Quantcast
Channel: Mademoiselle Loves Books
Viewing all articles
Browse latest Browse all 844

10 dicas sobre como fazer as melhores resenhas de livros

$
0
0

Antes de tudo, tenho que deixar claro que não sou nenhuma especialista, mas posso garantir que cinco anos de blog e quase 400 resenhas de livros me ensinaram bastante coisa sobre o assunto. Seja para dividir sua opinião sobre tal obra em seu blog ou para um trabalho de literatura, escrever uma boa resenha é um pouquinho mais complexo do que só falar o que você achou do livro. Contudo, a tarefa não é também um bicho de sete cabeças e hoje resolvi dar algumas dicas, que aprendi através da experiência, para ajudar quem quer escrever uma resenha crítica bem bacana de algum livro! Vamos lá?

1 - Pesquise as características básicas dos diferentes gêneros literários

Antes mesmo de começar a escrever sua resenha, antes mesmo até de ler o livro, é bom saber o que você deve esperar, em termos técnicos, da obra - assim, fica bem mais fácil na hora de apontar as qualidades e defeitos do livro. Você não pode usar os mesmos parâmetros, por exemplo, para um livro de poesia e um romance em prosa já que eles são completamente diferentes. Seria um erro grosseiro, por exemplo, julgar um livro de crônicas por trazer histórias muito curtas, afinal, uma das principais características das crônicas é, justamente, serem breves! Vale estender a pesquisa também para os diferentes tipos de história: uma distopia e um suspense, por exemplo, precisam ter elementos de narrativa diferentes para convencerem os leitores.

2 - Faça uma leitura detalhada do livro

Você não pode julgar o que não conhece, simples assim. E, infelizmente, não basta ler o livro de qualquer jeito e querer fazer uma resenha legal. É preciso que, durante a leitura, você se atente para os menores detalhes, tanto da história em si quanto da construção da narrativa como um todo. Pormenores como quem são os personagens mais importantes e o que acontece no início, meio e fim da história, são tão importantes como o foco narrativo e os métodos que o autor usa para surpreender o leitor e para resolver os conflitos da obra, por exemplo. Absolutamente tudo importa! Você pode e deve se divertir enquanto lê, mas também precisa observar melhor cada detalhe.


3 - Anote o que você não pode deixar de falar antes de começar a escrever

Ninguém tem memória de elefante. Então antes de começar a escrever, faça uma pequena lista do que você julga que não pode faltar na sua resenha - isso te ajudará a relembrar a história e a sua experiência de leitura. Vale também fazer várias anotações enquanto lê o livro mesmo e, antes de escrever a resenha, revisá-las e ver o que é essencial que quem vá ler a resenha saiba. Se você não faz ideia de por onde começar, aqui vai uma listinha de coisas interessantes para se ter na resenha crítica de um livro:

- Quem e quantos são os personagens principais?
- Quais são os cenários da história? Como, quando e onde ela acontece?
- Qual é o principal conflito da história e o autor consegue resolvê-lo?
- Como é a escrita do autor? Ela flui bem? A narrativa é em 1ª ou 3ª pessoa?
- O livro consegue surpreender e cativar? O que você aprendeu com ele?
- A história é divertida, triste, fofa? Ela cumpriu as expectativas, ou te decepcionou?

4 - Conte um pouco da história do livro, mas cuidado com spoilers!

Como eu já disse, uma resenha crítica de um livro não é só sobre a sua opinião pessoal sobre a obra. Claro que tem aquele momento em que você pode e deve falar de sua experiência com aquela história, mas, antes disso, você precisa contar um pouco sobre a mesma! Dê um pequeno resumo sobre a trama do livro - como, quando e onde ela acontece? Quem são os personagens principais e como eles estão ligados? Quais são os acontecimentos iniciais da história? E, o mais importante: qual é o principal conflito do livro? Geralmente, você pode terminar por aí, vai depender um pouco do seu público. Se você está escrevendo para um blog ou rede social, não conte as surpresas nem o final do livro, se não vai acabar estragando a leitura dos outros! E não tem nada pior do que spoilers, não é mesmo?


