Fazer Um Coração Se Derreter traz a trama de amor do seu irmão gêmeo Nicholas e, o terceiro volume, da meia-irmã dos dois, Juliana.



A LEITURA E AS MENSAGENS DO LIVRO

Eu estava bastante ansiosa para ler Dez Formas De Fazer Um Coração Se Derreter depois de me apaixonar pelo primeiro livro. E, apesar de Nove Regras a Ignorar Antes de Se Apaixonar ainda ser o meu queridinho da saga, eu adorei esse segundo volume. A obra já começa bastante divertida, com a Isabel e sua casa cheia de mulheres e, quando percebi, já tinha devorado as 352 páginas do livro de uma vez só. 

A escrita da autora é muito fluída e com pitadas gostosas de ironia. A leitura da obra é rápida (devorei o livro em algumas horas) e deliciosa, com toques de ação e mistério em meio ao romance que deixam tudo melhor. Um detalhe maravilhoso são os trechos da revista que elege Nick um bom partido, no início de cada capítulo, com lições para se conquistar um lorde – dicas completamente tolas e sem noção, e, por isso, hilárias. A trama foi bem bolada e desenvolvida, além de surpreendente. Como sempre, eu amei que a Sarah Maclean tenha trago um pouco de realidade dentro de um romance fofo. A autora, em todas as suas obras, sempre chama atenção para a situação das mulheres na época, que viviam dentro de padrões rígidos e machistas, e que nem todas viviam silenciosamente essa situação. Dez Formas De Fazer Um Coração Se Derreter não chega a ser tão crítico quanto o primeiro volume, mas aborda bem essa questão.

Eu adorei que o cenário principal de Dez Formas De Fazer Um Coração Se Derreter tenha sido uma casa no interior da Inglaterra que abriga mulheres em situações vulneráveis. Além de ter gostado do cenário mais rural, foi interessante ver as mulheres se unindo e formando uma pequena comunidade onde todas contribuem e se protegem. A Maclean, sempre que pode, passa essa mensagem, muito importante e legal, na minha opinião, sobre união e empoderamento feminino. Quase em nenhum livro seu vemos mulheres disputando por homens ou tentando se prejudicar, por exemplo, ou damos de cara com mocinhas estereotipadas, algo incrível, que torna a história mais rica, e menos clichê – e algo que os romances definitivamente precisam é de menos clichês machistas. 


OS PERSONAGENS

Dez Formas De Fazer Um Coração Se Derreter tem muitos personagens, mas todos com papel na história e bom desenvolvimento. Os protagonistas, claro, são o grande brilho da trama. A heroína do segundo livro da série Os Números do Amor é completamente diferente da do primeiro. Enquanto a Calpúrnia conquista sua liberdade ao longo de Nove Regras a Ignorar Antes de Se Apaixonar, a Isabel já é ousada desde o início: criando seu irmão sozinha e sustentando e abrigando mulheres de situações vulneráveis em sua própria casa. 

Eu amei como a Isabel já vem empoderada logo de cara, mas sem cair nos clichês de mocinha perfeita. Ela é inteligente, corajosa, gosta de resolver os seus próprios problemas e de ajudar os outros acima de tudo, mas ela também tem suas dúvidas e inseguranças, seus momentos de orgulho egoísta, que a fazem soar bastante real. E eu adorei o desenvolvimento da personagem ao longo do livro. Sem perder seu lado benevolente e sua independência, ela aprende que não tem nada de errado em pedir ajuda e de deixar que os outros vejam sua vulnerabilidade.

Lorde Nicholasé um pouco mais clichê, mas ainda assim encantador. Ele é fofo, inteligente e sempre gentil. Contudo, tem uma carência imensa, medo de se envolver e mania de querer ser o herói de todos. Se por um lado, fiquei feliz de ver o Nick aprender a ter paciência, deixar-se conquistar e não ficar esperando declarações de amor a todo momento, senti que o personagem não evoluiu o suficiente ao longo do livro. 

O Nick soaria mais rico e humano se aprendesse que não precisa ficar bancando o salvador de todo mundo. Contudo, a autora acaba caindo na mesmice e deixando que o personagem se torne o mocinho perfeito, que salva a mocinha e todo o resto no final. De fato, esse ponto foi o único que me desagradou em Dez Formas De Fazer Um Coração Se Derreter e fez a obra perder um pouco de brilho. O livro não tinha necessidade por um herói, e o teve mesmo assim. Seria muito mais legal ter um protagonista que aprendesse que você pode ajudar os outros sem ter que bancar o salvador, mas isso acabou não sendo o que aconteceu. Contudo, apesar dessa pequena decepção, eu adorei o casal. Apesar de se sentirem atraídos um pelo outro logo de cara, o desenvolvimento do relacionamento deles tem a velocidade certa e acaba fazendo com que nos apaixonemos junto a Isabel e Nick. Eles são muito fofos juntos, conseguem ser românticos sem serem sufocantes e se ajudarem sem ser codependentes um do outro.


A EDIÇÃO

A tradução do livro está excelente e o texto sem erros. A diagramação simples nos permite voltar nossa atenção exclusivamente para a história, e as páginas amareladas ajudam a deixar a leitura mais rápida. Eu amo a capa de Dez Formas De Fazer Um Coração Se Derreter. Apesar de ter um tom sensual que não combina muito com a história, a capa é bastante bonita e combina com as outras da série.


CONCLUSÕES FINAIS

Deliciosamente divertido e apaixonante, Dez Formas De Fazer Um Coração Se Derreteré um romance de época fofo e viciante, para ser lido de uma vez só. Com mensagens legais sobre união entre as mulheres, esse segundo livro da série Os Números do Amor não é tão crítico como o primeiro, mas é igualmente gostoso de ler. Com pitadas de ação e mistério, essa história de amor romântica e surpreendente vai conquistar todos os fãs do gênero e da autora. E, falando nela, estou ansiosa por todos os outros livros da Sarah Maclean, inclusive o próximo dessa trilogia.

QUOTES FAVORITOS

“- Eu não pedi para ser salva, lorde Nicholas – retrucou ela, o tom de voz subindo.
- É, bem, considerando que eu salvei a sua vida duas vezes nesses dois dias desde que a conheci, devo sugerir que peça da próxima vez.” Pág. 102

Título: Dez Formas De Fazer Um Coração Se Derreter
Título original: Ten Ways to Be Adored When Landing a Lord 
Série: Os Números do Amor
Volume: 2
Autora: Sarah Maclean
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580415292
Ano: 2016
Páginas: 352


Viewing all articles
Browse latest Browse all 844