Quantcast
Channel: Mademoiselle Loves Books
Viewing all articles
Browse latest Browse all 844

Resenha: Quando a Noite Cai - Carina Rissi

$
0
0

A HISTÓRIA 

Brianna está em uma maré de má-sorte desde os 18 anos. A perda do pai foi devastadora, assim como ver a pensão da família ficar cada vez mais perto da falência. Para piorar, com sua tendência desastrosa, a jovem não consegue parar no mesmo emprego por muito tempo. O único consolo de Brianna são seus sonhos. Quando dorme, é transportada para a Irlanda celta, onde testemunha o romance emocionante de uma princesa e um guerreiro. 

Brianna só gostaria que não estivesse se apaixonando pela própria fantasia, mas Lorcan é muito irresistível. E completamente inexistente... Ou será que não? Após arruinar uma entrevista de emprego, Briannaé quase atropelada por ninguém menos que Lorcan. Na verdade, um rico empresário chamado Gael que tem a aparência do guerreiro de seus sonhos.

Chocada com a aparência de Gael, Brianna se deixa levar ao médico e para um jantar por esse homem lindíssimo. Ela, contudo, desperta da surpresa quando ele lhe oferece um emprego e assim acaba se tornando a assistente pessoal de Gael. Além do medo de arruinar essa oportunidade incrível com sua má-sorte e jeito desastroso, Brianna ainda tem que descobrir como não se apaixonar pelo incrível Gael... que parece cada vez mais perigosamente íntimo dela.


A NARRATIVA

Carina Rissi tem uma escrita bastante agradável. Apesar de descritiva demais em alguns pontos, sua narrativa em primeira pessoa é divertida e cativante. Ela nos faz mergulhar profundamente na cabeça de Brianna, o que é bom porque podemos ler os devaneios hilários e realistas da narradora. 

Por outro lado, em alguns momentos a narrativa se torna cansativa, já que a protagonista pensa demais em vez de agir e nem sempre percebe a resposta que está estampada na cara dela. Os diálogos rápidos e engraçados ajudam a tornar a leitura um pouco mais leve. Também foi interessante que alguns capítulos retratassem os sonhos de Brianna e, logo, a história de amor da princesa celta e Lorcan.

A TRAMA

A história de Quando A Noite Cai também peca em alguns pontos. Apesar de uma premissa divertida e intrigante (uma garota desastrada encontra, na vida real, o cara dos seus sonhos), o desenvolvimento deixou a desejar. Primeiramente, a trama se estende muito mais do que necessário e Carina Rissi poderia facilmente ter retirado pelo menos umas 100 das 447 páginas da obra.

Em segundo lugar, as grandes surpresas e mistérios do livro são bastante previsíveis. Não há nada de inovador na revelação de porquê Brianna sonha com Lorcan e se encontrou com Gael, e a justificativa que a autora criou para a má-sorte de Brianna é fraca e previsível. De fato, todo o aspecto de “estavam destinados a se encontrar, mas seu amor é impossível” é tão clássico dos romances de Rissi que chega a ser decepcionante que, mais uma vez, ela se utilizou dos mesmos recursos narrativos. 

A história de Quando A Noite Cai compartilha muito com outros livros da autora, assim, não cativa ou fascina tanto. De ponto positivos, temos um cenário interessante, que é a Irlanda tanto medieval quanto atual. As lendas e detalhes da cultura irlandesa deixaram a trama um pouco mais interessante, assim como as cenas improváveis, mas hilárias que a Carina Rissi sempre consegue bolar.


OS PERSONAGENS

Os mocinhos de Quando A Noite Cai são igualmente pouco inovadores. Brianna é a mocinha virginal e desastrada, que é literalmente resgatada pelo mocinho diversas vezes ao longo da história. Não há muito crescimento ou amadurecimento dela ao longo da trama, mas Brianna acabou me cativando por ser uma mulher batalhadora, que está fazendo de tudo por sua família.

Gael, ao longo do livro, aprende a dar uma segunda chance para a vida e ser feliz com as coisas que possui. Como um bom herói, ele é lindo, inteligente e praticamente perfeito. É quase compreensível que Brianna passe a amá-lo quase que instantaneamente, o que torna a trama ainda mais clichê. Mesmo que eles demorem a se envolver romanticamente de fato, fica claro para o leitor que eles já se amam profundamente antes da metade do livro, o que tirou grande parte da graça do romance.

Como sempre, Carina Rissi conseguiu criar personagens secundários até mais interessantes que os protagonistas. Cada um deles não só têm papel na trama, como personalidades divertidas que dão leveza a leitura. Eu adorei o melhor amigo de Gael, o italiano Lorenzo e fiquei curiosa para ver a história do romance dele com certa jovem irlandesa que aparece na história. 

Mas minha secundária favorita foi, claro, a irmã de Brianna. Um pouco sem noção, Aisla é uma jovem fotografa divertida e sonhadora, com uma cicatriz que quase que prevê o futuro. Eu adorei a personagem e fiquei curiosa para ler uma história só dela.


A EDIÇÃO

A Verus caprichou na edição de Quando A Noite Cai. A diagramação é simples, mas não encontrei qualquer erro no texto. O tipo e tamanho de fonte usados são bons, e fiquei contente que os capítulos que narram os sonhos de Brianna são diferenciados pela letra em itálico. 

Eu gosto da capa de Quando A Noite Cai. Apesar de ter um ar juvenil demais para a história, o tom de verde usado é lindo e combina perfeitamente com um livro que fala e retrata um pouco da Irlanda. Além disso, a jovem ruiva aparentemente adormecida é bastante adequada para a descrição que temos de Brianna.

VALE A PENA LER?

Quando A Noite Cai foi uma leitura leve e divertida, mas não tão boa quanto eu esperava. A narrativa traz diálogos ágeis e engraçados, mas se perde demais nos pensamentos da protagonista. Foi bom que alguns capítulos narrassem os sonhos de Brianna, mas o livro é mais extenso do que deveria ser. A metade final se arrasta e as grandes revelações não surpreendem nem um pouco. 

Assim como a trama, os protagonistas são igualmente clichês, bem parecidos com outros mocinhos da Carina Rissi. Também senti que Briana e Gael deveriam ter demorado mais a desenvolverem sentimentos um pelo outro, toda a história de “estavam destinados a se encontrar”, que já vimos em muitos outros livros da autora, não me convenceu. Um ponto positivo de Quando A Noite Cai são seus hilários personagens secundários e a irmã de Brianna merecia um livro só seu.

Em resumo, Quando A Noite Cai peca pela previsibilidade de sua história, heróis e reviravoltas, e também pelo tamanho. Ainda assim, é uma obra divertida, boa para descansar a cabeça e viajar um pouco tanto para a Irlanda celta como dos dias de hoje. Fãs da Carina Rissi, assim como de romances que nos transportam para outros lugares e tempos, Quando A Noite Cai vale a pena ser lido, mas sem muitas expectativas.


Título: Quando a Noite Cai
Autora: Carina Rissi
Editora: Verus
ISBN: 9788576865803
Ano: 2017
Páginas: 476
Encontre o livro:Skoob - Goodreads
Compre: Amazon


Viewing all articles
Browse latest Browse all 844