Ler é um prazer, mas também uma arte. Nós, amantes dos livros, sempre estamos procurando e descobrindo pequenos truques e dicas que facilitam a nossa vida quando se trata das nossas sagradas leituras. São ações simples e métodos fáceis que nos ajudam a sempre ler mais e melhor, aproveitando, assim, o máximo de cada história e personagem.
E se você é, como eu, apaixonado por livros, mas luta para achar tempo para ler ou nunca sabe que livro pegar a seguir, eu resolvi dividir com vocês algumas coisas que funcionam comigo. Cada pessoa é uma pessoa, claro, e pode ser que nem tudo o que funciona para mim sirva para você. Contudo, hoje eu trouxe 10 dicas verdadeiramente infalíveis para organizar suas leituras.
Não, eu não sou nenhuma deusa do conhecimento, mas posso garantir que as minhas recomendações são muito boas. Vamos conhecê-las?
1 - Estabeleça uma meta, de quantidade e tempoAcredite, faz diferença. A grande sacada é respeitar os seus limites, não se proponha metas inalcançáveis. Seja realista, mas ao mesmo tempo, se desafie. Para mim, por exemplo, metas semanais e anuais são mais confortáveis. Eu sempre me proponho ler dois livros por semana e um total de cem por ano. Obviamente, às vezes não consigo alcançar a meta, mas só de ter um objetivo, já me sinto mais animada para ler.
Criar uma meta desenvolve em você um senso de responsabilidade e de urgência, o que vai te incentivar a ler mais. Você ficará decepcionado se não conseguir cumprir o que se propôs, mas, por outro lado, ficará absolutamente feliz se conseguir alcançar o seu objetivo. Não precisa transformar as suas metas em uma obrigação, se não a coisa toda perde a graça, mas tenha uma como seu guia e como desafio mesmo.
Sugestões de meta:
- Ler x livros por semana/mês/ano.
- Ler x páginas por dia (uma meta excelente para quem quer criar o hábito diário de leitura).
- Ler x livros de x estilo por mês (eu tenho uma meta de ler pelo menos um clássico todo mês).
2 - Registre tudo: livros lidos, para ler, desejados, etc.Vocês registram suas leituras também? Pois, para mim, esse é o segredo para não se perder nas leituras. Com tantas distrações e obrigações que temos diariamente, a nossa memória pode acabar não gravando um montão de coisas, inclusive as nossas leituras. Assim, registrar tudo é a melhor solução. Deixe por escrito, seja em um caderno, um documento no computador/celular (um lugar ou arquivo de fácil acesso), tudo o que você acha importante relativo a suas leituras.
Registrar vai deixar muito mais fácil acompanhar o desenvolvimento da sua meta e das suas leituras. O mais importante, para mim, é registrar o que você já leu (pois dependendo da quantidade de livros que você lê, é fácil esquecer algum) e os livros que você vai ler e os que quer comprar ou que já comprou. Saber quais livros você tem na estante facilita bastante escolher suas leituras, como vou falar mais no próximo item, além de ser importante para você saber quantos livros tem (lidos e não lidos) e pensar bem se vale a pena comprar mais (apesar que é difícil resistir a tentação por novas obras).
Dicas práticas:
- Registre também sua opinião sobre a obra e trechos legais durante e após a leitura.
- Mantenha anotado também os livros que você empresta e que pega emprestado para evitar confusões e perdas.
- Um caderninho ou uma agenda são perfeitas para registrar suas leituras, mas os mais tecnológicos podem amar aplicativos e redes sociais como
Skoob (meu favorito,
me adicionem por lá) e
Goodreads.
3 - Faça uma lista de leituraPara evitar ressacas literárias e a dúvida eterna do "o que eu vou ler agora". Para quem já registra as leituras e livros que possui, como comentei acima, essa estratégia fica ainda mais fácil. Se você não tem uma lista de leituras, pegue o papel e a caneta agora e faça uma. Organizar os livros que você vai ler e a ordem em que vai lê-los facilita, e muito, a vida de um leitor.
A sua lista de leitura não precisa ser rígida, você pode pular um livro se não se sentir no clima para ele ou adiantar um que quer muito ler. Contudo, é importante tentar seguir a lista à risca e adaptá-la as suas metas. Por exemplo, um dos meus objetivos é ler um clássico por mês, então, sempre tento colocar na minha lista a leitura de clássicos entre as dos outros livros.
Dicas práticas:
- Faça sua lista a cada semana ou mensalmente.
