Recentemente, tirei Alma? da sua longa estada na minha listinha de desejados. Depois de anos namorando a obra a distância, eu devorei o livro de Gail Carriger, o que reacendeu em mim uma paixão antiga com Steampunk! Para quem ainda não conhece, o gênero mistura fantasia e ficção científica de forma única e apaixonante. A grande jogada do Steampunk é que as histórias são situadas em versões alternativas do nosso passado, nas quais a tecnologia se desenvolveu bem mais cedo do que na história real. Então, por exemplo, é bem comum encontrar livros do gênero que se passam em uma versão modificada da Inglaterra Vitoriana, que manteve os vestidos volumosos e bailes elegantes, mas que ganhou carruagens movidas a vapor, computadores de madeira e muito mais. Parece um cenário fascinante, não? E é mesmo! Apesar de não ter lido muita coisa do gênero, eu adoro as tramas do Steampunk. Elas são bastante criativas, além de muito emocionantes. Não ficou convencido? Então continue lendo a listinha de hoje e conheça melhor 7 livros que vão te convencer a começar a ler Steampunk!
Leia também:
E vamos começar com uma das minhas séries favoritas da vida, que só me dei conta de que era um steampunk bem depois que a li. As Peças Infernais, trilogia da Cassandra Clare, também traz grandes toques de fantasia urbana e, claro, romance. A trama é muito envolvente e surpreendente, os personagens são apaixonantes! A mocinha é forte e cativante, e é incrível acompanhar as aventuras e desventuras amorosas dela, assim como sua jornada de autodescoberta e empoderamento! Mas, além disso, também é fascinante mergulhar em uma Inglaterra Vitoriana com demônios, vampiros, bruxos, autômatos.
O primeiro livro, Anjo Mecânico, traz a história do famoso e amado mundo dos Caçadores de Sombras de outra série da autora, Os Instrumentos Mortais, só que na era vitoriana. A protagonista Tessa Gray conhece os Caçadores quando precisa se mudar de Nova York para a Inglaterra depois da morte da tia. Quando chega para encontrar o irmão Nathaniel, seu único parente vivo, ela descobrirá que é dona de um poder que capaz de despertar uma guerra mortal entre os Nephilim e as máquinas do Magistrado, o novo comandante das forças do submundo.
Leia as resenhas de todos os volumes da série:
Um clássico do gênero, que muita gente (como eu) conheceu por causa do filme de 2007. A trilogia Fronteiras do Universo, de Philip Pullman, é um show de criatividade, com uma mitologia única e fascinante. Apesar de não ter gostado do final do último livro, a história da saga é emocionante e apaixonante. Ela se passa em um mundo parecido com o nosso, mas no qual a tecnologia a vapor é bem mais avançada que a elétrica, com direito a voos zepelins e outras maravilhas mecânicas.
Contudo, o mais interessante da trama a qual somos apresentados em A Bússola de Ouro, é que naquele mundo os humanos possuem manifestações físicas da alma, os chamados daemons, animais muito fofos e leais. Em um cenário tão rico, acompanhamos a jornada da menina Lyra Belacqua para o Ártico, em sua busca por um amigo desaparecido. A Bússola de Ouro ainda traz elementos de fantasia, como feiticeiras e ursos-polares falantes, além de críticas sociais interessantes sobre ética, opressão e liberdade. E, caso você ainda não tenha lido a maravilhosa trilogia Fronteiras do Universo, corra para devorar os livros, pois correm boatos de que serão transformados em série de televisão!
Imagine um mundo onde seres sobrenaturais são muito reais e já circulam normalmente entre os humanos. Claro que um mundo desse teria avançado tecnologicamente bem mais rápido que o nosso, concordam? Foi o que aconteceu na aclamada série O Protetorado da Sombrinha, da Gail Carriger. Mas, a protagonista a qual somos apresentadas no primeiro livro da saga, Alma?, é um ser especial. Nem vampira nem lobisomem, a mocinha é preternatural, uma humana que nasceu sem alma. Isso, claro, não a impede de ir a bailes glamourosos, passear de carruagem, viajar de dirigível e, claro, se meter em muitas confusões.
Em Alma?, a protagonista mata um vampiro para se proteger, chamando a atenção de um dos homens mais poderosos de Londres: um lobisomem escocês mal-humorado e irresistível. Juntos, eles embarcam em um mistério para entender porque seres sobrenaturais estão desaparecendo. E, claro, acabam ficando atraídos um pelo o outro no meio do caminho. Bastante divertido e apaixonante, além de emocionante, é impossível não se encantar pela série O Protetorado da Sombrinha.
