Quantcast
Channel: Mademoiselle Loves Books
Viewing all articles
Browse latest Browse all 844

Resenha: Horas Noturnas - Bianca Carvalho

$
0
0

A HISTÓRIA

A Inglaterra de 1863 era um lugar perigoso para se viver, como Joseph Lestrange e sua filha Maryanne bem sabem. Após perder a esposa para um assassino misterioso, Lestrange largou a polícia para se tornar um detetive particular, apesar de que frequentemente é quem acaba ajudando os ex-colegas a resolverem casos complicados.

E quando mais um sangrento e violento crime acontece, é Lestrange que a polícia chama. Dessa vez, uma jovem foi assassinada brutalmente e a única pista deixada para trás é uma enigmática frase de Poe. O que mais assusta o detetive é que a vítima é uma jovem da alta sociedade que sua filha conhecia. Lestrange gostaria que Maryanne ficasse longe desse caso em particular, mas é impossível parar a curiosidade da filha.

Maryanne é uma jovem inteligente, que mais do que vestidos e casamentos, se interessa pelos crimes que ajuda seu pai a resolver. Seu sonho é que o pai e a sociedade reconheçam seu talento para a investigação, mas a rígida sociedade de seu tempo abomina a ideia de uma mulher agindo como detetive.

Mas, mais que seu orgulho, é o coração de Maryanne que a faz se envolver nesse caso. Ela não pode ficar parada sabendo que possui a inteligência para vingar as pobres vítimas que, dessa vez, ela até conhecia. Contudo, vingança é especialidade do Caçador, um misterioso justiceiro com o qual seu pai trabalha. 

Envolvido em um manto de mistério e sensualidade, o Caçador também não quer que Maryanne se envolve nas investigações, mas agora é tarde demais. Além da curiosidade aguçada da menina, ela parece a única capaz de desvendar as mensagens do assassino. Mas será que Maryanne, seu pai e um justiceiro serão mais rápido que o criminoso, que está fazendo uma vítima atrás da outra? 

Os esforços de Maryanne se complicam quando suas investigações começam a ser atrapalhadas pelo Duque de Wallfair. Darren Chimachael é um belo e rico homem que está convencido a tornar Maryanne sua esposa. Mas, o coração da moça está inclinado para lados mais obscuros, como investigações de assassinatos... e um certo Caçador de criminosos.

EXPECTATIVAS E NARRATIVA

Tenho visto o nome de Bia (Bianca) Carvalho há algum tempo entre os lançamentos de romances independentes, mais conhecida por sua Trilogia das Cartas. Nunca tendo experimentado nenhuma obra da autora, fiquei feliz quando seu livro Horas Noturnas foi votado como leitura do mês em um clube de leitura que organizo.


Eu não sabia bem o que esperar de Horas Noturnas, exceto dois gêneros que amo: romance de época e mistério. Contudo, apesar de uma premissa interessante (uma jovem vitoriana perseguindo um assassino em série), o desenvolvimento do livro deixou a desejar.

Bia Carvalho tem uma escrita agradável, mas que pode melhor ainda mais. Nos primeiros capítulos as frases são longas e em alguns pontos a linguagem se torna inconsistente, misturando um jeito de falar mais adequado a época que o livro se passa com expressões modernas. A autora também peca por capítulos longos demais. Contudo, Bia Carvalho consegue evocar bastante emoção no leitor e deu o tom perfeito (sombrio e romântico) para a obra.

A HISTÓRIA E OS PERSONAGENS

Em questão da história, também senti que ela poderia ter sido mais bem elaborada. A grande revelação de Horas Noturnas (quem é o assassino que usa os trechos de Poe), de fato me surpreendeu bastante. Contudo, o restante da narrativa é clichê e, honestamente, entediante. A autora deveria ter plantado algumas sementes ao longo da história para que as revelações do final fizessem mais sentido. 

E, além disso, senti falta de explicações melhores sobre como Maryanne, seu pai e o Caçador concluíam certas coisas sobre os crimes e o criminoso que, da visão do leitor, eles não teriam como saber. Horas Noturnas também pecou, para mim, ao romantizar demais a imagem do Caçador. No livro, os crimes e violências do justiceiro são justificadas de forma pobre e não me convenceram de que ele era diferente dos criminosos que perseguia.

Quantos aos personagens, faltou algo para que eles conseguissem me cativar. Suas personalidades são clichês e nenhum deles cresce ou aprende alguma lição ao longo do livro. Maryanne, apesar de ser descrita como uma jovem diferente das outras, no fim se mostrou uma mocinha mimada e afetada, que desmaia por qualquer coisa e não pensa direito antes de agir. 

Como já comentei, o Caçador, um psicopata romantizado de anti-herói não me agradou em nada também. O único personagem sensato da trama é Lestrange, mas mesmo o detetive age de forma bem irritante em alguns momentos.


A EDIÇÃO

Horas Noturnas conta com uma boa edição digital. O livro funciona perfeitamente na plataforma Kindle, com um bom tipo de fonte e nenhum erro perceptível no texto. Eu gosto bastante da capa de Horas Noturnas. Apesar da modelo não lembrar a Maryanne que imaginei, é uma capa com ar de mistério e romance que combina com o livro.

VALE A PENA LER?

Horas Noturnas foi uma leitura arrastada que, apesar de grande potencial, não me agradou. A autora tem uma boa narrativa, mas precisa melhorar bastante ainda tanto em seu texto, como em sua trama e personagens. Fiquei curiosa para ler outros livros de Bia Carvalho, mas Horas Noturnas infelizmente é uma leitura que não pretendo repetir.


Título: Horas Noturnas
Autora: Bianca Carvalho
Editora: EraEclipse
ISBN: B00HBIDBJG
Ano: 2014
Páginas: 311
Encontre o livro: Skoob - Goodreads
Compre: Amazon

Viewing all articles
Browse latest Browse all 844