- Deixe sua lista bem registrada em papel (ou em um arquivo) de fácil acesso - de preferência junto aos seus outros registros de leitura - para não esquecê-la ou perdê-la.
- Para evitar a ressaca literária, na hora de elaborar sua lista, tente estabelecer leituras diversificadas, intercalando diferentes gêneros.
4 - Estabeleça os melhores horários para lerTantos livros, tantos compromissos na rotina corrida, tão pouco tempo. Para um leitor, tempo é mais precioso que dinheiro, é a diferença entre conseguir cumprir suas metas e se deliciar com boas histórias ou não. Todo mundo têm rotinas corridas e estressantes, mas acredite, se organizarmos o nosso tempo, acabamos conseguindo fazer tudo. Tente reparar e estabelecer quais os melhores horários para a sua leitura.
Observe seu dia a dia e perceba em que momentos você tem uma folga ou se encontra em um ambiente mais tranquilo e use-os para ler. Faça escolhas e estabeleça prioridades: no seu tempo livre, vale mais a pena ver aquela série mais ou menos ou terminar o seu livro? Será que a soneca da tarde, por exemplo, não pode virar um horário para leitura? Determine horários para leitura e os cumpra, as metas podem ajudar bastante nisso, especialmente se você estabelecer, por exemplo, que tem que ler determinado número de páginas por dia.
Dicas práticas:- Um dos momentos mais tranquilos para ler é no banheiro, mas também vale curtir um livro enquanto espera uma consulta, na hora do almoço, antes de dormir, etc.
- use horários livres ou de lazer para suas leituras, não vale trocar os livros por outra atividade importante, como o estudo ou atividades físicas.
5 - Sempre tenha um livro com você
Sim, estabelecer horários fixos para leitura e cumpri-los é importante, mas é mais que recomendável aproveitar outras oportunidades para ler. Uma fila gigante no supermercado que você não esperava pegar, uma espera no dentista de mil anos, um compromisso que foi desmarcado de última hora, um professor que não foi dar aula - são momentos assim que ter um livro por perto será sua salvação. Nunca saia de casa sem um livro, Simples assim.
Sempre tenha uma obra na bolsa ou carregue seu e-reader para todos os lugares. Sempre surgirá tempo para ler nos momentos mais inesperados e se você estiver com um livro por perto, pode acabar adiantando bastante sua leitura. É legal também manter o livro pertinho de você em casa, vai que você consegue chegar mais cedo do trabalho ou terminar rápido de lavar a louça, se o livro estiver logo ali, em cima da mesa ou na cabeceira da cama, é bem mais fácil que você acabe engatando a leitura do que trocando o livro pela televisão, por exemplo.
Dicas práticas:
- Cuidado para não esquecer seu livro em algum lugar ou colocá-lo sobre uma superfície ou dentro de um local inadequados que acabe sujando ou estragando o seu livro.
- uso o bom senso sempre, pois mesmo que você ache que sim, pode ser que não seja o melhor lugar e horário para ler - jamais abra seu livro em uma aula, palestra ou reunião, por exemplo, independente do quão chata esteja.
6 - Organize seus livros em um lugar sóVocês também acabam esquecendo que possuem algum livro? Eu faço o isso o tempo todo! Por isso é bacana manter um registro, como disse lá na dica #2, de todas as obras que você têm. Também é interessante manter todos os seus livros no mesmo lugar, seja uma estante, prateleira ou qualquer outro cantinho da sua casa que você ache adequado, Além de diminuir a bagunça e manter os livros em um bom estado, guardá-los em um mesmo lugar te ajuda a selecionar qual você vai ler a seguir, a relembrar qual já leu, qual quer muito ler, etc.
Dica prática:
- O melhor lugar para guardar e organizar livros são em estantes e prateleiras feitas para esse objetivo, contudo, caso você prefira colocá-los em outro local, é recomendável que seja em um ambiente arejado e seco, de fácil limpeza, e no qual os livros possam ficar na vertical e escorados. Caso escolha deitá-los, não é bom empilhar mais de três ou quatro livros um sobre o outro.
7 - Divida suas leituras com o mundoMinha dica favorita, afinal, eu criei o blog justamente por esse motivo! Mas se você não quer ter um blog ou site, vale também usar redes sociais como Facebook, Instagram ou Skoob. Não tem nada mais gostoso que recomendar um livro que você gostou muito, desabafar sobre uma obra que te decepcionou e trocar dicas de leituras! E a internet é o melhor lugar para isso! Você com certeza fará novos amigos que também são apaixonados por livros, além de acabar descobrindo ainda mais obras para ler! Falar sobre livros é extremamente prazeroso e também será um excelente incentivo para continuar sempre lendo!
