A HISTÓRIA
Hunter conheceu o amor da sua vida no jardim de infância. Só não esperava perdê-lo pouco mais de vinte anos depois. Ele não entende como Ellie, sua saudável esposa, acabou falecendo no parto da filha deles, Olivia. Mas, ela se foi e mesmo cinco anos depois, com um bom emprego, uma nova casa e sua garotinha animada para ir à escola pela primeira vez, Hunter ainda sofre com o luto.
O único consolo dele, além de Olivia, é receber cartas frequentes da mulher que agora vive com o coração de Ellie. Hunter nem mesmo sabia que a esposa gostaria de ser doadora de órgãos, mas fica contente que uma parte de Ellie sobreviveu, mesmo que a moça que recebeu a doação se recuse a revelar sua identidade e como ela sabe quem ele é e onde mora.
Contudo, apoio inesperado surge também na nova vizinha. Hunter se aproxima de Charlotte, a divertida mãe divorciada que mora do outro lado da rua. Com Lana, filha de Charlotte, se tornando melhor amiga de Olivia, ele passa a ver a mulher todo o dia... E sentimentos que Hunter imaginava nunca mais ter começam a surgir.
Mas, por mais atraente e gentil que Charlotte seja, como ele pode ficar com ela se ainda sofre não só por Ellie, mas pela mulher que recebeu seu coração? Será que o coração de Ellie está destinado a estar em sua vida novamente, ou Hunter passará o resto de seus dias com o próprio coração em pedaços?
A NARRATIVA
A Espera do Coraçãoé narrado em primeira pessoa pela perspectiva de Hunter, logo, apresenta bastante do mundo interior do personagem. Shari J. Ryan tem uma escrita leve, mas descritiva demais para o meu gosto. Outro fato que me incomodou bastante foram os diálogos do livro. Alguns são até divertidos, mas todos soam bastante irreais, com declarações apaixonadas e reflexões profundas que dificilmente sairia da boca de uma pessoa.
Contudo, o detalhe da narrativa que mais me distraiu foram as falas de Olivia e Lana. A autora quis que as duas fossem criancinhas engenhosas e sensíveis, mas as palavras e ações das personagens não condizem com a de nenhuma criança de cinco anos.
Olivia, em especial, é retratada como uma grande sábia, que entende tudo o que está passando no coração do pai sem que ele diga uma palavra e solta umas pérolas dignas de monges que passaram anos meditando em voto de silêncio. As falas de Olivia são tão forçadas que me irritaram profundamente e me fizeram cativar menos com a obra.
A TRAMA
A história de A Espera do Coraçãoé tão fantasiosa quanto as falas dos personagens. Contudo, ninguém pode acusar a obra de ser clichê ou chata. Cada capítulo traz reviravoltas dignas de filmes, mesmo algumas sendo previsíveis (soube logo de cara quem era a mulher que tinha recebido o coração de Ellie), são todas bastante emocionantes.
Algo interessante são as pitadas de mistério do livro, já que Hunter vai descobrindo segredos sobre a falecida esposa e ficamos o livro inteiro tentando entender alguns aspectos da doação do coração dela. A Espera do Coração também tem bastante encontros e desencontros amorosos, com direito a beijos roubados e términos de partir o coração.
Contudo, o livro foca mais no envolvimento psicológico dos personagens e mostra as várias formas que o amor pode tomar. Inclusive, são muitas e muito fofas as cenas de amizade entre Hunter e Charlotte, assim como a relação de ambos com suas filhas. Além de segundas chances no amor romântico, A Espera do Coração também fala bastante sobre relacionamentos familiares.
OS PERSONAGENS
Apesar de, como comentei, as jovens Olivia e Lana não terem me convencido, soando mais velhas e sábias do que deveriam ser, os personagens adultos são bastante cativantes e humanos. Todos têm bastante defeitos e jornadas próprias ao longo da história, amadurecendo em vários aspectos.
Hunter, narrador e protagonista de A Espera do Coração, é um pai dedicado e gentil, mas uma pessoa que se recusa a pedir e aceitar ajuda, além de insistir em viver no passado. Ao longo do livro ele vai se abrindo para as novas oportunidades, aprendendo que continuar a viver não é desrespeitar e sim honrar os que já se foram dessa terra.
Um dos interesses românticos de Hunter, Charlotte me cativou logo de cara. Extrovertida e divertida, Charlotte é só apoio. Tanto que ela se dedica demais aos outros e menos a si mesma. Contudo, a personagem vai ganhando confiança na trama, mas é sensata de saber quando desistir e quando lutar pelo que quer. Gostei que Charlotte não é do tipo que fica esperando eternamente por alguém e sua vida não gira ao redor do mocinho.
Hunter e Charlotte são um casal complicado, assim como ao longo do livro vamos entendendo que Hunter e Ellie eram e, logo, da mesma forma que Hunter e a mulher que tem o coração de Ellie também são. Ou seja, esse é um livro sobre a complexidade de se estar com outras pessoas, mas também da beleza de se entregar verdadeiramente.
CONCLUSÕES FINAIS
A Espera do Coraçãoé uma história sobre luto, recomeços, segundas chances no amor e todas as formas que esse sentimento pode tomar. Ao longo da obra, vamos vendo como os relacionamentos humanos, sejam entre amigos, irmãos, pai e filha, marido e mulher, são complicados, mas fazem a vida valer a pena.
A trama é bastante emocionante, mesmo que algumas das muitas reviravoltas sejam previsíveis. Os personagens adultos são todos complexos e com papel na história, mas as crianças, que são o alívio cômico da trama, não convencem. A autora também decepcionou com a narrativa, que apresenta falas bastante irrealistas, especialmente para as crianças.
Mesmo não sendo perfeito, eu gostei da leitura de A Espera do Coração. Apesar de não ter me marcado particularmente, é um romance com bastante reflexões e que nos faz rir da mesma intensidade que nos faz chorar.
QUOTES FAVORITOS
“A vida não é uma estrada reta; às vezes, é um caminho inusitado sem direção, sem sinais, sem avisos e, muitas vezes, sem razão aparente. Raramente é percorrido porque não há final conclusivo e não há final definido até que uma pessoa chegue lá. Aqui estou eu, no começo de uma nova curva neste caminho sem fim.”
“Lembre-se disso enquanto você passa pela vida: às vezes temos escolhas e outras vezes não. São as vezes em que escolhemos considerar o caminho que pode ser menos percorrido, que pode fazer toda a diferença. Viva no limite, Hunter, viva como se não houvesse amanhã e você nunca se arrependerá. Confie em mim.”
Título: A Espera do Coração
Título original: A Heart of Time
Autora: Shari J. Ryan
Editora: Cherish Books Br
ISBN: B0858584TM
Ano: 2020
Páginas: 318
*O e-book lido foi uma cortesia da editora Cherish Books Br
Compre:Amazon