5 - Tente falar sobre o que você aprendeu com o livro, se ele passa alguma crítica ou reflexão bacana

Novamente, uma resenha crítica vai além do "gostei ou não" do livro. Eu acho muito bacana você tentar falar o que aprendeu ou sentiu com aquela história, como ela te tocou pessoalmente. Isso meio que dá "sentido" para a sua leitura e faz com que outras pessoas também queiram fazê-la. Os livros, tanto os bons quanto ruins, sempre têm alguma crítica, reflexão ou mensagem bacana para nos passar e é interessante ressaltar isso para a pessoa que vai ler a sua resenha.

6 - Organize sua resenha

Todo texto, independente do tipo e função, precisa de organização. As ideias expressadas precisam fluir de maneira agradável e que faça sentido. Não tem nada pior do que quando leio uma resenha que começa falando dos personagens, aí aborda a história, volta nos personagens, mas interrompe isso falando também da capa e da narrativa, e novamente voltando a contar a história. Não estou falando para fazer a sua resenha em tópicos, apesar que não teria nada de errado com uma nesse formato, mas sua resenha precisa ter organização e sentido.

Comece falando de algum ponto do livro (a história por exemplo), depois passe para outro (os personagens), depois outro (a narrativa do autor), e assim por diante. Claro que lá no final você pode citar algo que falou no início, mas cuidado para não ficar repetindo a mesma informação e acabar dando informação nenhuma. Diferentes parágrafos são excelentes para abordar diferentes informações, além de deixarem o texto mais visualmente agradável. Também é bacana, se você for postar a resenha do livro em um blog ou site, por exemplo, colocar imagens, fotos, do livro entre os parágrafos, para deixar a leitura do texto menos cansativa.


7 - Seja honesto, mas respeitoso. Respeitoso, mas honesto

Não é pecado não gostar de um livro e escrever uma resenha falando do porque não gostou. Contudo, respeite sempre o autor, jamais julgue ou xingue o escritor, e não use palavrões ou algo do tipo. Se você não gostou da obra, explique o que te desagradou e pronto, não precisa sair gritando aos quatro ventos que o livro é "horrível" ou "um lixo", isso pode acabar incentivando outras pessoas a não ler a obra, o que é muito chato, afinal, só porque você não gostou não quer dizer que o livro é ruim. Então sim, tome cuidado na hora de criticar um livro que não gostou, mas seja honesto também. Se você não gostou do livro, você não gostou e não precisa fingir o contrário para não machucar os sentimentos do autor ou dos fãs da obra. Se você for respeitoso e bem esclarecido nos seus motivos por não ter gostado do livro, não tem porque se preocupar.

8 - Fale que tipo de leitor gostaria daquele livro

A maioria das pessoas que lê resenhas de livros, especialmente na internet, o fazem em busca de indicações de leitura! Por isso, independente de ter curtido a obra ou não, é interessante que você fale que tipo de pessoa poderia gostar daquela história.


9 - Não deixe de fora informações sobre a edição do livro

Nada impede que um livro tenha o mesmo nome que outro, então, para evitar confusões, sempre coloque informações básicas e técnicas sobre a obra. Nome do livro (nome original, se for uma tradução), nome do autor, editora, número de páginas, número da edição, ISBN, capa, entre outros, são dados que não podem faltar, seja no início ou no final da sua resenha!

10 - Depois de terminar de escrever, revise quantas vezes achar necessário

Todo texto precisa de revisão depois de ser terminado e uma resenha crítica de livro não é diferente! Releia a sua resenha quantas vezes precisar, conferindo se a ortografia e conjugação dos verbos, por exemplo, estão corretos. Veja se as frases têm sentido, se não há termos repetidos e se a pontuação necessária está lá. Também reveja se você não passou nenhuma informação errada ou se realmente quis dizer tudo o que está lá! Se quiser, peça outra pessoa também para ler e te ajudar a revisar! Dê um tempo entre as revisões, para que o cansaço não faça com que erros passem em branco! Mas não deixe de revisar pelo menos uma vez!


E aí, o que acharam do post? Gostaram das dicas? Não deixem de comentar aí embaixo! 

Viewing all articles
Browse latest Browse all 844