Quantcast
Channel: Mademoiselle Loves Books
Viewing all articles
Browse latest Browse all 844

Mais 5 séries de TV de época que vieram dos livros

$
0
0

Os livros que se passam em outra época têm a incrível capacidade de nos transportar para outro momento da história e nos encantar com cenários, roupas e culturas antigas. O sucesso é tanto que vários romances históricos acabam nas telas de televisão ou de cinema, encantando ainda mais pessoas com suas tramas fascinantes e emocionantes. E, pelo sucesso do post sobre 7 séries de TV de época que são adaptações de livro, eu sei que vocês, como eu, também amam uma boa adaptação de época. E, por isso, hoje resolvi trazer mais 5 séries de TV que se passam no passado e que vieram da literatura. Tem livro clássico, obra medieval e até mesmo uma que se passa nos anos 20 e é baseada em fatos reais. Saiba mais:

Leia também:


E começando por uma série que é continuação de outra que apareceu no post sobre 7 séries de TV de época que são adaptações de livro. A minissérie The Pillars of the Earth, baseada em um romance do incrível Ken Follett, tem uma continuação, chamada World Without End. Os oito episódios do show, que foi transmitido originalmente em 2012, é baseado em um livro do mesmo nome do autor, Mundo Sem Fim, um monstrinho de 1136 páginas. A série nos leva de volta a cidade fictícia de Kingsbridge, só que 200 anos depois dos acontecimentos de The Pillars of the Earth. Sobre o reinado de Eduardo III, a Inglaterra passa pelo o que mais tarde seria conhecida como a Guerra dos Cem Anos contra a França. Os ingleses também enfrentam a fome e a Peste Negra, e o futuro parece não só incerto, como sombrio. Contudo, Caris, uma mulher visionária, e o seu amante Merthin vão inspirar Kingsbridge e enfrentar as mais poderosas força do seu tempo, a Igreja e a Coroa, e lutarão para salvar a cidade da ruína. A sinopse de World Without End me chamou bastante atenção por trazer uma mulher como protagonista e estou curiosa para ver essa série, e a anterior, The Pillars of the Earth.


Mulherzinhas, de Louisa May Alcott, é um clássico que já ganhou muitas adaptações. Eu mesma me apaixonei pela história no filme Adoráveis Mulheres (outra tradução que o título ganhou aqui no Brasil) de 1994, com Winona Ryder no elenco. E, para a nossa felicidade, a obra ganhou uma nova versão, com três episódios de uma hora cada, para a televisão, no final de 2017. Aparentemente bem fiel ao livro, a minissérie Little Women conta a história das irmãs Jo, Meg, Beth e Amy. Tendo que crescer durante a Guerra Civil Americana dos anos de 1860, as irmãs se unem para sobreviver enquanto o pai está no campo de batalha e a mãe lutando para sustentar a família. As quatro terão que enfrentar diversos desafios, que vão desde os papéis de gênero à rivalidade entre irmãos, primeiro amor, perda e casamento. O seriado Little Women parece ser tão apaixonante quanto o filme de 94, com cenários e roupas de época incríveis. Estou louca para devorar os três episódios do show!


Game of Thrones e Vikings trouxeram de volta o fascínio sobre histórias medievais, com disputas sangrentas por tronos e poder. Assim, não surpreende que a série The Last Kingdom tenha feito tanto sucesso desde seu lançamento, em 2015. Entretanto, o que pouca gente sabe é que o show de televisão é baseado em uma saga de livros, as Crônicas Saxônicas, Bernard Cornwell. O nome da série, inclusive, veio do primeiro livro, intitulado O Último Reino. Tanto a obra literária como a televisiva se passam no final dos anos 800 d.C, quando muitos dos reinados que hoje compõem a Inglaterra caíram nas mãos dos vikings.

Sob o comando do Rei Alfredo, o Grande, o Reino de Wessex é o único que resiste aos ataques. A história acompanha especialmente o jovem Uhtred, um nobre que perdeu os pais em um dos ataques vikings. Levado e criado por eles, Uhtred cresce e se torna um guerreiro. Mais tarde, ele parte com a missão de conquistar as terras onde nasceu. Enquanto isso, o Rei Alfredo enfrenta problemas políticos e religiosos para unificar os reinos e transformá-lo no que hoje é a Inglaterra. Em uma mistura de heroísmo, política, religião, coragem, amor, lealdade, e a eterna busca por identidade, The Last Kingdom mistura figuras reais com eventos e personagens fictícios em uma trama muito emocionante. Ah, e 1ª temporada está na Netflix, então não tem desculpa para não assistir!


Mais uma série de 3 episódios baseados em um clássico da literatura. Dessa vez, ninguém menos que Charles Dickens, com seu romance sobre redenção e perdão, chamado Grandes Esperanças. O livro já foi adaptado dezenas de vezes, mas a série a qual me refiro foi exibida originalmente em 2012. A história narra as desventuras de Philip Pirrip, ou simplesmente Pip, órfão de 11 anos. Ele é amigo da cruel Estella, filha da senhorita Havisham, diretora de um orfanato, que acredita que o garoto está predestinado a ter um grande futuro. No entanto, através de sua ajuda, ele se torna aprendiz de ferreiro. Acreditando que sua vida se resumirá a isso, Pip dedica-se a aprender essa profissão. Após alguns anos, já adolescente, Pip é abordado por um advogado que lhe diz ser ele o herdeiro de uma grande fortuna. Porém, Pip somente receberá a herança depois que completar 21 anos, na condição de que jamais tente descobrir a identidade de seu benfeitor. Assim, Pip parte para Londres em busca de seu futuro e na esperança de reencontrar Estella. A série Great Expectations divide opiniões: uns acham que não chega nem aos pés do complexo original, outros se encantaram com o elenco e com a ambientação. Só assistindo para saber, não é mesmo?



Que tal um romance de época que se passa nos anos vinte e, ainda, é baseado em um livro e em fatos reais? Estou falando da série Z: The Beginning of Everything, com a incrível Christina Ricci como protagonista. O show, infelizmente, só durou uma temporada (de dez episódios), mas parece valer muito a pena ser visto. Ele foi inspirado no livro Z: A Novel of Zelda Fitzgerald, que ainda não ganhou versão em português, de Therese Anne Fowler. Tanto a obra literária quanto a televisiva são versões ficcionais da vida real de Zelda Sayre Fitzgerald, esposa do escritor F. Scott Fitzgerald. Contudo, antes mesmo de conhecê-lo, Zelda já era uma mulher brilhante, bela e talentosa, que desafiava as regras de seu tempo. Uma romancista cuja presença encantadora e marcante a tornou um ícone na Era do Jazz, nos Estados Unidos, durante a década de 1920, Z: The Beginning of Everything também acompanha desde o início seu conturbado relacionamento com o Scott Fitzgerald. Quem, como eu, ama conhecer a história de mulheres reais, inspiradoras e empoderadas precisa assistir o show (disponível no sistema de streaming da Amazon) o mais rápido possível.


E essa foi a listinha de hoje, espero que tenham gostado das dicas! Vocês já viram alguma dessas 5 séries de TV que vieram direto dos livros? E qual seriado de época vocês adoram e que foi inspirado em na literatura? Comentem aí embaixo!

Viewing all articles
Browse latest Browse all 844