Dicas práticas:- Um dos melhores lugares para se falar sobre livros é no Facebook, há grupos super bacanas, para todos os estilos de livros e leitores.
- Quando for opinar sobre alguma obra, seja sempre honesto, mas respeitoso. Se não gostar do livro, comente sobre o que te desagradou, mas não ofenda nem a obra, nem o autor, nem os fãs.
8 - Pare, pense e reflita antes de ir às comprasTem coisa mais gostosa que cheiro de livro novo? Me contem nos comentários se vocês são como eu, que enlouquecem diante uma vitrine de livraria ou sites de livros em promoção. Contudo, comprar por impulso nunca é uma coisa boa. Além de pesar no bolso, pesa na consciência quando você percebe que comprou mais vinte livros tendo ainda quarenta sem ler. Comprar livros é sempre bom, mas é melhor ainda fazer isso com cautela.
Antes de sair comprando, reflita se você realmente tem desejo de ler aquele livro e faça as contas para ver se a compra compensa (caso seja pela internet) ou se não vai pesar demais no orçamento. Não seja consumista, por favor, desejando a obra só pela capa e comprando só para ter na estante. É difícil organizar seus leituras quando se tem muitos livros ainda sem ler, então tente comprar mais apenas se tiver certeza que vai lê-los.
Dicas práticas:
- Mantenha uma lista de livros que você deseja comprar, destacando os que você mais deseja, os que são continuações de série, os que você quer ler com urgência ou os que podem esperar.
- Analise o seu orçamento para saber o quanto você pode gastar com livros e economize em outras coisas para ter mais grana para livros.
- Cuidado com as promoções online, nem sempre a obra sai mais barata (atenção especial para o frete).
- Só compre box de séries se tiver certeza que lerá todos os livros, não adianta comprar uma saga com vinte volumes, ler o primeiro e odiar, deixando o resto esquecido na estante.
9 - Não leia dois livros ao mesmo tempo e não tenha medo de abandonar leiturasNão é obrigatório, claro, mas suas leituras com certeza ficarão mais organizadas e proveitosas se você ler um livro por vez. Tem muita gente que consegue ler duas ou mais obras ao mesmo tempo, mas eu acho que vale mais a pena se dedicar a uma por vez e se deliciar com aquela história antes de ir para outra. Sem falar que nosso tempo para leitura é curto e dividi-lo entre vários livros pode prejudicar o desempenho de todas as leituras e atrasar suas metas.
Antigamente, eu sempre insistia em uma obra até o fim, mesmo odiando. Hoje, com cada vez menos tempo para ler, percebo que não adianta me obrigar a terminar um livro que não estou gostando - é literalmente perda de tempo. Tem gente que não gosta, claro, mas não é pecado abandonar uma leitura se você não está curtindo. Você pode muito bem deixar para retomar o livro depois, quando sentir que está em um momento mais adequado para ele.
Dicas práticas:
- Tente sempre seguir sua lista de leitura à risca.
- Se você não gostou de um livro, não chegou nem a terminá-lo e não pretende nunca mais lê-lo, doe-o para uma biblioteca, troque-o ou venda-o, é melhor do que a obra ficar esquecida, ocupando espaço na sua estante,
10 - Dedique-se, leia e se divirtaÉ bacana estabelecer metas de leitura, seguir uma lista, mas tudo com tranquilidade e prazer. Se você quer ser um bom leitor, manter o hábito constante de leitura, a dedicação é mais que necessária, mas faça por prazer, por amor. Leia sem se amarrar a nada ao não ser a história. Não fique obcecado com metas, metódos e listas, apenas pegue um livro, abra-o na primeira página e comece a ler. Aproveite a leitura. Curta cada palavra, se divertida com os personagens. É isso que fará valer a pena, que te deixará verdadeiramente contente. As dicas são só um auxílio e não uma obrigação, ok? A melhor parte de tudo é realmente ler!
E essas sãos as minhas 10 dicas para quem quer organizar suas leituras! O que acharam? Espero que tenham gostado bastante! Vocês já seguiam alguma delas? Deixem aí também nos comentários o que funciona para vocês e como organizam seus livros e leituras!