O único volume único da minha lista também é o segundo steampunk que li, e um dos meus favoritos. Lev A.C. Rosen esbanja criatividade, diversão e crítica social em sua obra. Sociedade dos Meninos Gênios traça um retrato pitoresco e provocativo da aristocracia vitoriana, oferecendo diversão, aventura e uma reflexão bem-humorada sobre a questão do gênero. A história envolve chantagem, mistério, confusões de gênero, coelhos falantes e um assassino autômato. Tudo começa quando Violet Adams, uma jovem e ambiciosa cientista, assume a identidade de seu irmão gêmeo para conseguir uma vaga na mais prestigiada universidade de Londres, que é exclusiva para meninos. Tudo se complica, claro, quando ela começa a se apaixonar por um Duque e se envolve em um mistério com direito a sociedades secretas em busca da dominação mundial.
- Leia a resenha completa e conheça esse divertido e apaixonante steampunk
- Conheça mais livros que se passam na faculdade
Agora vou falar de alguns livros que entraram recentemente para a minha listinha de desejados, após Alma? reacender meu amor pelo gênero steampunk! E quero começar por Leviatã - A Missão Secreta, do aclamado autor de fantasia Scott Westerfeld. Primeiro volume de uma trilogia de mesmo nome, o livro reinventa a Primeira Guerra Mundial em um universo em que tecnologia e ciência não andam juntas. De um lado, os chamados mekanistas lutam com aparatos mecânicos movidos à combustível e, de outro, darwinistas usam imensos animais geneticamente fabricados, e adaptados para a batalha.
Leviatã vai narrar especialmente a saga de Alek Ferdinand, príncipe do império austro-húngaro, que perdeu seu título e o apoio do povo, e Deryn Sharp, uma jovem plebeia que se disfarça de homem para ingressar na Força Aérea Britânica. Com seu imenso ciclope Stormwalker e um grupo leal de homens, o caminho de Alek se cruza com o da moça de maneira inesperada, levando-os a bordo do Leviatã para uma viagem que mudará suas vidas. Vi algumas pessoas comentando que esse primeiro livro da saga é um pouco arrastado, mas a trama parece tão criativa que estou louca para lê-lo!
Compre os livros: Dearly, Departed - Dearly, Beloved
Alguns anos atrás, a série Gone With The Respiration, da Lia Habel, fez grande sucesso por aqui, ao trazer uma mistura se steampunk e thriller de zumbis bastante criativo e emocionante, um suspense arrepiante e uma comédia macabra que redefine o conceito de amor eterno. Aparentemente, a série é para ser uma trilogia, mas, por enquanto, ainda não há previsão de lançamento para um terceiro livro. Isso, claro, não impediu os fãs de amar o primeiro e o segundo. No livro 1, Dearly, Departed - O Amor Nunca Morre, conhecemos Nora Dearly, uma garota neovitoriana de 17 anos que sofre com a morte dos pais e vive infeliz aos cuidados da tia interesseira. No ano de 2187, em meio a uma violenta guerra entre vitorianos e punks, surge um perigoso vírus, capaz de matar e trazer novamente à vida. As pessoas tornam-se zumbis, mas nem todos são assassinos e devoradores de carne. Há os que lutam para que o vírus não se espalhe, como Bram Griswold, um jovem soldado punk, corajoso, lindo nobre... e morto! Contudo, Nora tem o poder da cura em suas mãos, ou melhor, em, seu sangue, só que ainda não sabe disso. Ela, claro, corre perigo e é papel de Bram protegê-la...
E tinha que ter pelo menos um nacional na lista! Eu estava na Bienal de São Paulo em que A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison foi lançado, inclusive, o autor, Enéias Tavares, apareceu e falou um pouco em um dos encontros de blogueiros que fui. E desde lá venho desejando o livro, um steampunk que se passa no Brasil, mais especificamente, em uma Porto Alegre tomada por dirigíveis gigantescos e o vapor cinzento dos bondes e dos charutos. Nessa versão ficcional da cidade, vozes robóticas, barulho de hélices e maquinários misturam-se ao alarido do povo. O protagonista do livro é Isaías Caminha, um jornalista carioca enviado à Porto Alegre para escrever uma matéria sobre o assassino em série Antoine Louison, que há poucos dias assombrava o local com um verdadeiro show de horrores - a exposição dos órgãos de suas vítimas.
A aventura começa depois que o Dr. Louison, finalmente capturado e preso no hospício, desaparece misteriosamente de sua cela de segurança máxima sem deixar vestígios. Nesta busca pelo paradeiro do assassino, Isaías e um grupo de investigadores ainda vão topar com conhecidos do Dr. Louison, pertencentes a uma sociedade secreta de intelectuais, chamada Parthenon Místico, que estão dispostos a tudo para defendê-lo e desmascarar os criminosos. E, o mais legal, esses amigos de Louison são alguns aclamados personagens da literatura brasileira, como Rita Baiana, Simão Bacamarte, Machado de Assis e Álvares de Azevedo. Fascinante, não?
E essa foi a listinha de hoje! Vocês já conheciam esses 7 livros e sagas incríveis? Ficaram com vontade de ler algum? E quais obras de steampunk vocês recomendam? Comentem aí embaixo!