Quantcast
Channel: Mademoiselle Loves Books
Viewing all articles
Browse latest Browse all 844

Resenha: Inesquecível - Jessica Brody

$
0
0

A HISTÓRIA

Ela é a única sobrevivente de um acidente aéreo e foi encontrada no mar, entre os destroços, sem qualquer ferimento, mas sem qualquer lembrança do que aconteceu. Apelidada por um das enfermeiras de Violet (por causa de seus olhos violetas), tudo para essa garota de dezesseis anos é um mistério: ela não sabe seu nome verdadeiro, onde mora e muito menos porque estava naquele avião (e como conseguiu sobreviver a sua queda). Até seu próprio rosto é estranho para Violet, assim como coisas corriqueiras como televisão, internet e até mesmo aviões. 

Contudo, a garota é um mistério para si e para os outros: mesmo tendo estado em uma queda de avião, Violet não apresenta qualquer ferimento, as investigações mostram que nem mesmo há registro que ela entrou naquele avião e Violet não está em nenhum sistema do governo – é como se ela nunca tivesse existido. Tudo isso, somado a sua beleza impressionante, torna Violet a sensação da mídia, todos estão fascinados e intrigados com essa garota e seu rosto estampa todos os jornais. Assim, enquanto procuram por pistas de quem Violet realmente é, as autoridades decidem que a garota deve morar com uma família adotiva em uma pequena cidade, onde estará protegida da mídia e curiosos em geral. É assim que Violet acaba morando com Heather e Scott, um casal simpático, e Cody, o filho adolescente dos dois. Todos tentam ser muito legais, mas Violet logo percebe que tudo nela é estranho para eles: seu jeito de falar, sua beleza única, sua falta de lembranças, sua força descomunal… 

Fica óbvio para todos que Violet não é uma garota comum e seu passado esconde segredos inimagináveis. Contudo, cansada de esperar por respostas, a garota começa a buscar a verdade como pode. É fato que tudo isso é influenciado pelo garoto misterioso que parece sempre por perto. Ele afirma que não só conheceu Violet, mas que era namorado dela e que ambos estão perigos. Contudo, será que a garota pode confiar nele, esse estranho que afirma que seu nome é Seraphina e que pessoas ruins querem machucá-la? E será que o fato de Violet (ou Seraphina) sentir que conhece esse tal garoto conta para alguma coisa? Suas únicas pistas são um medalhão com uma inscrição misteriosa e o tal garoto, mas, com a ajuda de Cody, Violet (ou Seraphina) irá enfrentar seus medos e tentar descobrir o que diabos está acontecendo.


A SÉRIE

Inesquecível é o primeiro livro de uma trilogia de mesmo nome, da Jessica Brody. A série mistura romance jovem e ficção científica - e qualquer coisa mais que eu falar sobre a saga vai ser spoiler.

A LEITURA – NARRATIVA E TRAMA DE INESQUECÍVEL

Eu estava com boas expectativas para Inesquecível. Nunca tinha lido nada da Jessica Brody, mas já tinha visto outras obras suas por aí. Contudo, essa me chamou atenção logo de cara: imagina que surreal sobreviver a uma queda de avião, mas não se relembrar de absolutamente nada? E foi por causa dessa premissa intrigante que peguei o livro, que não chegou a ser tudo o que eu esperava, mas que me cativou a sua maneira.

A narrativa de Jessica Brody, sobre a perspectiva da Violet (ou Seraphina), é leve e cativante. Senti que, em alguns momentos, a escrita se perdia um pouco nos pensamentos da narradora em vez de mostrar logo o que estava acontecendo, mas, no geral, a narrativa é boa e carregada de uma tensão que nos deixa curiosos para continuar lendo. É difícil falar sobre Inesquecível sem dar grande spoilers. Apesar de demorar um pouquinho (a primeira metade do livro é bem lenta), fiquei chocada e fascinada quando finalmente descobri quem é a protagonista e o garoto misterioso, e porque eles estão onde estão.


A autora precisa ser elogiada pela sua criatividade: ela conseguiu criar uma trama e universo típicos de boas ficções científicas, mas que tem seu lado inusitado e único. A segunda metade de Inesquecível é cheia de ação, que deixa o final da leitura bem movimentada e cativante, e revelações que me deixaram curiosa para ler os próximos volumes. O livro também consegue estabelecer algumas boas críticas sobre os limites da ciência e nos faz pensar sobre que torna os seres humanos, bem, humanos.

Contudo, há alguns pontos negativos: Inesquecível demora um pouco para chegar na parte boa, que vai agradar quem gosta de ficção científica, e durante todo o livro acompanhamos o drama adolescente da protagonista e seu suposto namorado. E, infelizmente, esse caráter juvenil da obra acabou me incomodando um pouco. Para leitores mais novos, vai ser mais fácil se identificar com os protagonistas adolescentes e curtir o romance deles, contudo, pessoas que já passaram dessa fase podem se irritar, como eu, com as atitudes tipicamente adolescentes dos personagens e todo o desenvolvimento do relacionamento amoroso dos protagonistas. Contudo, os pontos negativos não torna a leitura ruim e ainda assim curti bastante a história, que é intrigante e surpreendente.


A EDIÇÃO

A edição de Inesquecível está excelente. A tradução é muito boa e o texto não tem qualquer tipo de erro. Achei o tamanho da fonte escolhida um pouco pequeno, mas nada que atrapalhe a leitura, e, como sempre, fico feliz com as páginas cor de creme. A capa de Inesquecível é maravilhosa e combina perfeitamente com o livro ao trazer o rosto de uma garota com olhos violeta (como a protagonista), um símbolo celta (como o que está no medalhão da Violet) preenchido por água (que remete ao fato de tudo ter começado quando a garota foi resgatada do mar).


CONCLUSÕES FINAIS

Inesquecível foi um bom começo para que promete ser uma trilogia inusitada e surpreendente de ficção científica. Apesar do romance adolescente poder não agradar leitores mais velhos, o livro proporciona uma leitura intrigante, com mistérios que surpreenderão e uma história bem cativante e criativa. Inesquecível não foi tudo o que eu esperava, mas me deixou bastante curiosa para ler os próximos volumes da série. 

QUOTE FAVORITO

O dia de hoje é o único do qual me lembro. Só o que tenho é o despertar naquele mar. O resto é um espaço vazio. (…) Sem lembranças. Sem nomes. Sem rostos. Cada segundo que passa é novo. Casa sensação que pulsa em mim é estranha.” Pág. 15


Título: Inesquecível
Título original: Unremembered
Série: Trilogia Inesquecível
Volume: 1
Autora: Jessica Brody
Editora: Rocco Jovens Leitores
ISBN: 9788579803000
Ano: 2017
Páginas: 336
*Esse exemplar foi uma cortesia da Editora Rocco
Compre:Amazon - Submarino

Viewing all articles
Browse latest Browse all 844